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5 estratégias de marketing para e-commerce – aumente seu lucro.

Flávio Beraldo

Por Flávio Beraldo

31 de maio de 2017

Se você procura formas de expandir seus canais de venda do e-commerce ou aumentar os resultados, no caso vendas, da sua loja virtual, acompanhe este conteúdo, pois trazemos as 5 principais estratégias de marketing para e-commerce que você deve saber e também por em prática para gerar melhores resultados.

A importância do tráfego para o e-commerce

estrategias de marketing para e-commerce volume

Através do Marketing digital buscamos gerar tráfego para a loja virtual. Um e-commerce não sobrevive sem tráfego, ou seja, visitantes em sua loja. Seria a mesma coisa que termos um ponto comercial sem pessoas entrando na loja.

Um dos pontos fundamentais é também saber o quanto de tráfego é necessário para que se chegue a uma venda, e no final, ao volume de vendas esperado pela equipe.

Ter um histórico, dados e ferramentas de marketing que permitam mensurar esse número é de extrema importância antes de elaborar qualquer estratégia de marketing digital. Uma delas que é gratuita e indispensável, é o Google Analytics.

Estratégias de marketing para e-commerce – Como aumentar o volume de tráfego.

Vamos então a algumas estratégias de marketing para e-commerce com intuito de aumentar seu volume de tráfego, fidelizar clientes, e assim, lhe dar maior previsibilidade de vendas. São estratégias para vender, aumentar sua receita e alinhado a outras ações, lhe garantir maior lucro.

SEO (Search Engine Optimization)

estratégias de marketing para e-commerce SEARCH

O SEO para e-commerce é uma das estratégias de marketing mais importantes em um e-commerce que busca aumentar seu volume de tráfego sem comprometer a sua lucratividade. O SEO busca otimizar suas páginas para os mecanismos de busca, isso em ações onpage, como também em ações Offpage que procuram gerar maior autoridade para o seu domínio, colaborando assim para que sua página fique melhor rankeada e apareça para mais pessoas.

Estima-se que posicionado de forma orgânica, um site pode captar até 33% do volume de buscas daquele termo rankeado. Pegue o volume de busca para determinada palavra-chave e aplique esse percentual. É um volume considerável que tendo uma boa taxa de conversão, pode lhe render muitas vendas.

Mídia paga

estratégias de marketing para e-commerce Adwords

Nas estratégias de marketing para e-commerce é muito comum vermos ações em mídia paga. São as ações mais adotadas na maioria dos casos em lojas virtuais. Muitas vezes sendo trabalhada como único canal de tráfego, o que pode ser perigoso, já que para vender mais, terá que aumentar o volume de tráfego, e para aumentar o volume de tráfego será necessário o aumento de investimento em mídia.

Nessa estratégia de marketing para vender é utilizado canais como:

  • Google Adwords
  • Facebook
  • Instagram
  • Pinterest
  • Whatsapp

Esses são os principais, mas podemos colocar outras redes sociais que podem também trazer tráfego para o e-commerce, como Snapchat, Linkedin (dependendo do mercado), entre outros.

Esse tipo de estratégia está condicionada basicamente no poder de investimento em compra de mídia que possui. Gera-se um tráfego mais qualificado, já que ele procura exatamente pelas palavras-chave anunciadas, porém não muito sustentável, a partir do momento que começar a escalar suas vendas.

Dica: Procure unir estratégias de mídia paga com ações orgânicas, como SEO. Você pode posicionar as melhores palavras-chave do seu negócio, fazendo com que economize na compra de mídia.

