© 2019 - Ciclo Inteligência em E-commerce.
All rights reserved.

BLOG

Homem analisando previsibilidade em vendas online

Como vencer a falta de previsibilidade em vendas online?

Flávio Beraldo

Por Flávio Beraldo

3 de setembro de 2019

Se você trabalha com e-commerce e está lendo este post, você provavelmente sofre com a estagnação ou queda de conversão. Mas, principalmente, com a falta de previsibilidade em vendas online.

Todo e-commerce enfrenta sazonalidade. No entanto, é preciso buscar maneiras de equilibrar os períodos de muitas vendas e os de “vacas magras”.

Primeiramente, se você busca o sucesso do seu negócio, sugiro que comece a elaborar uma estratégia de captação constante de novos leads e de fidelização.

Homem desenhando estratégia de previsibilidade em vendas online

Se nenhuma outra agência digital te contou isso, a culpa não é sua. 

Mas, a boa notícia é que essa estratégia já tem nome, definição, estudos e cases de sucesso. Grandes players têm utilizado desse plano para alcançar resultados.

Dentre tantas alternativas, o Inbound Marketing ganha um destaque especial no mercado. 

O que é Inbound Marketing e como ele ajuda nas vendas online?

Muita gente tem me perguntado sobre o Inbound Marketing e como ele pode ajudar a vencer a falta de previsibilidade em vendas online. 

Uma das minhas definições preferidas é a da Rock Content: Inbound Marketing é o conjunto de estratégias de marketing com foco em atrair, converter e encantar os clientes. 

Homem desenhando estratégia de previsibilidade em vendas online

Em outras palavras, ele busca atrair os clientes com conteúdos relevantes, de forma a conduzi-los a tomar certas ações até, finalmente, comprar o seu produto.

Para isso, o consumidor passa por um funil de marketing e vendas, que funciona como uma jornada de compra. 

As suas principais vantagens são a possibilidade de inovar a forma de atrair mais clientes; segmentar o público; trabalhar as redes sociais dependendo menos de mídia paga; mensurar resultados de forma assertiva; e muito mais!

Além disso, vale ressaltar que o Inbound funciona mesmo se você estiver com uma equipe enxuta, e baixo ROI para gerar investimento. 

Aqui na Ciclo, brincamos que basta você estar focado e motivado por resultados que nós fazemos acontecer!

Turbine suas vendas online com um crescimento sustentável 

Marketing de Dados

Métricas sobre previsibilidade em vendas online

Você já deve ter ouvido falar de Business Intelligence e Big Data, certo?! 

O Inbound Marketing está totalmente relacionado com as novas tecnologias de gestão de dados do Google. Isso porque, ele coleta as informações que são adequadas àquilo que o seu potencial cliente espera, e as principais tendências de comportamento .

O que eles mais pesquisam na internet? Que tipo de conteúdo preferem? Quais dificuldades encontram em seu site? 

Enfim, informações, que antes levavam meses até serem contempladas, hoje são obtidas rapidamente.

Você pode, por exemplo, testar se uma mudança na página de compra do seu site trará mais resultados, por meio de um mapa de calor. Ou, verificar se o assunto de determinado e-mail marketing está bom, por meio da taxa de abertura e cliques. 

O fato das mudanças serem feitas com base em dados, de forma a otimizar sua campanha de marketing, pode aumentar muito o seu ROI e mais previsibilidade em vendas online. 

Atração recorrente de tráfego

Loja com placa de que está aberta

Se você não sabe como será o tráfego do seu e-commerce no próximo mês, é impossível mensurar quantas vendas online fará. 

Muitas lojas virtuais dependem do investimento em mídia paga para gerar tráfego. Entretanto, isso é um problema, porque, se as vendas vão mal em um mês, o investimento será diminuído e, consequentemente, os resultados.

No Inbound, a ideia é gerar uma máquina de tráfego constante, por meio de conteúdo relevante e otimizado em SEO

Um dos principais responsáveis por isso é o Google. Na verdade, ele leva em consideração mais de 200 fatores para rankear a sua página nas buscas. Inclusive pelo uso de palavras-chave no conteúdo.

