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Calendário do Varejo – Prepare seu e-commerce para as datas mais importantes.

Flávio Beraldo

Por Flávio Beraldo

26 de janeiro de 2017

Acompanhar o calendário do varejo com as datas comemorativas mais importantes é essencial para se planejar e conseguir elaborar as melhores estratégias de venda para o seu e-commerce.

Para que não saia atrás da concorrência, perca vendas e deixe de aproveitar essas oportunidades, listamos algumas das principais datas comemorativas que costumam trazer bons resultados de vendas para as lojas.

07/01 – Dia do leitor

A data não é muito conhecida pelo público em geral, entretanto, para donos de livrarias pode ser uma ótima oportunidade de unir essa data com alguma ação promocional, algum desconto para os clientes que mais compram ou aqueles leitores fiéis. Aqui pode contar com uma boa dose de criatividade para chamar a atenção do público.

26/01 – Dia da Gula

Outra data não muito divulgada, mas pra quem trabalha com produtos alimentícios, bebidas e etc, pode elaborar alguma campanha para atrair o público. Todas as datas exigem criatividade na hora de expor os produtos, porém essas menos conhecidas, exige um pouco mais de esforço para chamar a atenção e se diferenciar.

19/02 – Dia do esportista

Para os e-commerces focados em artigos esportivos é uma boa alternativa acionar alguma ação que aumente o ticket médio de compra dos clientes. Para isso, ter mapeado o consumo dele durante o tempo de cliente é importante para identificar oportunidades do que oferecer a cada consumidor.

28/02 – Carnaval

A data é na terça, entretanto, muitos já começam a comemoração da sexta-feira. Essa data movimenta milhões em diversos setores, seja hospedagens, acessórios, bebidas, entre outros produtos. Para os e-commerces que possuem produtos associados a essa data, pode aproveitar um bom momento das vendas.

08/03 – Dia Internacional das mulheres

Para muitos, consideram essa data o início do ano para o varejo. O Pós carnaval trás o dia Internacional das mulheres, uma data que movimenta muitos setores, desde floriculturas, lojas de chocolates e outros e-commerces que buscam presentear as mulheres, sendo elas irmãs, esposas, mães, tias, entre outras mulheres importantes em sua vida.

15/03 – Dia do consumidor

Aqui está uma data muito importante para as empresas em geral. No calendário do varejo, essa data não pode passar despercebida. Se planejar para surpreender o consumidor é essencial para conseguir novos clientes. Procure utilizar campanhas de cupons, frete grátis e outras que presenteie aquele que visita a sua loja e acaba comprando.

20/03 – Início de Outono

Para as lojas que trabalham com moda, o início desta estação pode ser uma ótima oportunidade para divulgar novas coleções ou até mesmo eliminar aquele estoque da estação anterior. Sendo o início da estação, não deixe para trocar produtos ou realizar a divulgação somente na data. Vá preparando seu público com chamadas com gatilhos de antecipação.

16/04 – Páscoa

Difícil encontrar pessoas que não gostam de chocolate, não é mesmo? Para os e-commerces que trabalham com este tipo de produto, pode ser uma boa chance de engajar seus consumidores e realizar promoções para a compra. Tente fazer chamadas para aliar a compra a alguma outra data, por exemplo, o aniversário de alguém ou outra data especial para o consumidor.

25/04 – Dia do frete Grátis

Para os e-commerces, essa data pode trazer ótimas oportunidades de vendas. Aliando essa data com ações de marketing promocional, como cupons, pode alavancar as vendas e aumentar assim o faturamento da loja. Entretanto, procure mapear corretamente os custos dos produtos para que com essa ação de frete grátis não acabe prejudicando a parte financeira do seu e-commerce.

14/05 – Dia das mães

Uma das datas mais importantes dentro no calendário do varejo. No ano passado, através das vendas online, elas representaram 1,62 bilhão de reais. O que mostra a força dessa data no calendário promocional e a importância da sua loja estar preparada para essa semana. Ter uma boa estratégia de divulgação e exposição dos produtos, podem garantir bons resultados no final da data.

25/05 – Dia do Orgulho Nerd

Considerado um público fiel, os consumidores dos produtos geeks garantem um bom faturamento do mercado. Ter novidades a serem expostas, como promoções diferenciadas pode ser uma boa estratégia para atrair e aumentar as vendas do seu e-commerce Geek.

12/06 – Dia dos namorados

É uma data muito especial para os casais que costumam trocar presentes. Seu e-commerce pode proporcionar uma boa experiência de compra para aqueles que visitam sua loja. Tente oferecer combos/kit que possam aumentar o ticket de compra da sua loja.

