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Dicas de marketing no Pinterest para seu e-commerce

Flávio Beraldo

Por Flávio Beraldo

18 de janeiro de 2017

A utilização das redes sociais nas estratégias de marketing já se tornou comum e não podia ser diferente. As redes sociais exercem grande impacto no público, já que a maioria dos consumidores se encontram em alguma delas. Neste artigo, iremos dar algumas dicas de marketing para o Pinterest, uma rede social pouco explorada pelo marketing.

Rede Social Pinterest

O Pinterest é uma rede social de compartilhamento de imagens. Através da criação de boards ou painéis, é possível pinar imagens e criar coleções de imagens (pins) em sua galeria. É como se você tivesse sua galeria de artes e você vai adicionando fotos a essa galeria.

Parece bem amador ou até mesmo recreativo, entretanto algumas empresas já descobriram o potencial dessa mídia e vem obtendo grandes resultados, principalmente marcas nos EUA, onde estas estratégias estão mais avançadas.

Como utilizar o Pinterest na empresa

Indo mais profissionalmente nessa rede social, adotar estratégias de marketing para o Pinterest pode lhe trazer muitos benefícios, como:

  • Engajamento com o público
  • Fortalecimento da marca
  • Maior volume de tráfego para o site
  • Novos consumidores

Para que consiga visualizar melhor como o Pinterest pode ajudar nos resultados da empresa, vejamos um exemplo.

Um e-commerce Geek tem um perfil e deseja explorar melhor o marketing para o Pinterest, assim como faz em outras redes sociais. Sendo assim, procura inserir conteúdos que engajem o seu público.

Diante dessa missão, cria quadros/ boards para inserir suas imagens (pins). Ele cria diversos, como Filmes, HQ, Camisetas, Games e Curiosidades. Bom, vejamos como poderia ser exposto esse conteúdo.

Filmes: Neste boad, ele começa a pinar, subir imagens de filmes famosos, por exemplo, um pôster de Senhor dos Anéis, Star Wars, Star Trek e outros que engajem o usuário. Esse público irá ver que a sua marca está em sintonia com ele, irá ver uma marca que se identifica.

Curiosidades: O e-commerce Geek, viu também que seu público gosta de curiosidade sobre séries. Sendo assim, ele cria uma imagem e sobe no board. Quando ele posta, ele faz uma chamada legal, como: Veja 5 curiosidades sobre a Série Breaking Bad. Além da chamada, ele direciona esse usuário para o blog da marca, onde escreveu um conteúdo sobre essas curiosidades, levando assim tráfego para o seu blog. Sim, mesmo sendo uma rede social de compartilhamento de imagens, é possível inserir link que direcione o usuário para outro endereço.

Camisetas: O e-commerce Geek também quer vender suas camisetas. Com isso, no board ele pina camisetas que comercializa, por exemplo, camisetas da série Breaking Bad, Star Wars, The Walking Dead e outras coleções. Assim, ele cria uma chamada para quem quiser adquirir a camiseta através da loja, onde basta somente clicar que será direcionado para a página do produto.

É importante que esses boards e Pins contenham palavras-chave para que o usuário encontre você com mais facilidade. No Google Adwords, planejador de palavra-chave, você pode realizar a busca dos termos mais relevantes do seu público.

Esteja preparado para o público

Em uma estratégia de marketing para o Pinterest é preciso pensar em toda a jornada. Do que adianta você pinar imagens do seu produto, direcionar para a página do seu e-commerce, sendo que ele não é responsivo?

Os acessos em massa das redes sociais são feitos através de dispositivos móveis, sendo assim é primordial que a experiência desse usuário não seja afetada negativamente.

Assim como ter um layout responsivo em sua loja, por ser uma rede social de imagens, a qualidade conta muito. Assim como é possível pinar as imagens que aparecem na timeline, também é possível fazer uploads das suas criações.

Ter essas imagens em boa qualidade, trará mais credibilidade a sua marca, além de ter o visual do perfil mais valorizado. Vejamos algumas marcas que trabalham bem seus boards e qualidade de imagens.

Sephora

Sua marca pode criar os boards que haja interesse do público. Aqui a marca procura colocar algumas categorias de produtos que comercializa. A marca possui mais de 470 mil seguidores.

CVC Viagens

Veja a exposição da CVC Viagens. Nos boards, ela procura expor pins de lugares diversos, onde os usuários podem pinar, dar like ou compartilhar com outros usuários. É muito comum os usuários pinarem várias dessas imagens em seus boards para que comparem e possa decidir seu destino.

RD Station

A Resultados Digitais, empresa que tem como produto o RD Station, ferramenta de automação de marketing e nosso parceiro, procura expor conteúdos educativos, como infográficos para seus seguidores, outro tipo conteúdo que pode ser trabalhado dentro do Pinterest. Sendo que o uso de infográficos são comuns em estratégias de marketing no Pinterest das empresas.

Análise de dados de marketing para o Pinterest

Assim como as outras redes sociais, é possível mensurar os dados. Entre as métricas que possam ser avaliadas estão: o número de impressões, imagens mais pinadas, boards mais engajados, entre outras métricas.

Neste vídeo produzido pelo próprio Pinterest você pode conferir como funciona o painel de análise e quais as métricas podem ser avaliadas pelo time de marketing.

 

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