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Como vender pelo mercado livre: Tudo o que você precisa para iniciar

Flávio Beraldo

Por Flávio Beraldo

14 de setembro de 2017

Se você já possui um e-commerce ou até mesmo está iniciando a comercialização de produtos pela internet, mas está em dúvida sobre como vender pelo mercado livre, nesse artigo você conhecerá os principais passos para iniciar as suas vendas por esse canal.

O que é o mercado livre?

O mercado livre é uma empresa que oferece o serviço de comércio eletrônico para empresas e pessoas, onde é possível vender, comprar, pagar e anunciar produtos, mas é importante saber que o mercado livre não é um e-commerce, e sim um marketplace.

Para entender a diferença entre essas duas formas de vendas online é muito simples. uma empresa que possui um e-commerce como canal de venda comercializam seus próprios produtos, já no marketplace possui uma empresa que gerencia a plataforma (tecnologia) e os produtos são  cadastrados e vendidos por diversos lojistas, como se fosse um shopping.

Como iniciar as vendas pelo mercado livre

Agora que você já sabe o que é o mercado livre, chegou a hora de aprender a como iniciar suas vendas por esse canal.

Crie uma conta

Selecione o que você deseja anunciar

Nos próximos passos você deverá preencher as informações sobre o seu produto:

  • Textos, imagens, vídeos (opcional) e etc.
  • Preço dos seus produtos

Aumentando a visibilidade dos seus produtos

Existem duas formas de exibir os seus produtos para os usuários no mercado livre, uma delas é da maneira gratuita e a outra é anunciando.

  • Gratuita: sua visibilidade é baixa e o mercado livre não permite para vendedores que possua acima de 1 unidade de estoque de uma determinado produto.
  • Anúncio: você alcança mais pessoas e aumenta suas chances de vender. Atualmente o mercado livre possui 2 planos de anúncios: o clássico e premium, sendo que cada um possui um tipo de benefício para o vendedor.

Maneiras de aumentar suas vendas e diminuir as objeções dos seus consumidores

Mesmo o mercado livre possuindo milhões de visitantes, não significa que você vai começar a vender da noite para o dia, por isso é fundamental que você trabalhe em alguns pontos para aumentar sua probabilidade de vender.

Otimize seus produtos para mecanismos de busca

Sabemos que os mecanismos de busca tem um papel fundamental na jornada de compra dos consumidores, por isso deixar de aplicar as técnicas de SEO no mercado livre pode fazer com que você perca oportunidade de vender mais. Por isso antes mesmo de cadastrar os seus produtos, crie um texto seguindo as boas práticas de SEO, com otimizações de palavras-chave, heading tags e etc.  

Imagens

Uma boa forma de inibir algumas objeções que os seus possíveis clientes possam vir a ter sobre os seus produtos é possuir boas imagens para aumentar sua taxa de conversão, por isso você pode trabalhar de várias maneiras:

  • Imagens de alta qualidade.
  • Visões alternativas e detalhadas sobre o produto.
  • Contexto com a utilização do produto.
  • Utilize imagens próprias, isso te ajudará a gerar um diferencial perante aos outros lojistas.

Vídeos

Alguns produtos necessitam de mais informações, não só descritivas e visuais, mas sim sobre a sua capacidade e funcionalidade. Um formato de conteúdo que pode te ajudar com isso é o próprio vídeo, faça um demonstrativo para os seus clientes, isso pode ajudá-lo na sua decisão de compra, evitando uma futura insatisfação sobre o produto adquirido.

Prova social

Outro fator muito importante é a prova social, ou seja, como os consumidores estão avaliando a sua loja no mercado livre, por isso é fundamental que você trabalhe em entregar um bom produto para os seus clientes.

Espero que esse artigo possa te ajudar, caso você tenha alguma dúvida. Deixe seu comentário, caso queira montar um e-commerce, entre aqui.