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Como aumentar a taxa de conversão do seu e-commerce

Flávio Beraldo

Por Flávio Beraldo

25 de outubro de 2016

Aumento de conversão fator X para o sucesso do seu e-commerce

Um dos maiores problemas dos e-commerces é saber quais ações ou estratégias podem ajudar a aumentar a taxa de conversão do seu site. Mas antes disso tudo, o planejamento do que será executado e também o conjunto de estratégias que você utilizará, deverá ser desenvolvido com muito cuidado e acima de tudo é que todas as propostas de melhorias devem ser embasadas em cima dados coletados com as experiências e históricos das ações de marketing.

O que quero dizer com isso?

Aqui na Ciclo, nós temos uma metodologia chamada TED A+O, onde ela é divida por:

T (Tráfego): Nós mapeamos toda a quantidade e qualificação do tráfego, para saber se o site ou marca chegou ao seu limite de audiência.
E (Experiência): A experiência é onde fazemos testes A/B e multi-variáveis, mapeamento da jornada de compra do cliente e entre outras ações.
D (Dados): Utilizamos plataformas tecnológicas para coleta de todas as informações internas e externas do cliente.
A (Análise): Desenvolvemos os modelos de análises de negócio e marketing
O (Otimização): Aqui é onde entramos na etapa de execução e aprimoramento das ações.

Quis demonstrar esse exemplo, pois antes de qualquer melhoria de taxa de conversão e etc, deve haver histórico, testes e análises para que você tome a decisão correta em cima do seu projeto.

Nesse conteúdo irei mostrar algumas informações relevantes dos e-commerces e como melhorar o sua taxa de conversão.

Dados do e-commerce brasileiro

Um estudo do Sebrae, trouxe os seguintes dados sobre os e-commerces brasileiros em 2016:

Média da taxa de conversão
  • 1,5%
Como a taxa de conversão influência no lucro
  • 2,0% e-commerces que possuem lucro.
  • 1,5% e-commerces que estão empatados.
  • 1,0% e-commerces que estão no prejuízo.
Taxa de abandono de carrinho
  • 34%
Situação financeira dos e-commerces
  • 51% operam em lucro.
  • 28% empatado.
  • 21% prejuízo.

Entenda a importância do tráfego, antes da otimização da conversão

É muito importante antes de qualquer ajuste para otimizar a sua conversão é que seu site possua um bom tráfego. Pois essa etapa implica em analisar tráfego por canal, seja Google Adwords, Redes Sociais e etc.
Mas o que seria um bom tráfego? Isso pode variar de mercado para mercado, pois existem sites que são verticalizados e 2.000 visitas já é uma boa quantidade. Faça uma avaliação do seu mercado e concorrentes.

Qualidade do tráfego

Quando falamos de avaliar o tráfego por canal é muito importante entender a qualidade dele, pois a pessoa que vem de um buscador, não possui o mesmo perfil de uma pessoa das redes sociais.
Faça análise das suas campanhas e ações de marketing, o mais importante é entender acima de tudo o objetivo dessas ações e conhecer a jornada de compra para mensurar sua qualidade.

Formula da taxa de conversão

Para você entender a taxa de conversão a formula é simples: número de visitantes/ conversões*100= X%

Dicas de como aumentar a conversão do seu e-commerce

As dicas abaixo são com base em estudos realizados e também para que você entenda qual visão que se deve ter para melhorar as conversões do seu site. A análise deve ser 360º, nunca avalie um fator isoladamente.

Jornada de compra

Entender a jornada de compra dos clientes é fundamental para saber o momento exato de enviar uma oferta por email, impactar com um banner de remarketing e etc.
Faça o mapeamento de toda essa jornada com o histórico que você possui, seja no Google Analytics ou em qualquer outra plataforma que você possua essas informações.

9 dicas fundamentais para aumentar sua conversão

  1. Pense sempre experiência de compra do usuário;
  2. Fazer testes A/B ou multivariável é essencial para saber qual tipo de página, texto, botão e etc. converte mais;
  3. Checkout: quanto mais simples melhor. Avalie as dificuldades que seus usuários estão tendo nessa etapa;
  4. Monitore a taxa de abandono de carrinho, saber o volume que está armazenado no carrinho dos seus clientes e engajá-los a concluir essa compra fará com que sua taxa e receita cresçam em conjunto;
  5. Mobile: fundamental que seu site possua uma boa usabilidade para os dispositivos móveis;
  6. Email marketing: use e abuse dessa plataforma, o canal que você possui maior proximidade do cliente e também a maior taxa de conversão dos e-commerces;
  7. Segurança e credibilidade da sua loja (certificado digital, avaliações de produtos e etc.);
  8. Atendimento: invista em canais de comunicação com as redes sociais
  9. Pós venda: não pense que após uma venda o relacionamento com seu cliente acabou. Trabalhe melhor o seu relacionamento, pois é mais barato trabalhar com um cliente existente do que trazer novos.

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