Inbound Commerce

O inbound marketing é considerado o novo marketing. É uma estratégia de marketing digital baseada em atrair, converter, relacionar e vender. Nele procura-se captar leads que não estão em fase de compra, educá-los, fazer conhecer a sua marca e ao longo do relacionamento, traze-los ao fundo do funil mais qualificados para a venda.

estratégias de marketing para e-commerce virtual

Em uma pesquisa realizada entre o SEBRAE e o E-commerce Brasil com mais de 800 e-commerces pelo Brasil, pode identificar que a taxa de conversão média, hoje gira em torno de 1,5%. Isso significa que a maioria dos visitantes saem da sua loja sem comprar nada.

Aumentar esse volume de clientes que compram é fundamental para ganhar escala e aumentar o faturamento do e-commerce. Com isso, o inbound marketing, além de trazer maior previsibilidade nas vendas, também consegue aumentar seus resultados de forma exponencial.

Abaixo, deixo dois conteúdos complementares sobre o assunto. Um sobre previsibilidade nas vendas e outro um ebook gratuito sobre Inbound Commerce.

Baixe Agora: Inbound Marketing para E-commerce

Saiba Mais: O que seu e-commerce deve possuir para aumentar a previsibilidade nas vendas.

Retenção de clientes

estratégias de marketing para e-commerce retenção

Ter estratégias para vender mais e fidelizar clientes é essencial para ter um e-commerce saudável. A retenção de clientes passa desde o atendimento até o pós-venda. Neste tópico em específico, quero focar na retenção de clientes que param no carrinho.

Sim, há aqueles clientes que visitam sua loja virtual, escolhem um produto e na hora de finalizar e concluir a compra, param e o produto fica preso no carrinho.

Aqui colocamos como uma das estratégias de marketing para e-commerce, a retenção de carrinho. São ações com remarketing e automação que permitem trabalhar exclusivamente com esses leads que não concluíram a compra, elaborando ações que motivem o lead a concluir.

Podemos abordar ações com descontos, usar gatilhos mentais como: “ há somente 5 produtos em estoque, adquira já”, “ Utilize nosso cupom com 20% de desconto para concluir sua compra” ou outra ação que o estimule.

Temos um case com um de nossos clientes, onde foi possível reter 22% dos pedidos, gerando um aumento de faturamento de 25%.

Não deixe de colocar essa estratégia em seu radar. Você pode estar perdendo dinheiro, deixando-o no carrinho de compras.

Geração de conteúdo

estratégias de marketing para e-commerce conteúdo

As empresas tem cada vez mais tomado consciência de que produzir conteúdo pode lhe trazer enormes resultados. Isso considerando tanto sendo uma peça fundamental em estratégia de SEO e tráfego orgânico, como também uma forma de reter e fidelizar clientes.

Quando você elabora uma estratégia para e-commerce, o conteúdo é uma das peças nessa engrenagem. Ele irá permitir trazer tráfego para a sua loja, educar seus clientes, conhecendo sua marca, e também, lhe dar maior autoridade no assunto. O que ajuda na percepção do cliente e confiança no momento de comprar na sua loja.

Você pode explorar diversos formatos de conteúdo, como:

  • Video
  • Blog post
  • Materiais ricos (Ebook, Infográfico, Webinar)
  • Guest post
  • White paper

Produza conteúdo original e que seja de interesse do seu público. Eles irão se interessar em baixar um material e assim tornar-se um lead para assim você conseguir trabalhar o relacionamento com eles. Você atrairá mais visitantes para o e-commerce.

Uma ferramenta indispensável que você precisa ter é o blog. Nele você irá alimentar com conteúdos e adaptá-lo para capturar os leads. Isso poderá ser feito através de pop-ups, Call to actions espalhados pelo blog, landing pages e etc.

Quando se elabora boas estratégias de marketing para e-commerce, deve levar em consideração todas essas ações, além de outras que você pode acompanhar em nosso blog. Elas estão conectadas para que você possa extrair o melhor resultado possível.

Essas são algumas das principais estratégias para vender em seu e-commerce. Espero que ajude a elaborar estratégias para aumentar suas vendas e tendo dúvidas ou precisando de ajuda, entre em contato conosco!