© 2019 - Ciclo Inteligência em E-commerce.
All rights reserved.

BLOG

e-mail marketing para e-commerce

Como aumentar a receita do e-commerce através do e-mail marketing

Alan Rocumback

Por Alan Rocumback

26 de outubro de 2019

Você que possui uma loja virtual e busca aumentar suas vendas, além dos tradicionais canais de aquisição de clientes, como Ads e orgânico, deve saber a importância do e-mail marketing para o e-commerce. 

Neste conteúdo, darei algumas dicas para que você melhore a performance do seu canal de e-mail, e assim, possa escalar ainda mais suas vendas.

A importância do E-mail marketing para o E-commerce

Um dos canais mais importantes para o e-commerce é sem dúvidas o email. Alguns e-commerce chega a representar 30% total da sua receita. Entretanto, algumas lojas virtuais ainda não dão a importância real a este canal.

O investimento em aquisição de clientes é o único foco, e com isso fazer com que a sua base compre novamente de você, fica em segundo plano.

Mas para que você possa avaliar este cenário é importante ter em mente:

  • Construir uma base de email legítima.
  • Qual a representatividade do email diante dos canais do e-commerce?
  • Qual atual performance (taxa de abertura, clique, taxa de conversão, receita..)?
  • Qual volume de base de emails?

O custo de se adquirir um cliente no e-commerce geralmente é um valor elevado, sendo necessário ações de retenção e fidelização como forma de aumentar o LTV (lifetime value) e assim tornar o e-commerce mais lucrativo.

Olhar estratégico no e-mail marketing para e-commerce

Considerando o email marketing um canal importante para geração de receita para o e-commerce, é imprescindível que tenhamos uma estratégia bem elaborada para este canal, e avancemos no principal trunfo deste canal, a sua personalização e proximidade com o público.

Para isso, é preciso pensar desde caminhos para formação de lista de email, conteúdos que atrairão sua persona, entendimento sobre seu comportamento de compra até chegar no momento da oferta adequada. Para isso, separamos algumas dicas para melhorar suas ações de email marketing e tornar sua estratégia mais eficaz. Tudo isso metrificado e com objetivo claro.

Dicas para melhorar a performance do seu canal de email

Separei algumas dicas que você pode aplicar nas suas estratégias e ações de email marketing para o e-commerce para que possa melhorar seus resultados, e assim, gerar mais receita para sua loja.

Segmentação

Um dos pontos principais quando falamos em performance no email marketing é a necessidade de segmentação da base. Quanto mais segmentado está a sua base, mais personalização você consegue gerar.

As segmentações são diversas. Você pode segmentar sua base de acordo gênero, cidade, ticket de compra, frequencia de compra, comportamento, necessidades, entre outras.

Isso ajudará a criar uma comunicação personalizada, one to one que faz toda a diferença quando falamos de performance.

Régua de relacionamento

Criar réguas de relacionamento, automação, de forma personalizada, é algo que irá lhe dar escala em conjunto com personalização. A ação de disparar o mesmo e-mail para toda a base sem entender o comportamento e momento de compra do cliente, acaba tornando suas ações ineficazes e perceptível através da sua taxa de conversão, indicando que mesmo gerando esse tráfego para o e-commerce, ele não converte, isso quando ele clica no seu CTA para ir para o e-commerce, o que é uma dificuldade a mais nas suas ações.

Você pode ter algumas réguas de relacionamento, como:

  • Abandono de carrinho
  • Inscrição em newsletter
  • Recomendações
  • Cross selling
  • Recuperação de base

Quanto mais personalizado, maior será sua taxa de conversão e chances de aumentar as vendas do seu e-commerce. Trabalhe nisso!

Comunicação

Conhecer a sua persona é o primeiro passo para criar uma comunicação personalizada, que engaje e gere interesse. Por ser o canal com maior grau de proximidade, uma vez que o cliente já conhece a sua marca, é preciso entender o que o motiva, gere seu interesse e incentive a tomar a ação direcionada no email, seja uma compra, acesso a uma determinada página ou realizar algum cadastro.

