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5 formas de aumentar o tráfego orgânico da sua loja virtual

Flávio Beraldo

Por Flávio Beraldo

22 de novembro de 2017

Entre tantos os desafios de possuir um e-commerce, um deles é conquistar novos clientes. Para isso, muitos investem pesadamente em mídia paga para aumentar o tráfego da sua loja, e outros que não possuem tantos recursos, precisam buscar outras formas para conquistar novos clientes. É nessa hora que muitos começam a pesquisar sobre como aumentar o tráfego orgânico para a loja virtual, ou seja, SEO para e-commerce.

Tudo o que você precisa para aumentar o tráfego orgânico da sua loja virtual

Mas não se trata somente de dispor de recursos financeiros, mas sim de ter um negócio sustentável e que seja cada vez mais lucrativo. Os lances por palavras-chave estão cada vez mais competitivos, aumentando o seu custo e para alguns mercados, custos elevadíssimos.

Basta pegarmos exemplos de produtos altamente concorridos como celulares, eletrodomésticos, eletrônicos, vestuários, entre outros que são dominados por e-commerces e marketplaces de sucesso como B2W, Submarino e Cnova que operam até em prejuízo, despendendo gastos altíssimos com compra de mídia.

Os riscos em depender de mídia paga

Um dos benefícios de investir em ações orgânicas – considerando que investimento não é somente recurso financeiro, mas também de tempo e esforço, é o equilíbrio entre as ações e diversificações de canais que permitem aumentar o tráfego para a loja.

Outro ponto é pensar no ROI das ações. Muitas vezes, o custo de investimento em uma mídia paga não gera um resultado positivo, tendo assim um ROI negativo.

Pense que desta forma, toda vez que quiser aumentar as vendas, aumentando o tráfego do e-commerce, você terá que investir mais recurso. Se antes investia R$ 5.000,00 em compra de mídia para ter “x” acessos, para ter “2x” precisará despender de mais dinheiro, o que afeta em maximizar os ganhos da sua operação.

Os benefícios de investir em ações orgânicas

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Por outro lado, investir em ações orgânicas é altamente recomendado, tanto pensando em otimização de recursos financeiros, como na perpetuidade das ações. Isso porque, na mídia paga, caso você pare de investir, os acessos cairão, e consequentemente as vendas.

Em ações orgânicas, o crescimento é constante e evita essas quedas bruscas de acessos e conversões.

Entretanto, é preciso estar ciente que ações orgânicas levam tempo e exige certo esforço dos profissionais, como veremos a seguir. Mas é preciso começá-las e colocá-las em prática, caso queira um e-commerce competitivo com mais acessos e mais vendas.

O que fazer para aumentar as visitas orgânicas no e-commerce?

Neste artigo, procuramos separar 5 formas de aumentar o tráfego orgânico do seu e-commerce. Vejamos algumas delas:

Você investe em SEO?

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SEO (Search Engine Optimization) é considerada a principal estratégia para aumento do tráfego orgânico para um site. Consiste em otimizar suas páginas para os mecanismos de busca como Google, Yahoo ou até mesmo Bing.

Dividido entre SEO Onpage e Offpage. Sendo o SEO Onpage, onde se procura otimizar as páginas para melhor leitura e indexação de seu conteúdo nos buscadores. Nele é avaliado diversos fatores como:

  • Título e subtítulos das pagina
  • Meta description
  • URL Amigáveis
  • Conteúdo
  • Linkagens internas
  • Experiência do usuário

Melhorar esses fatores nas páginas é um dos primeiros passos para que buscadores como o Google possam enxergar melhor o seu site e assim posicioná-lo melhor, tornando-o relevante e assim conquistando mais acessos.

Outro ponto é o SEO Offpage. Neste caso, conta o que está fora da sua página, ou seja, links externos apontados para o seu site, dando a entender que a sua página é uma boa fonte de conteúdo e pesquisa.

O Google procura ser bem rigoroso quando envolve a experiência da navegação. Com isso, “comprar” links ou obtê-los de forma manipulada, não é bem visto e sujeito a punições, ou seja, queda em tráfego. Isso é conhecido como ações de Black Hat.

Por isso, quanto melhor for a qualidade do conteúdo e experiência de quem acessa sua página, maiores as chances de ser compartilhado naturalmente.

Caso queira saber mais sobre essa importante ação de marketing digital, acesse os conteúdos abaixo. São conteúdos complementares que farão entender melhor cada etapa dessa estratégia.

Aprenda na prática formas para aumentar seu tráfego orgânico com essas dicas

Redes Sociais

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As redes sociais é um importante canal de comunicação com o seu público. Isso porque com a conquista de seguidores, mais pessoas conhecem sua marca e compartilham deste conteúdo com outras pessoas.

