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Como aumentar o ticket médio do meu e-commerce?

Flávio Beraldo

Por Flávio Beraldo

24 de janeiro de 2017

Administrar e tornar o e-commerce mais lucrativo é um dos desafios diários de quem possui ou gerencia uma loja virtual. Dentre essas metas, conseguir aumentar o ticket médio de compra do consumidor está entre as alternativas para se atingir este objetivo.

Saber o Ticket médio é bem simples, basta pegar o total em vendas divido pela quantidade de produtos vendidos. Com isso você já possui um dos mais importantes dados para melhorar suas estratégias de vendas e marketing.

Colocaremos pra você, a importância de saber o ticket médio de compra em seu e-commerce, como também ações que possam ajudar a aumentar e assim, tornar sua loja virtual mais lucrativa.

Por que saber o ticket médio e a importância para o aumento de vendas

Saber o ticket médio é essencial para estruturar uma ação de desconto, divulgação dela e não perder dinheiro com isso. Por exemplo, não sabendo você pode conceder um desconto que pode queimar sua margem de lucro ou até mesmo reduzir o próprio ticket.

Tendo esse conhecimento, as próprias ações de descontos e outras que falaremos a seguir fazem com que seu faturamento seja aumentado sem adotar medidas impopulares e você possa identificar qual a melhor estratégia para alcançar seu objetivo.

Formas de aumentar o ticket médio do e-commerce

Vamos apresentar algumas formas que você pode adotar em sua estratégia de marketing para aumentar o ticket médio e assim aumentar o faturamento, sem necessariamente aumentar os investimentos.

Monte combos/Kits

Uma forma que sua equipe pode adotar é montar kits ou combos. O consumidor enxergará vantagens em comprar diversos produtos tendo algum desconto. Isso porque se comprado os itens separadamente, no final sairá bem mais caro. Você pode pegar exemplos de produtos de higiene, onde tem o kit com pasta de dente, escova, fio dental e um pequeno enxaguante bucal.

Você pode aproveitar essa estratégia para incluir aqueles produtos que possuem pouca saída, fazendo com que esses produtos girem o seu estoque e evitem ficar parados e consumindo espaço, além de ser dinheiro parado.

Utilize Cupons

Cupons são uma ótima forma de aumentar o ticket médio da sua loja. Você pode conceder descontos gradativos para determinados produtos ou categorias, fazendo com que o cliente enxergue vantagem e possa aumentar a compra. Por exemplo, se o ticket médio da sua loja é de R$ 250,00, forneça cupons com 10% de desconto para produto a partir de R$ 300,00. Mas se atente a forma como distribui esses cupons. Elaboramos um conteúdo especifico sobre ações com cupons, veja aqui.

Cross selling

Estratégias de cross selling são ações que a empresa faz para que o cliente compre um produto com preço um pouco maior que a primeira opção de compra, devido a um benefício extra. Por exemplo, o cliente compra um pendrive com capacidade de 8GB, porém surge uma opção para ele de 16GB por X reais a mais (valor não muito alto a ponto de o cliente não enxergar vantagem).

Provavelmente você também já tenha se deparado com produtos complementares ao final da compra. Você colocou no carrinho uma calça jeans e ao final do checkout, antes de finalizar a compra, ter a possibilidade de incluir também uma camiseta, um cinto ou outro produto. Também é uma ação interessante para aumento do ticket de compra.

Frete grátis

Promoções de frete ajudam a aumentar o valor da compra. Você pode oferecer frete grátis para compras acima de x reais. Isso já é bem utilizado por alguns e-commerces e ajudam no momento de finalizar uma compra.

Apenas tome cuidado em distribuir gratuidades e descontos que façam com que prejudiquem sua margem de lucro. Saiba os produtos que possam ter descontos e qual o limite para que não influencie negativamente lá no final.

Programa de recompensa

Programas de recompensa é uma boa opção que a empresa pode adotar. Determine pontos para determinados produtos para que assim estimule o consumidor a aumentar o ticket da compra.

Você pode adotar como premiação algum brinde, desconto ou vale em próximas compras. O consumidor gosta de ver benefícios além do produto em sua compra. Alguns e-commerces e até mesmo as companhias aéreas utilizam bem essa ação.

Divulgue suas ações

Elabore um planejamento dessas ações, um cronograma e meça os resultados para saber o impacto de determinada ação. Ao final você conseguirá ver os resultados que ela trouxe e servir como base para o período seguinte.

O importante é procurar conhecer o cliente, seu perfil e hábito de compra para sempre ter a melhor oferta e conquistá-lo.

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