© 2019 - Ciclo Inteligência em E-commerce.
All rights reserved.

BLOG

Chat online – Por que utilizar no seu e-commerce?

Flávio Beraldo

Por Flávio Beraldo

23 de março de 2017

Conforme os anos vão passando, podemos perceber que a velocidade de informação trocada ficou cada vez mais rápida. Podemos colocar como exemplo, as trocas de mensagens, onde tínhamos cartas e demorava um tempo para resposta, evoluímos até chegarmos em respostas instantâneas. Nelas englobamos o whatsapp, skype e o chat online – um atendimento online.

Sendo assim, o consumidor não deixou de acompanhar e exigir essa velocidade de resposta das empresas. Hoje em dia, ficar um ou dois dias sem resposta já é motivo mais que suficiente para que o consumidor fique insatisfeito e deixe de fazer negócio com a empresa.

Muitas lojas virtuais já entenderam esse comportamento do consumidor e implementaram chat online em suas plataformas de e-commerce. Um atendimento online que busca atender com maior rapidez o cliente, tirando suas dúvidas e contribuindo para o aumento de conversão em vendas na loja.

chat-online-para-ecommerce

Benefícios de implementar um chat online no seu e-commerce

Você que realiza compras na internet ou faz um benchmarking para seu negócio, deve notar algumas lojas que possuem um chat e se perguntar o beneficio de implementar no e-commerce. Vamos ver alguns benefícios em ter um atendimento online no seu e-commerce:

Aumento de vendas

Periodicamente você deve se questionar: como aumentar minhas vendas? Pois bem, a implantação de um chat online pode ser um caminho para este problema. Isso porque, a partir do momento que você está ali presente, tirando dúvidas sobre um produto ou outro questionamento do cliente, irá dar maior segurança a ele efetuar a compra.

Da mesma forma que as lojas físicas possuem seus vendedores para auxiliar o cliente e ajudá-lo em sua compra, um chat online permitirá fazer o mesmo trabalho em sua loja virtual.

chat-online-para-sua-loja

Humanização da loja

Ter um site com produtos e nenhuma interação já é algo a ser mudado. Os principais players do mercado já perceberam que a experiência do consumidor na loja, como também algo personalizado e humanizado, ou seja, o cliente perceber que há alguém a ajudá-lo contribui para o aumento de valor da marca e consequentemente isso refletir positivamente no resultado financeiro do e-commerce.

Ninguém gosta de tratar com uma máquina, vide um pouco algumas centrais de telemarketing ou outros que colocam robôs para conversar com você.

chat-online-personalizado

Maior segurança para o consumidor

Se você acessa a página da loja, ficou com alguma dúvida ou receio, há grandes possibilidades de fechar a janela, abrir outro site e comprar do concorrente. Isso acontece muitas vezes, principalmente em lojas que não possuem uma marca forte no mercado ou que estão começando.

Tendo uma pessoa prontamente a tirar suas dúvidas, ajudá-la e dar maior segurança, minimizam esses problemas e ajudam a construir uma relação maior de confiança com o consumidor.

chat-online-tranquilidade

Tempo de resposta

Se um cliente tem uma dúvida, dificilmente ele irá mandar um e-mail, já que sua preocupação em ter uma resposta ágil é muito grande, como também ele tende a não ligar para a central, tendo também este mesmo problema, além da espera em linha e o fator de as pessoas ligarem cada vez menos, priorizando o envio de mensagens.

O chat está ali disponível justamente para atender a esta demanda e tornar a comunicação mais ágil e dinâmica. Ali o cliente pode tirar sua dúvida rapidamente e sem a necessidade de fechar ou abrir uma nova aba, atrapalhando na conversão.

chat-online-tempo

Mensuração

Dependendo de como é implementado o chat, ele permite que você mensure dados que são importantes no momento de realizar uma campanha e até mesmo entender melhor a persona do seu negócio.

Dados como: localização, conversão, abertura e fechamento, tempo de navegação termos pesquisados, além de outros recursos que variam de plataforma para plataforma.

chat-online-dados

Plataformas de chat online

Há diversas plataformas no mercado, sejam elas gratuitas e outras pagas. É preciso pesquisar aquela que melhor atende as suas necessidades e o seu suporte. Há algumas empresas que permitem que faça um teste gratuito, podendo assim avaliar seu serviço, como é o caso da Sam Chat.

chat-online-ferramenta

O mais importante é contar com tecnologias que contribuam para o aumento de conversão em sua loja e melhore a experiência de quem visita o seu e-commerce. Um atendimento online eficaz e com pessoas preparadas pode ser um ótimo recurso para aumentar suas vendas e ter a sua marca fortalecida na mente do consumidor.

Gostou desse conteúdo ou ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário