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Como atrair clientes

Como atrair clientes para o seu e-commerce

Alan Rocumback

Por Alan Rocumback

16 de dezembro de 2019

Uma das maiores dúvidas e missões do gestor de e-commerce é como atrair clientes para loja. Assim como qualquer negócio, o cliente é a base de sobrevivência de toda a empresa, e o e-commerce principalmente devido a sua necessidade de não só ter vendas todo dia, como também certo volume de vendas para ser viável o negócio.

Sendo assim, elaboramos este conteúdo como forma de ajudá-los a apresentar alguns caminhos e fases em que se trabalhar determinados canais de vendas para atrair mais clientes para sua loja virtual. Acompanhe.

Como atrair clientes de forma sustentável

como atrair clientes

Um dos pontos que sempre abordamos aqui na Ciclo digital é como você deve adquirir um cliente ou ativar determinado canal de vendas, de forma que seja sustentável para o seu e-commerce e acabe não se complicando.

Vamos pensar em uma situação onde você faz uma campanha em um buscador ou uma ação com um influenciador, por exemplo. Dependendo do volume de vendas e receitas tragas por aquele canal, sua margem pode ficar negativa e você amargando prejuízo, mesmo vendendo.

Vejo isso muito em e-commerces que estão fazendo campanhas no adwords, possui um ROI baixo e trazem receita, mas se olhar na ponta do lápis, considerando outros custos, como: equipe, fornecedor, matéria-prima e etc, acabam tendo prejuízos.

Quais as formas de atrair clientes

E quais as formas de atrair clientes? Aqui separei em dois grupos. Aqueles canais pagos, onde é necessário dispor de recursos para aparecer, e canais orgânicos, aqueles que não há necessidade de investimento para aparecer, porém sempre devemos considerar que há um custo, seja sua agência de e-commerce que irá ficar responsável pelas estratégias de SEO, como também o tempo que um redator interno na sua equipe gasta para produzir conteúdo.

Abaixo, destrinchei algumas estratégias que você pode trabalhar para atrair mais clientes, e assim, conseguir aumentar as vendas da loja virtual. Vejamos algumas delas.

Conquistar clientes de forma orgânica

Uma das formas de obter mais volume de tráfego e vendas para loja virtual, são ações orgânicas. Mas é preciso dispor de algumas premissas, e olhar seus pontos fortes e fracos para que você possa avaliar quando trabalhar ações como estas. Sendo assim vejamos os pontos fortes e fracos.

Pontos fortes:

  • Redução do Custo de Aquisição
  • Tendência de maior público qualificado e maior taxa de conversão
  • Sem necessidade de investimento financeiro para aparecer

Pontos fracos:

  • Resultado a médio e longo prazo
  • Esforço maior no início

Entender o seu cenário, e as metas que tem a frente, possibilitam priorizar sua estratégia e alocar o recurso de forma assertiva. Como estratégia de atrair clientes de forma orgânica, temos os seguintes canais:

  • SEO
  • Marketing de Conteúdo

Baseia-se em realizar otimizações voltadas a parte técnica, estrutural e de reputação da marca. No SEO temos ações offpage voltadas a reputação da marca, sendo onpage para melhorias estruturais dentro do e-commerce. Caso queira saber mais, acesse o conteúdo abaixo:

https://cicloagenciadigital.com.br/blog/seo-para-e-commerce-6-dicas-essenciais/

Marketing de conteúdo, você trabalhará com público que estão no início da jornada de compra. Eles não estão querendo comprar no momento, mas descobrindo mais as suas necessidades, e a sua marca deve ajudá-los para que fique presente em seu consciente no momento que decidir avançar na fase de compra. Para saber mais, temos este conteúdo abaixo:

https://cicloagenciadigital.com.br/blog/dicas-de-marketing-de-conteudo-para-e-commerce/

Como conquistar clientes de forma paga

Outra estratégia para atrair mais clientes para a loja virtual são através de estratégias pagas. Nela você dispõe de certo recurso para aparecer, seja nos buscadores, redes sociais ou outros canais. Vamos aos pontos positivos e aos negativos de trabalhar este canal.

Pontos positivos:

  • Retorno a “curto prazo”
  • Principais canais para atrair clientes
  • Diversos formatos de anúncios
  • Alcance maior da marca

Pontos negativos:

  • Custo de aquisição
  • Tendência de aumento de lances
  • Alta concorrência

Planejar seu orçamento é fundamental para que com o acompanhamento dos KPI’s, você possa identificar o sucesso da campanha e alinhar aquela que está dando certo ou não. Nas ações pagas temos:

  • Google Ads
  • Social Ads

Através de segmentações, compra de termos estratégicos para o seu negócio, você pode trabalhar seu cliente ao longo do funil, e fazer com que ele compre da sua marca. Para ajudá-lo a compor este orçamento, separei o conteúdo abaixo:

https://cicloagenciadigital.com.br/blog/como-definir-um-orcamento-de-marketing-digital-para-o-seu-e-commerce/

Essas ações você utiliza plataformas para inserir crédito para compras dos termos, mas podemos também considerar ações pagas, quando trabalhamos um display em um portal, o pagamento a um influencer e etc. O importante é ver qual o ROI aquele canal gerou, e se faz sentido mantê-lo ou ampliá-lo.

Como fazer promoção para atrair clientes

Uma das outras dúvidas dos gestores é como fazer promoção para atrair clientes. Aqui devemos ter um olhar atento aos princípios do marketing. É preciso analisar o básico 4P’s (praça, preço, produto e promoção). Alguns pontos que você deve saber:

  • Persona
  • Para onde anunciar
  • Quais os preços dos produtos anunciados
  • Qual a relação com as margens de lucro
  • Estoque daquele produto
  • Quanto tempo uma campanha ficará no ar
  • Quanto será investido
  • Quais serão os produtos
  • Comunicação daquela campanha

Esses são alguns pontos a serem preenchidos em um briefing para elaboração de um campanha, além de um rigoroso controle dos KPI’s para medir o sucesso daquela campanha.

Parcerias estratégicas para atrair clientes

Outro modelo que você pode explorar para atrair clientes para sua loja, é a realização de parcerias. Você pode explorar parcerias com marcas que se comuniquem com o seu público, porém ofereça outra linha de produtos.

Com isso, ambas as marcas atingem um novo público, e colabora para o aumento da sua base de clientes.