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Como definir um orçamento de marketing digital para o seu e-commerce?

Felipe Beraldo

Por Felipe Beraldo

22 de junho de 2019

Dúvida muito recorrente, principalmente no quadrante de empresas que:

  • Estão iniciando sua operação no e-commerce e não possuem noção de investimento
  • Nunca investiram diretamente em marketing digital
  • Não possuem histórico ou métricas para ajudar na definição de budget

Porém, como sempre dizemos aqui na Ciclo Digital, para tudo existe uma solução, e neste conteúdo vou procurar te ajudar em como você pode definir este valor.

De forma direta, não existe um único formato na definição do orçamento de marketing, algumas empresas se baseiam no faturamento, algumas no CAC (custo de aquisição de cliente) e as mais maduras com base em um histórico de vendas de um determinado período, prevendo crescimento caso invistam mais.

Definindo o orçamento ideal para o seu e-commerce

Exemplos práticos:

Meu e-commerce já fatura

Neste caso, avalie o histórico de vendas e o ROI (retorno sobre o investimento) que você obteve em um determinado período, e defina um percentual, alguns e-commerces alocam até 10% do seu faturamento em marketing digital.

Faturamento: R$ 120.000,00/mês *10% = R$ 12.000,00/mês

É importante ressaltar que existem fatores externos, como a competitividade de um nicho de mercado, ou seja, quanto mais competitivo for o seu segmento, maior a probabilidade de o investimento ser maior.

Avalie qual é a média que empresas no seu setor investem mensalmente em marketing digital, te ajudará a definir o seu orçamento de forma competitiva.

Um outro fator a se considerar é a margem de lucro que o seu negócio possui, para conseguir alocar tal percentual.

Portanto estar alinhado junto ao seu financeiro para definir o orçamento real é de extrema importância.

Possuo ponto físico, mas meu e-commerce ainda não fatura.

Neste caso como não há um histórico sólido de vendas online, você precisará testar o seu mercado, ou seja, deverá planejar um investimento inicial para gerar tráfego para a sua loja.

Assim como o exemplo acima, você pode utilizar como base o faturamento que deseja atingir.

EX: Objetivo R$ 50.000,00/mês * 10% = R$ 5.000,00/mês

Você também pode definir com base no CAC (Custo de aquisição de clientes), ou seja, quanto você está disposto a pagar por um novo cliente?

O ideal é que o seu CAC nunca ultrapasse o seu ticket médio ou LTV (life time value), então vamos simular um cenário:

Digamos que o seu ticket médio seja de R$ 180,00, se planejarmos alocar um terço para aquisição de clientes, ficaria algo por volta de R$ 60,00 por cliente.

Então caso você queira obter 200 clientes, seu orçamento deverá ser 200 x R$ 60,00 =
R$ 12.000,00.

Levando em consideração o seu ticket médio de R$ 180,00, o seu e-commerce faturaria R$ 36.000,00 neste cenário, por hora é um custo de aquisição alto e o papel do marketing será trabalhar para reduzir este custo e aumentar o volume de novos clientes ao longo do tempo.

Por este motivo sempre indicamos que você possua um mix de ações de marketing digital, trabalhando diversos canais de forma integrada, dessa forma você tornará suas ações de marketing digital mais eficientes e com um CAC (custo de aquisição de clientes) menor.

O que é importante entender na hora de distribuir o orçamento planejado?

É importante entender que após o orçamento planejado, é um equívoco acreditar que ele será direcionado apenas para mídia, muito pelo contrário, existe também gestão e operação, ou seja, a equipe que irá administrar esta verba, seja um time de marketing interno ou um parceiro externo como nós por exemplo.

Então, é importante entender estes dois itens (Gestão e operação + investimento em mídia), desta forma você conseguirá se planejar melhor para evoluir as vendas do seu e-commerce.

Procurei deixar este conteúdo simples e direto, expondo algumas formas práticas que podem te ajudar.

O que achou? Deixe sua opinião ou dúvida nos comentários abaixo que ajudaremos da melhor forma possível.

Um grande abraço