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Como integrar seu e-commerce ao marketplace?

Flávio Beraldo

Por Flávio Beraldo

15 de dezembro de 2016

Recentemente falamos em nosso blog sobre as vantagens e desvantagens em trabalhar com marketplaces. Como você deve saber, alguns lojistas quando iniciam suas atividades no ambiente online focam nos marketplaces.

Porém os marketplaces não são utilizados apenas por lojistas iniciantes, algumas empresas maiores trabalham seus e-commerces de forma integrada, E-commerce + Marketplaces. Em muitos casos é uma parceria que vale a pena ser explorada.

Aconselho que leia o nosso conteúdo sobre marketplaces, nele separamos uma lista com varias opções que você poderá explorar. Para acessar o conteúdo clique aqui.

Verifique se a sua plataforma possui integração disponível.

Já comentamos também em nosso blog sobre as principais plataformas de e-commerce disponíveis no mercado. Falamos sobre as plataformas proprietárias, plataformas alugadas, suas vantagens e desvantagens.

Pois bem, algumas destas plataformas possuem o sistema de integração disponível que pode variar dependendo da plataforma de e-commerce que você utiliza.

Algo muito comum na ativação de marketplaces é que algumas plataformas cobram pela ativação desta funcionalidade, já outras possuem a funcionalidade já disponível sem custo adicional.

Portanto, vale à pena entrar em contato com o seu fornecedor de plataforma e verificar como funciona o sistema de integração com os marketplaces disponíveis no mercado.

Quando falamos em plataformas opensource, também possuímos algumas variações. Aqui na Ciclo Digital, trabalhamos um bom tempo desenvolvendo e-commerces através da plataforma opencart, neste caso quando precisávamos utilizar algum tipo de integração com sistemas terceiros, nós utilizávamos módulos desenvolvidos pela codemarket.

Caso você possua sua loja na plataforma opencart, aconselho explorar a codemarket, eles possuem módulos já desenvolvidos que poderá te ajudar a economizar tempo e custos com desenvolvimento de uma integração especifica.

Empresas Especializadas em Integrações

Existe outra possibilidade que você pode explorar, se estiver interessado em realizar uma integração do seu e-commerce com algum marketplace, a utilização de empresas especializadas em integrações.

Aconselho a pesquisar e entender, como cada empresa funciona. Vou listar algumas das empresas especializadas abaixo:

OBS: Geralmente, as empresas que fornecem este tipo de suporte, trabalham com e-commerces que possuem um grande volume de produtos e precisam ser integrados, portanto, se você possui um volume considerável de SKU’s, vale explorar as possibilidades e funcionalidades disponibilizadas por elas.

HUB2B Empresa especializada na conexão com diversos marketplaces no mercado, você pode gerenciar todos os produtos em diversos canais de venda em um único local, modificar preços específicos para cada canal, fazendo com que você tenha uma maior competitividade com seus concorrentes.

Plugg.toPlugg.to é um hub de integração de e-commerce que possibilita integrações rápidas e inteligentes entre plataformas de lojas virtuais, ERPs, Fornecedores e Marketplaces.

Quais são as vantagens em integrar seu e-commerce a um marketplace?

Abaixo, vamos destacar alguns pontos que já comentamos anteriormente em nosso conteúdo sobre marketplace, porém vale reforçar.

Se você pensa em obter uma maior escala em suas vendas online, considerar o marketplace como aliado pode contribuir com este objetivo. O que de fato você estará implementando é uma ampliação de seus canais de vendas pela internet.

Algumas vantagens:

1 – Visibilidade

Caso sua loja esteja integrada com os principais marketplaces do mercado, você terá uma maior visibilidade, lembrando que grandes marcas de marketplaces possuem um volume alto de acessos (Tráfego), portanto, é uma excelente oportunidade para que sua empresa seja conhecida por novos clientes.

2 – Aumento de vendas

Embora os marketplaces cobrem comissão pela venda ou um custo fixo mínimo, você terá a possibilidade de aumentar o seu volume de vendas, pois agora você não dependerá apenas de suas campanhas ou e-commerce. Como se trata de um canal extra com alto volume de acessos, as vendas costumam aumentar.

OBS: Vale considerar a opção e analisá-la estrategicamente, cada marketplace possui uma forma diferente de cobrança, aconselho que estude cada um e veja quais são as vantagens e desvantagens antes de iniciar uma integração.

3 – SEO

Falamos em nosso blog, a importância do SEO para o e-commerce, ou seja, acessos orgânicos nos possibilitam redução de custos com compra de mídia e nos proporcionam um alto volume de visitas, contribuindo com novas vendas.

Clique aqui para saber mais sobre SEO

Quando você estiver integrado com o marketplace, receberá parte destes acessos dos usuários que quiserem conhecer sua loja, lembrando que marketplaces com nomes fortes no mercado estão bem posicionados organicamente. Basicamente quando você subir o seu produto na plataforma obterá parte do fluxo para o seu site.

Resumo

Neste conteúdo vimos algumas formas de realizarmos as integrações do e-commerce com os marketplaces disponíveis no mercado, tanto via módulos de terceiros, empresas especializadas e também através de plataformas que já disponibilizam a integração de forma simples.

Vale a pena realizar uma análise do cenário atual da sua loja, verificando os custos envolvidos tanto na integração quanto na utilização de cada marketplace envolvido.

Espero que este conteúdo tenha contribuído e agregado um conhecimento maior sobre o assunto.

Deixe seu comentário abaixo que responderemos o mais breve.

Um grande abraço.