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Agência de E-commerce: Como escolher para sua loja virtual?

Flávio Beraldo

Por Flávio Beraldo

21 de junho de 2019

A escolha de um parceiro estratégico é uma tarefa difícil, ainda mais se errar nessa contratação você poderá ter um problema fatal na sua loja virtual, por isso nesse artigo te ajudaremos a como escolher uma agência de e-commerce. Confira esse passo a passo e selecione o seu fornecedor:

Tipos de agência e suas características

Existem diversos tipos de agências no mercado e cada uma delas possui um know-how diferente para cada momento do seu negócio, e isso é fundamental para que você selecione o parceiro correto para a sua loja virtual sempre tendo em mente os resultados que você precisa atingir.

Agência de Comunicação/Design

São empresas especialistas em criar peças de comunicação para veiculação em diferentes canais, geralmente trabalham com estratégias voltadas a awareness.

Agência de Social Media

Essas agências são especialistas em gestão das redes sociais, através da criação de conteúdo e também ações de community management. Os resultados que devem ser atrelados a esse tipo de agência é o aumento do engajamento da marca com seus consumidores.

Agência de publicidade e propaganda (modelo tradicional de agência)

Esse modelo está quase em extinção no mercado, pois ainda atuam no modelo tradicional de se fazer marketing para as empresas com políticas de BV e demais processos, e muitas vezes não avaliam particularidades do negócio dos seus clientes para saber quais estratégias devem ser aplicadas.  

Agência de Marketing Digital / agência digital genéricas

Essa característica de agências atendem diversos modelos de negócio, porém a deficiência dessas agências é que seus profissionais são muito generalistas em conhecimento estratégico e por não possuírem especialização em um determinado modelo de negócio como é o caso do e-commerce, acabam não entregando o resultado esperado para os varejistas. Pois caso você feche um contrato de parceria, você não sabe qual profissional será direcionado para trabalhar no seu projeto.

Agência implantadora  

A característica dessas empresas é a implantação e desenvolvimento de lojas virtuais. São especialistas em criar layouts e programar o seu e-commerce em diferentes plataformas, por isso se o seu estágio é criação ou migração, esse é o melhor tipo de agência para o seu momento.

Agências de marketing para e-commerce

São empresas especialistas em alavancar as vendas do e-commerce, pois possuem profissionais especializados em varejo digital e também sabem como desenvolver estratégias para aquisição e retenção de clientes com o objetivo de aumentar a receita da sua loja virtual.

Como escolher uma agência para e-commerce

Agora que você conhece as características de cada tipo de agência e sabe que especialistas em e-commerce são a melhor opção, chegou o momento de ter um checklist em mãos para escolher a melhor parceira para a sua loja virtual.

Como fazer avaliação de agência

Existem alguns fatores que você deve avaliar no momento de contratar uma agência para não cair em uma cilada e eles são:

1- Você quer experiência ou ser o experimento?

Cases e depoimentos

O primeiro ponto que você deve avaliar em uma agência é a sua capacidade de gerar resultado, e por isso é tão importante que você avalie os cases que são os resultados que foram gerados para outras empresas e o que esses clientes estão falando sobre essa empresa. Assim como você faz para avaliação de um novo funcionário, entre em contato com os clientes atuais da agência para obter um feedback real.

Aqui na Ciclo sempre gostamos de desenvolver nossos cases em vídeo, pois é o cliente falando sobre o nosso trabalho para não haja interpretação ou alteração dos fatos.

2 – Resultados reais  x dados mascarados

Existem diversos fornecedores que mascaram seus cases em seus sites, você nunca sabe qual foram os resultados obtidos em determinado projeto e nem qual foi a participação da agência no resultado.

3 – Certificado dos parceiros significa alguma coisa?

Muitas agências usam o certificados técnicos como partners do Google, parceria com plataformas e etc. como demonstração de autoridade, porém um ponto que você deve se atentar é que existem dois lados em empresas que se apoiam nesse jargão:

Lado bom: demonstra que a equipe possui capacidade técnica em operar a tecnologia, mas não garante a capacidade estratégica do time.

Lado ruim: na maioria dos certificados de parceiros, existe um interesse comercial em ambas as partes tanto pela geração de receita para o parceiro quanto indicação de novos clientes e isso pode afetar diretamente na oferta que a agência poderá te oferecer como solução. Fique atento a isso nas propostas que receber.

Nós da Ciclo participamos de diversos programas de parcerias, porém nós não damos prioridade a isso, e sim investigamos a necessidade do cliente para saber qual a melhor ferramenta ou canal para desenvolver as suas estratégias.

4 – Entendimento do negócio e necessidades

Você irá entrar em contato com diversas agências, porém as que você deve evitar são as que não buscam entender o seu negócio e nem as suas necessidades, como avaliar essas características:

  • Emitem uma proposta genérica
  • Não avaliam os gaps no seu funil de conversão
  • Oferecem qualquer solução (geralmente embasadas em metas de parceiros)

5 – Verifique o método de trabalho

Empresas que geram bons frutos para os seus clientes sempre possuem uma metodologia de trabalho, tanto em processos internos quanto desenvolvimento de estratégias, por exemplo aqui na Ciclo trabalhamos com três métodos, sendo eles:

  • Customer Success (processo que adotamos na empresa inteira para gerar valor para os clientes e no mercado de e-commerce);
  • Squad ( A estrutura de processo de organização da nossa equipe);
  • TED  (Metodologia própria para desenvolver estratégias para nossos clientes);

6 – Sua agência atual é transparente com seus dados?

Por último se você possui agência ou pretende contratar uma, sempre busque agências que são transparentes com seus dados, por exemplo:

Aqui na Ciclo já chegaram diversos e-commerces que não possuem acesso aos seus dados como Google Analytics, Google Ads e entre outras plataformas, nós consideramos isso inadmissível, pois os dados são de propriedade da empresa, tanto para preservação das informações estratégicas quanto para não haver vazamento de informações dos seus clientes por parte dos fornecedores.

Conclusão

A escolha de um parceiro estratégico para alavancar os resultados do e-commerce tem uma grande importância e consequência no futuro da loja virtual. Tomar a decisão certa, não somente envolve o sucesso ou fracasso da loja, como também a avaliação do profissional responsável por essa escolha. Avaliar todos os pontos levantados, e tomar a decisão correta é mais uma das tarefas importantes no dia a dia do gestor de e-commerce.

Espero que esse conteúdo tenha ajudado na escolha do melhor parceiro para o seu e-commerce, você também pode contar com a Ciclo, somos uma empresa especialista em e-commerce.