© 2019 - Ciclo Inteligência em E-commerce.
All rights reserved.

BLOG

5 formas de aumentar o tráfego orgânico da sua loja virtual

Flávio Beraldo

Por Flávio Beraldo

10 de setembro de 2019

Dentre tantos desafios em manter um e-commerce, sem dúvidas está a conquista de novos clientes. Algumas empresas investem dinheiro de forma contínua em mídia paga para aumentar o tráfego orgânico. Outras simplesmente não dispõem deste recurso.

A geração e o aumento de tráfego orgânico surge, então, neste cenário como uma alternativa para vender mais sem investir tanto. 

Você deve saber, porém, que esta não é uma tarefa tão simples quanto parece. Por isso, conversei com alguns especialistas da área e somei o meu conhecimento para te trazer este material. 

Finalmente, este post é um trecho do eBook: Tudo o que você precisa para aumentar o tráfego orgânico da sua loja virtual.

O que fazer para aumentar o tráfego orgânico no e-commerce?

Invista em SEO

Tráfego Orgânico - Tablet com Google aberto para SEO

SEO (Search Engine Optimization) é considerada a principal estratégia para o aumento do tráfego orgânico de um site. 

Ele consiste em otimizar as páginas de um site. Isso para que ele esteja bem posicionado nos mecanismos de busca como Google, Yahoo ou Bing.

É dividido em duas categorias, o SEO on-page e off-page. 

O SEO Onpage otimiza as páginas que possuem o seu domínio, ou seja, a sua loja virtual para melhor leitura e indexação de seu conteúdo nos buscadores.

Nele alguns fatores são avaliados. Melhorar esses fatores nas páginas é um dos primeiros passos para que os buscadores possam indexar o seu site e posicioná-lo melhor. E, consequentemente, você pode ganhar relevância e conquistar mais acessos.

Por outro lado, o SEO off-page conta com fatores externos à sua loja virtual, mas que ainda assim interferem no desempenho nos motores de busca.

Por isso, quanto melhor for a qualidade do conteúdo e experiência do usuário, maiores as chances do seu site ser encontrado e compartilhado.

Tráfego Orgânico - métricas para aumentar o tráfego orgânico

No blog da Ciclo, eu já falei sobre táticas de SEO para lojas virtuais. Elas podem te ajudar a entender melhor cada etapa desta estratégia.

Redes Sociais

As redes sociais são canais estratégicos para a comunicação com o público e para o aumento de tráfego.

Isso porque, a conquista de seguidores aumenta a probabilidade de conhecerem a sua marca e compartilharem o seu conteúdo.

Inclusive, unindo as redes sociais a um bom conteúdo é possível criar uma estratégia que aumentam as possibilidades de venda.

Marketing de Conteúdo

Como já adiantei no último tópico, o conteúdo torna-se um bom canal para aumentar o tráfego orgânico da sua loja virtual.

Por meio de estudo de palavras-chave, uma boa arquitetura, e conteúdo útil, mais pessoas podem encontrar seu site. 

Sendo assim, o marketing de conteúdo é primordial para que outras ações também possam performar bem.

Aprenda na prática como o marketing de conteúdo pode te ajudar, com essas dicas:

Tráfego Orgânico - Marketing de conteúdo wordpress

Aposte em novos formatos de conteúdo

Desenvolver conteúdos que atraiam seu público é uma estratégia que vem crescendo cada vez mais. Mas, você pode incrementá-la criando materiais ricos como ebooks, infográficos, e whitepapers, por exemplo.

Procure desenvolver um conteúdo rico que ajude a sua persona a solucionar determinado problema. Por exemplo, aqui na Ciclo temos o ebook sobre como aumentar a performance em vendas que ajuda os e-commerces a vender mais.

Além disso, em troca desses materiais você pode pedir informações dos leads com landing pages ou pop-ups. E, construir relacionamento e ofertar o seu produto de acordo com interesse e momento de compra dele.

Espalhe por outros canais

Explorar outros canais que direcionem para sua loja ajuda a conquistar um novo público. Você pode direcionar as pessoas por meio de conteúdos desenvolvidos no seu blog, ou em vídeos no Youtube.

Para conferir este conteúdo completo e se aprofundar no assunto acesse o nosso e-book.

Por exemplo, você pode produzir um conteúdo sobre os últimos lançamentos de games, compartilha-lo nas redes sociais. E, dentro do próprio conteúdo ter um CTA (call to action) que instigue o leitor a visitar a sua loja virtual de games e comprar aquele produto.

baixe aqui e-book gratuito para aumentar o tráfego orgânico da sua loja virtual