20/06 – Início de inverno

Assim como o início de Outono, você que possui um e-commerce de moda pode planejar no seu calendário promocional, ações que promovam as novas coleções e possam conceder descontos nos produtos de Outono. Procure diferenciar o modo da campanha da anterior, para que não fique repetitivo.

13/07 – Dia Mundial do Rock

Para os fãs de rock, essa é uma data bem lembrada por esse público. Para e-commerces de nicho, podem abordar essa data promovendo novos produtos, experiências para o público ou aproveitar para realizar parcerias que ajudem a aumentar a audiência da sua loja. Fica aí a dica para proporcionar algo criativo.

20/07 – Dia do amigo

Todos nós temos um ou mais amigos que podemos contar pra qualquer hora. Sua loja pode aproveitar essa data para lembrar esse dia e estimular o seu cliente a presentear aquela amiga ou amigo tão querido. Procure utilizar chamadas que promova o sentimento de amizade.

13/08 – Dia dos Pais

Assim como o dia das mães, o dia dos pais é uma data muito importante no calendário do varejo. Pela data tão importante, procure estar preparado, oferecendo produtos e dando sugestões de como presentear da melhor forma os pais dos seus consumidores. Também caindo no domingo, planeje com certa antecedência suas ações e a parte logística da sua loja.

15/09 – Dia do cliente

Já pensou em presentear o seu cliente? Nessa data, valorize aqueles que confiam no seu trabalho e escolhem seus produtos para o dia a dia deles. No dia do cliente, procure promover ações, como descontos, frete grátis, algum produto gratuito na compra de outro e até mesmo no envio dos produtos, envie cartões de agradecimento. Pode ser algo simples, mas já é uma demonstração de agradecimento a ele.

22/09 – Início da Primavera

Passando por outra estação, a essa altura você já apresentou diversas ações criativas para atrair os consumidores. Mantenha o ritmo, e procure mapear o comportamento de compra do consumidor para deixar suas ofertas ainda mais personalizadas. O início da primavera e próximo ao final do ano pode lhe render insights para aumentar suas vendas.

04/10 – Dia dos animais

Para quem possui um e-commerce pet é uma ótima chance de promover seus produtos e conseguir novos clientes. Tenha ações atraentes que conquistem o público. Dar o máximo cuidado na entrega e qualidade dos produtos irá ajudar a conquistar esse tipo de consumidor.

12/10 – Dia das crianças

Está aí uma data importante para conseguir aumentar as vendas e agradar a garotada. A ajuda das redes sociais podem potencializar suas vendas. Exponha seus produtos, patrocine para atingir um público maior e se atente a segmentação da sua campanha. Com isso, você atingirá em cheio o seu público e trazer cada vez mais visitantes para sua loja.

29/10 – Dia do livro

O dia do leitor já passou há um bom tempo, está aí uma nova chance para atrair consumidores para seu e-commerce e oferecer os livros que são novidades. Se perdeu a data anterior, esta é uma oportunidade de aproveitar o momento e fazer com que novos consumidores conheçam sua loja e possam ser fidelizados.

24/11 – Black Friday

Uma das datas mais importantes para o e-commerce. Esta data você não pode deixar de aproveitar e se planejar ao máximo para vender. É o dia que o pico de vendas é elevado, novos consumidores começam a conhecer sua marca e você tendo a oportunidade de mantê-los. Se você possui uma equipe ou uma agência de marketing, se reúna e marque essa data no calendário para traçar as melhores estratégias.

27/11- Cyber Monday

Logo na segunda-feira, após a Black Friday, essa data já virou costume e mira nos e-commerces brasileiros. Pode ser uma oportunidade para o seu cliente aproveitar os últimos descontos da Black Friday e você acabar com os últimos produtos em estoque. Consulte sua equipe ou agência da melhor estratégia para esta data.

21/12 – Início do verão

Última estação do ano, você pode aproveitar a data para unir com o final do ano, natal ou outra data que seja especial para o cliente para divulgar seus produtos de forma que casem no contexto inserido. Por exemplo, você pode lançar o novo produto com gancho para antecipar as compras de natal ou ano novo.

25/12 – Natal

A última data mais conhecida do ano, ela é uma boa fonte para aumento das vendas, devido ao ato de presentear amigos e familiares. No calendário do varejo é muito usada nas campanhas e fazem com que possam fechar o ano com chave de ouro.

Concluindo

Procure no seu planejamento estratégico, ter mapeado essas datas e como você pode aproveitá-las ao máximo para aumentar suas vendas. Se planejando e tendo antecedência nas ações e promoções das campanhas, a chance de sucesso do seu e-commerce só tende a crescer.