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Como melhorar a retenção de clientes no carrinho de compras?

Flávio Beraldo

Por Flávio Beraldo

25 de novembro de 2016

É notório os desafios que os e-commerces brasileiros enfrentam se comparado dos e-commerces internacionais, onde a taxa de conversão é maior e a taxa de abandono de carrinho é menor, o Brasil ainda está em fase de crescimento e amadurecimento.

Os problemas que fazem com que o consumidor desista de sua compra podem ser diversos, vamos destacar algumas como: Indecisão, Navegação, Preço, Frete, Sistema de pagamento, Checkout, cadastro de informações, prazos, entre outros.

São diversos os motivos que afetam diretamente o consumidor no momento da finalização, abaixo vamos destacar cada um dos comportamentos que comentei acima.

Principais motivos para o abandono de carrinho

1 – Indecisão

É muito comum o consumidor adicionar diversos produtos no carrinho, avançar nas etapas de finalização e simplesmente abandonar a compra. Mas por que isto ocorre?

Pois bem, sempre que uma pessoa está em momento de compra e por algum motivo trava, o grande vilão neste caso é a falta de informação para que ele tome a decisão.

Portanto, trabalhar as informações de maneira didática e clara, pode contribuir com a diminuição de taxas de abandono. O marketing de conteúdo também ajuda neste momento, visto que quando você trabalha o conteúdo do produto, explora as possibilidades de como ele pode ajudar o cliente a solucionar um determinado problema.

2 – Navegação

Muito falamos sobre a experiência do usuário em seu web site. Quando trabalhamos focados em melhorar a experiência do cliente, facilitando a sua navegação pela loja, localização de produtos e informações claras, estamos ajudando o nosso cliente a percorrer pelo funil de vendas de forma mais eficiente.

Foque os seus esforços e mapeie o desempenho do seu web site, hoje existem ferramentas que geram mapas de calor apontando a usabilidade por parte do cliente, regiões do web site mais exploradas, botões mais clicados e áreas que podem ser melhoradas para que você facilite a leitura para ele.

3 – Preço

Se você trabalha com produtos de fácil aquisição, onde há um maior número de players no mercado, não deve deixar de avaliar a sua precificação, ela pode impactar no momento de decisão, caso esteja acima do praticado no mercado.

Hoje o consumidor possui o poder, ou seja, ele tem a possibilidade de explorar diversos players antes de decidir realizar uma compra, ele pesquisa preços, formas de pagamento, prazo de entrega antes de finalizar o pedido.

4 – Frete

Algo que é muito praticado no Brasil e que acabou fazendo com que o cliente se acostumasse desta forma, é a questão de frete grátis.

Aos poucos as empresas estão eliminando este benefício que obviamente não é tão simples de realizá-la.

Pois bem, nesta etapa tente planejar estrategicamente formas de o frete ser atrativo, em alguns casos, dependendo da entrega, o frete acaba sendo mais caro que o próprio produto. Este é um dos motivos que afetam diretamente o fechamento do pedido.

5 – Sistema de pagamento

Pense nesta fase como um facilitador para o cliente, quanto mais formas de pagamento você possibilita, melhor será. Hoje, grande parte dos intermediadores de pagamento agrupa várias formas de pagamento, seja por boleto, cartões de crédito, débito ou transferência bancária.

Verifique se o seu e-commerce dispõe destas facilidades para o consumidor.

6 – Checkout

A fase final da compra, o checkout!

Em muitos casos grande parte do abandono dos produtos ocorre aqui. Alguns fatores comuns nesta fase é a quantidade de informações que são solicitadas ao cliente, formulários extensos também prejudicam a conversão.

Ao trabalharmos atendendo e-commerces, percebemos também que checkouts que direcionam o cliente para um link externo, prejudica muito as taxas de conversões, isto ocorre porque o cliente acaba não sentindo confiança.

Tente trabalhar com um smart checkout, quanto mais simples for a etapa de checkout, maior será a taxa de conversão em vendas do seu e-commerce.

Soluções para diminuir a taxa de abandono de carrinho

Com a evolução constante das ferramentas digitais, empresas veem se especializando em soluções especificas para e-commerce, seja para aumentar as conversões em leads e até mesmo ajudar na retenção de clientes que abandonam na etapa de finalização.

Uma das empresas parceiras que atuam conosco é a VE Interactive, falarei um pouco sobre as soluções que possuem disponíveis no mercado.

Uma das soluções mais interessantes e que contribuem com projetos de marketing digital que cuidamos aqui na Ciclo Digital é o VE Panel.

Basicamente, esta funcionalidade armazena o histórico do cliente, como ele interagiu com o site, produtos que ele explorou e até mesmo adicionou ao carrinho de compras.

Com estes dados armazenados, o aplicativo exibe um pop-up de engajamento caso o cliente tente sair do web site, fazendo com que ele realize o fechamento do pedido.

Uma outra ação é o envio de e-mails em cascata, ou seja, caso ele abandone a loja ele receberá dentro de 24 horas uma promoção especifica planejada por você, esta ação nos ajuda na fase de retenção também.

Bem, descrevi algumas das vantagens na utilização do VE Panel, porém nada melhor do que ver como ele funciona na prática, abaixo um vídeo explicativo:

Resumo

Neste conteúdo analisamos os principais motivos que fazem com que o cliente abandone o carrinho de compras, também abordamos dicas simples de como você pode minimizar sua taxa de abandono de carrinho.

A utilização de uma ferramenta de retenção tornará algumas etapas automatizadas, desde que você possua sua estratégia de retenção de cliente alinhada.

Lembre-se que oferecer a melhor experiência contribui para que o cliente se sinta mais seguro e realize a transação.

Espero que o conteúdo tenha te ajudado.

Tem alguma dúvida ou comentário?

Fique a vontade de deixe-os no formulário abaixo.

Um grande abraço.