Logo, uma vez no ar e bem posicionado, um conteúdo continuará gerando acessos ao seu site. 

Por exemplo, se você ranquear bem em uma palavra-chave cuja quantidade de buscas mensais é de 8.000, e ficar em primeiro lugar na página de busca, você irá gerar 5.000 acessos, no mínimo, por mês.

Computador com facebook ads aberto

E isso é perene. Ou seja, a média de pesquisas da palavra pode até variar um pouco, mas 90% das vezes, se manterá bem próximo ao valor conferido. É o famoso tráfego orgânico.

Mídia programática

A mídia programática consiste em um conjunto de informações que permitem ao e-commerce escolher onde seus anúncios serão publicados e que empresas poderão anunciar em sua página.

As vantagens disso, mais uma vez, são o controle sobre seu investimento e a otimização constante. 

Caso seus anúncios não estejam performando bem, você pode identificar outros potenciais locais em que eles possam funcionar melhor, baseado em segmentação específica.

A otimização como estratégia de vendas pode aumentar o seu ROI e potencializar os seus resultados. 

Marketing de Conteúdo

Quadro do trello sobre marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo funciona como uma estratégia base para o inbound marketing. Isso porque, ele consiste na criação de conteúdo constantes e relevantes para a persona.

Esses conteúdos podem ser em formato de texto, vídeo, case, material rico como ebook, whitepaper, infográfico, guest posts, e muito outros. 

Basicamente, o processo se dá  na construção de uma estrutura de palavras-chave, separadas de acordo com a jornada de compra da persona, e passa a criar conteúdo para cada uma delas.

Esses conteúdos servem como “iscas” para atrair leads, seja por landing pages ou e-mails marketing. 

Além disso, como são planejados para conduzir o lead pela jornada de compra, eles também irão gerar vendas recorrentes na sua loja virtual.

Automação de marketing

Por meio de um mecanismo de automação de marketing, você pode enviar um conteúdo via e-mail direcionando o consumidor a avançar nas etapas do funil de marketing. 

Assim você cria mais uma fonte recorrente de acessos e mais vendas dentro do seu site. E o melhor: de forma automatizada. 

Controle do ROI nas vendas online

Mulher ensinando homem como vencer a falta de previsibilidade em vendas online

Eu arrisco dizer que o maior diferencial do Inbound Marketing seja o controle total, amplo e irrestrito sobre o ROI dos seus investimentos.

Isso porque, por meio de informações fornecidas por softwares e pelo próprio Google de forma gratuita, é possível saber quantas vendas foram geradas a partir do blog, e-mail marketing, redes sociais ou mídia paga.

Sendo assim, o seu investimento é totalmente controlado. Ou seja, você terá um custo fixo por mês, que irá gerar resultados previsíveis, escaláveis e otimizáveis.

Quer dizer, se você investe X no blog com o retorno de 2X, é possível dizer que se você dobrar o investimento, seu retorno também dobrará. 

Além disso, as ferramentas permitem que você otimize esses resultados praticamente on time. Por exemplo, se um conteúdo não está bem posicionado na página de resultados, você pode otimizá-lo até que apareça nas primeiras posições.

Da mesma forma, isso acontece com a mídia programática, e-mail marketing, landing pages e redes sociais. 

Cliente realizando pagamento de compra

O processo em sua teoria é simples e didático. Mas, na prática será necessário a interpretação de especialistas. Entretanto, uma vez feito, a probabilidade de aumentar as vendas online e o faturamento é bem maior.

Já imaginou as suas metas batidas todo mês? O seu negócio com bons resultados de vendas e aumento do ticket médio? Ou você recebendo o reconhecimento merecido pelo trabalho? 

Quem tem um e-commerce, busca previsibilidade nas vendas e controle sobre cada centavo investido. E uma agência especializada pode te ajudar muito a melhorar a estratégia de vendas. 

Aqui na Ciclo ajudamos mais de 150 parceiros a vencer a falta de previsibilidade em vendas online. 

Como vencer a falta de previsibilidade em vendas online? - Fale conosco