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As objeções que afetam as vendas do e-commerce e como resolvê-las

Flávio Beraldo

Por Flávio Beraldo

9 de junho de 2017

Com toda a certeza praticidade de consumo do comércio eletrônico é um dos grandes fatores que diferenciam as lojas virtuais Vs loja física. Além disso, um dos grandes benefícios para o consumidor é a facilidade de comparar os preços entre lojas concorrentes em questão de segundos. Habitualmente os varejistas online possuem essa visão, mas você sabe quais são as objeções que podem estar afetando as vendas do seu e-commerce na visão do seu cliente?

Nesse artigo separei algumas das objeções que todos possuímos na hora de adquirir um produto e como resolvê-las de forma prática.

Como acabar com todas as objeções do cliente da sua loja

Saber contornar todas as contestações que o seu cliente possui no momento da compra é a melhor forma de aumentar a sua taxa de conversão e tornar o seu e-commerce mais lucrativo.

A condição é um fator importante para sua loja virtual

Os meios de condição de compra que você oferece para os seus clientes é um fator super importante no momento da compra. Segundo um estudo feito pela CyberSource Corp apurou que as lojas virtuais que oferecem quatro ou mais métodos de pagamento têm uma taxa de conversão 12% maior do que aquelas que oferecem apenas uma opção.

Um outro fator muito importante para trazer uma boa condição de compra é também disponibilizar o parcelamento das compras. De acordo com uma pesquisa realizada pelo e-bit, 64% dos consumidores online preferem compras parceladas.

Aumente o índice de confiança

Uma das ações que você deve trabalhar no seu e-commerce é torná-lo mais confiável na percepção dos clientes da sua loja virtual. De acordo com uma pesquisa do IBOPE, 47% das pessoas procuram informações sobre o produto antes de realizar uma compra, já em outro estudo, 27% usam regularmente opiniões para escolher qual empresa se tornará cliente.

Uma boa forma de utilizar esses dados ao seu favor é adotar o gatilho de prova social no seu e-commerce, habilitando opções de comentários sobre o produto e resenhas.

Dê uma demonstração do seu produto

Quem não gosta de avaliar o potencial de um produto antes de realizar uma compra? Segundo uma pesquisa realizada pela Marketing Sherpa, 64% dos usuários visitantes de um e-commerce são mais propensos a realizar uma compra após assistir um vídeo sobre o produto.

Por isso se você deseja anular qualquer objeção de compra na sua loja virtual e aumentar a sua taxa de conversão, a utilização de vídeos em uma loja virtual é essencial para atingir esse objetivo.

Qualidade dos produtos da sua loja

De acordo com algumas pesquisas, selos e certificações em uma loja virtual aumentam a taxa de conversão de uma compra em até 30%, mas também apontam que os selos precisam ter credibilidade de quem emite.

Existem diversos tipos de selos no mercado desde segurança, credibilidade e etc. Outro que você pode adotar é o selo sobre o próprio produto. Aqui nesse artigo, um e-commerce chamado express watches, utilizou um selo sobre a originalidade do produto e aumentou a sua taxa de conversão.

Entregue uma boa oferta

Por natureza aproveitar promoções é uma dos grandes fatores que influenciam a compra de muitos clientes. Com base em uma pesquisa feita pela Boston Consulting Gropu (BCG), 74% dos compradores afirmam que o “frete grátis” é fator de influência na hora de decidir, ou não, comprar online.

É muito importante que sempre em uma determinada época do ano dentro do seu planejamento, adote algumas determinadas ações para oferecer ofertas imperdíveis e exclusivas para os seus clientes.

Veja também:

http://blog.cicloagenciadigital.com.br/como-vender-mais-sem-frete-gratis/

A garantia que o seu cliente precisa

Todo varejista online tem dores de cabeça com a famosa logística reversa. Se o processo for planejado e operado de forma errada, pode não só apenas impactar no faturamento do negócio, como também na experiência de compra do seu cliente. Para comprovar que você deve se atentar a isso no seu e-commerce,

De acordo a pesquisa publicada pela consultoria e-Bit, 47% dos clientes passaram a comprar menos pela internet por causa da complicação nas trocas.

Torne o ambiente da sua loja mais seguro

Um dos grandes fatores que começou a surgir e afetar a forma com os consumidores estão realizando suas compras online é o ambiente de segurança da loja. Com o medo de ter seus dados roubados ou clonados, o varejista deve criar um meio onde seus clientes se sintam mais seguros, e uma forma de comprovar isso é através de selos e certificados de segurança. De acordo com os dados de uma pesquisa realizada pelo IBOPE, comprovam que os brasileiros estão bastante familiarizado com as compras online, entretanto a segurança do site é o item que impede a conclusão da compra para 56% dos entrevistado.

https://www.youtube.com/watch?v=Nr2O0C9SAyE

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