As redes sociais tornam-se um canal estratégico tanto para comunicação com seu público, quanto um canal de tráfego para a sua loja. Unindo este canal a um bom conteúdo, você consegue expandir a base de leads que visitam sua loja organicamente e muitas vezes com maior possibilidade de compra.

Mesmo sendo um canal muitas vezes utilizado para divulgar produtos e vendê-los através dele, as redes sociais tem um papel importante como meio de propagação do conteúdo, fazendo parte de uma grande estratégia de captação de leads e relacionamento que fazem com que aumente as possibilidades de venda através de outros canais.

Marketing de Conteúdo

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Assim como as redes sociais tornam-se um bom canal para aumentar o tráfego orgânico da sua loja virtual, o conteúdo é primordial para trazer algo de valor para aquele lead, gerar interesse e relacionamento. Isso porque cada pedaço é engrenagem fundamental na estratégia como um todo para conquistar novos clientes.

Um bom conteúdo pode trazer diversos benefícios para sua loja virtual e aumentar o tráfego orgânico dela. Por exemplo:

Através de estudo de palavras-chave, uma boa arquitetura de conteúdo e que seja útil para o leitor faz com que mais pessoas encontre seu conteúdo, aumentando assim o tráfego orgânico e mais leads possam ler e converter em alguma landing Page, pop-up ou outra ferramenta de captura que posteriormente possa ser trabalhado o relacionamento e realizar uma oferta de acordo com interesse e momento de compra do lead.

Estratégias para aumento de tráfego contam com ações interligadas de forma inteligente que possam maximizar seu alcance e resultado. Sendo assim, o marketing de conteúdo é peça importante para que outras ações também possam performar bem e você conquiste melhores resultados.

Aprenda na prática como o marketing de conteúdo pode te ajudar, com essas dicas:

Aposte em novos formatos de conteúdo

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Desenvolver conteúdos que atraiam seu público é uma estratégia que vem crescendo cada vez mais. Isso seja em um blog post, ebook, infográfico e outros formatos que você deve investir para converter e aumentar sua base de leads.

Procure desenvolver um conteúdo rico que possa ajudar a sua persona a solucionar determinado problema. Por exemplo, temos aqui na  nosso ebook sobre Inbound Commerce que ajuda donos e gestores de e-commerce a vender mais através desta estratégia.

Infográfico é um ótimo formato de conteúdo e que gera grande engajamento com o público. Uma leitura fácil, rápida e que contenha informações principais para o seu público. Para este tipo de material é importante também contar com um design bem bonito e elaborado, o que contribui para que mais pessoas se sintam estimuladas a compartilhá-lo.

Esse é um dos principais pontos sobre os materiais ricos e também blog posts. Bons conteúdos tendem a ser espalhados para outras pessoas que começam a conhecer a sua marca.

Espalhe pelos outros canais

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Explorar outros canais que direcionem para sua loja ajuda a conquistar um novo público. Através de conteúdos desenvolvidos no blog,você pode compartilha-los nas redes sociais, produzir um vídeo no youtube, direcioná-lo para conhecer sua loja e etc.

É preciso alinhar a estratégia como um todo que faça o Lead trilhar um caminho em direção a sua loja. Vamos a alguns exemplos:

Você pode produzir um conteúdo sobre os principais games que saíram, compartilha-lo nas redes sociais e dentro do próprio conteúdo ter call to actions que direcionem para sua loja, para aquele game.

Pode também realizar um vídeo com preview sobre o game e ao final direciona-lo para a loja. Para ganhar mais escala, compartilha-lo nas redes sociais.

Através de um ebook que solucione as dúvidas do leitor, capturar esse lead e nutri-lo com conteúdos fazendo com que esteja pronto para realizar uma compra. Tudo isso através do processo de inbound commerce e uma boa ferramenta de automação.

Comece a ligar os pontos

No marketing digital, boa parte das ações estão interligadas para atingir a um objetivo. Ter um bom planejamento como pode ver é essencial para que você consiga conectar as ações e obter um bom resultado.

Aumentar o tráfego orgânico da sua loja virtual exigirá um esforço maior de tempo e também de paciência. Ações como de SEO para obter os primeiros resultados, costumam levar tempo, algo em torno de 3 a 6 meses. Entretanto, como pode ver, é uma ação primordial para ter um e-commerce sustentável.

Quanto antes começar, mais rápido serão os resultados. Se você quer realmente obter melhores ganhos, crescer o número de visitas orgânicas e consequentemente de vendas, não deixe de adotar estratégias que ajudem a aumentar o tráfego orgânico e que lhe dêem um real crescimento das suas vendas, caso tenha dificuldades nós somos uma agência de marketing digital especialista em estratégias de posicionamento orgânico.

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