A comunicação ser pensada desde o assunto até o corpo do email. Sendo assim:

  • Procure utilizar algum gatilho mental no email
  • Utilize o nome do cliente no email para tornar mais pessoal
  • Evite emails longos, seja direto
  • Deixe seu email clean

Design

Além do texto impecável e personalizado, o design em um email marketing conta muito! Por isso, é preciso estar atento em alguns detalhes, como:

  • Layout adaptado a dispositivos móveis
  • CTA bem destacado
  • Coerência da identidade visual
  • Carregamento de imagens rápido

Se a primeira imagem é a que fica, a atenção com o design do email marketing é primordial. Busque sempre melhorar a experiência do seu cliente em um contato com a empresa.

CTA

Para todo e-mail marketing que você cria, deve-se ter um CTA (call to action), uma chamada de ação para o seu cliente. Ele deve ser algo que esteja destacado, que instigue o seu cliente a tomar a ação.

Ele é importante no seu email, pois sendo uma chamada para clicar e acessar a sua loja, por exemplo, é o caminho para que o tráfego da sua loja aumente, e gere mais vendas.

Você deve pensar em alguns aspectos para trabalhar no seu email:

  • Cor
  • Texto
  • Visibilidade do CTA

Procure acompanhar as métricas do seu email. Neste caso, o tráfego da loja ou taxa de clique, podem ser indicadores de performance interessantes para avaliar sua eficácia.

Testes

No ambiente de marketing digital, a cultura dos testes é cada vez mais forte. Seja em uma campanha de mídia, uma implementação técnica, uma arte em rede social, e no email marketing não poderia ser diferente.

Quando falamos de testes no email marketing para e-commerce, temos algumas variáveis que podemos testar, como:

  • Assunto de email
  • Segmentação
  • Conteúdo do email
  • CTA
  • Quantidade e dias de disparo

Tudo que possa ser melhorado, os testes são ótimos validadores para que aumente a performance do canal.

Ferramentas de e-mail marketing

Outro fator importante para que suas ações de e-mail marketing tenham sucesso e gerem maior resultado é a escolha da ferramenta. Atualmente existem diversas no mercado que oferecem recursos para suas ações.

Você que possui um e-commerce, é importante que avalie na plataforma a sua especialização no e-commerce, de forma que ela traga os melhores recursos que tragam dinamismo das ações e recursos adequados para o mercado de e-commerce.

Escrevemos um conteúdo específico sobre ferramentas de email marketing para e-commerce, onde você conferir no link abaixo:

As melhores de ferramentas de e-mail marketing para e-commerce

Email marketing x E-CRM

Antes de concluir, quero trazer um ponto mais avançado na parte de email marketing. Com o consumidor cada vez mais exigente, e mais player no mercado a sua escolha, a personalização é chave para conquistar o cliente.

Oferecer aquilo que lhe interesse, uma comunicação one to one, e que crie um relacionamento com a marca, se traduz não somente na satisfação do cliente, como também nos números.

Por isso, cada vez mais estratégias de E-CRM que trazem um nível de personalização enorme, onde é possível oferecer aquilo que o cliente se interessou, no quanto ele está disposto a gastar ou até mesmo recomendações de produtos assertivos, trazem resultados surpreendentes, desde a taxa de conversão até a receita gerada.

Se você quiser saber mais sobre esta diferença, e como essa estratégia gera mais resultado do que as ações de email que está fazendo atualmente, você pode acessar o link abaixo: 

Estratégia de CRM x E-mail marketing tradicional

Conclusão

Quando falamos em e-commerce, temos os seguintes estágios:

  • Aquisição de clientes
  • Redução do CAC
  • Fidelização dos clientes

Identifique seu momento e gargalo que o seu e-commerce se encontra atualmente. E precisando de ajuda para diagnosticar essas melhorias, a Ciclo pode ajudar a sua empresa. Entre em contato conosco!

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!