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Como aumentar a receita do e-commerce através do email marketing

Flávio Beraldo

Por Flávio Beraldo

18 de abril de 2017

Aumentar a receita do e-commerce está no topo das prioridades de donos e gestores de e-commerce. Nem sempre tão bem sucedida, muito devido a falhas de análises, conhecimento, ausência de métrica ou uma boa estratégia.

Além do desperdício de recurso em muitos casos, a ilusão de expandir canais sem um objetivo e planejamento faz com que se gaste ainda mais e gere pouco retorno. Neste artigo vamos abordar um desses canais, o email marketing.

Aqui daremos 5 dicas que poderão ajudar a melhorar os resultados em vendas do seu e-commerce através das campanhas de email marketing.

O email marketing como ferramenta de vendas

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O email marketing ainda continua sendo um dos principais canais de venda das lojas virtuais. Isso porque a sua entregabilidade é alta e o contato é muito próximo ao cliente.

Hoje é difícil encontrar alguém que não tenha email e que não cheque pelo menos uma vez sua caixa de entrada. Entretanto, são inúmeros os email que nem ao menos são lidos e descartados diretamente sem visualização. Isso ocorre por alguns motivos:

  1. O usuário do email não te conhece, então ele descarta diretamente seu email.
  2. Seu email é indiferente, ou seja, um email entre dezenas, centenas ou milhares de emails.
  3. O email é barrado e considerado SPAM.

Isso entre outros motivos. Você acaba gastando esforço em algo totalmente ineficiente e perdendo a chance de aumentar a receita do seu e-commerce.

Estatística sobre email marketing.

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Em uma pesquisa realizada pelo SEBRAE em parceria com o portal Ecommerce Brasil demonstrou que o email ainda é considerado o principal canal de atendimento no e-commerce.

O tempo médio gasto lendo um email cresceu aproximadamente 7% entre 2011 e 2016

É de se considerar que a expansão do móbile tenha contribuído para que as pessoas possam acessar seu email em um toque através do aplicativo. Sendo assim, o cliente pode acessar sua marca, email e o que melhor possa oferecer em apenas um toque no seu smartphone.

5 dicas para aumentar a receita do e-commerce através do email marketing

Teste AB

Boa parte do marketing digital se baseia em testes. Aquelas ações que funcionam, as que não performam bem e as que podem ser melhoradas para aumentar a receita do e-commerce. Adotar o teste AB é buscar o melhor resultado sempre, seja no posicionamento de um botão, uma cor diferente, um texto diferente ou até mesmo horário de publicação diferente.

Entretanto, realizar o teste AB precisa mais do que mudar as coisas, é preciso ter um processo bem definido, como:

  • Documentar as alterações
  • Ter uma hipótese válida a ser testada
  • Um objetivo
  • Condições iguais
  • Tempo de avaliação

Na busca por aumentar a receita no e-commerce, o teste AB no email marketing torna-se uma estratégia poderosa que poderá trazer grandes resultados.

Divida sua base de emails e aplique as hipóteses, pode ser uma headline diferente, um conteúdo, troca de produtos, horários e etc. Veja qual performou melhor e o por quê. E mantenha os testes para aperfeiçoar cada vez mais o desempenho.

Automação para abandono de carrinho

Não são poucos os que ao chegar à finalização da compra, abandonam seus produtos no carrinho. Na mesma pesquisa realizada entre Sebrae e E-commerce Brasil, constataram que aproximadamente 34% das compras paravam no carrinho.

  • Surpresa no valor do frete
  • Cliente em fase de pesquisa
  • Conflito na forma de pagamento
  • Desconfiança na compra
  • Receber alertas com promoções

Esses são alguns dos motivos que fazem com que os consumidores não concluam suas compras. Uma pesquisa mais detalhada feita pela VWO demonstra maiores dados sobre esse comportamento.

Saiba mais: Taxa de Abandono de Carrinho: Conheça mais sobre essa estatística

Como automação ajuda?

Identificado as perdas ao longo da jornada, a automação de campanhas de email marketing para recuperar parte desses abandonos podem trazer ganhos de receita para o seu e-commerce.

Você pode adotar estratégias de descontos para os produtos abandonados, uso de gatilhos alertando o consumidor das últimas unidades, oferecer novas formas de pagamento e outras ações que estimulem o consumidor a concluir sua compra.

Relacionamento através do email

Com tudo, nem todos estão naquela fase de compra. Para isso, trabalhar o relacionamento com a base de emails, identificando necessidades e oportunidades pode ser um passo estratégico para conseguir aquela venda no futuro.

Para que isso seja possível e você conseguir aumentar a receita do e-commerce, realizar uma boa segmentação torna-se fundamental. Enviar conteúdos, newsletter sobre um assunto que não interessa o lead não terá nenhum sucesso. Isso sem falar de disparar emails de produtos sem ao menos o lead conhecer sua marca e se relacionar.

Uma boa estratégia é o que chamamos de inbound commerce. Uma estratégia que pode ampliar seus ganhos e aumentar a lucratividade da loja. Você pode conhecer um pouco mais sobre o assunto através do nosso ebook.

Baixe o ebook: Ebook Inbound Marketing para E-commerce

Aproveite a sazonalidade

Temos no varejo nacional datas importantes como: dia das mães, dia dos namorados, Dia dos Pais, Black Friday, Natal e etc. São datas extremamente relevantes dentro do calendário de varejo que não podem ser deixadas de lado.

Com isso em mente, procure planejar suas campanhas, atrair leads ao longo do tempo para que possa aproveitar e extrair o máximo de resultado nesses dias especiais.

Como foge das campanhas comuns, é preciso uma dose maior de criatividade para chamar a atenção do lead, principalmente devido a quantidade enorme de emails que são disparados e concorrerão com o seu pela sua atenção.

Adote as melhores práticas de email marketing

Se você quer aumentar a receita do e-commerce através do email marketing é imprescindível que ao menos ele receba o seu email. Muitos se perdem na caixa de SPAM ou barrados de alguma forma que impossibilitam o lead abrir, ler e converter no seu email.

Estar atento as boas práticas é fundamental para ter uma boa entrega, abertura e clique no seu email. Alguns pontos que você deve tomar cuidado ao desenvolver um email marketing:

  • Não compre lista de email, forme uma.
  • Tenha uma boa ferramenta de disparo.
  • Evite excesso de imagens. Opte em trabalhar o email marketing formato HTML.
  • Crie uma headline persuasiva que faça o lead querer abrir o email
  • Design bem elaborado
  • Desenvolva um bom conteúdo
  • Tenha sempre um CTA (Call to action)
  • Acompanhe o desempenho

Procure acompanhar e documentar os progressos e as ações que não deram tão certo. Algumas ferramentas lhe dão as estatísticas de desempenho, como taxa de abertura, taxa de entrega, taxa de clique, descadastramento e outras métricas que contribuem para orientar sobre o desempenho daquele email.

Além desses dados, procure destacar o ROI daquela campanha. Quanto em receita aquele email marketing trouxe. Isso poderá servir de base para comparar com o desempenho dos demais canais e melhorar o planejamento financeiro das suas campanhas de marketing digital.