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Estratégias de Marketing Digital para E-commerce

Flávio Beraldo

Por Flávio Beraldo

22 de março de 2017

Para qualquer negócio, o processo estratégico é fundamental, pois evita o desperdício de recursos e o desenvolvimento de ações que não irão atingir o resultado desejado pela empresa.

Por isso os varejistas digitais devem ficar bem atentos as estratégias de marketing para e-commerce que estão sendo implementadas, porque isso impacta diretamente na lucratividade.

Para isso deixo uma frase inspiradora de Sun Tzu – A arte da guerra

“A estratégia sem tática é o caminho mais lento para a vitória. Tática sem estratégia é o ruído antes da derrota.”

Como selecionar as melhores estratégias de marketing digital para e-commerce

Antes de selecionar qualquer estratégia de marketing para sua loja virtual, o primeiro passo é a definição de metas e objetivos que a empresa almeja, pois com isso você conseguirá traçar os melhores caminhos para chegar ao resultado esperado.

Um dica é a utilização da ferramenta S.M.A.R.T

http://blog.cicloagenciadigital.com.br/definir-metas-com-smart/

Com as estratégias já definidas é o momento de avaliar o cenário atual do seu e-commerce, você pode fazer isso através dos relatórios do histórico digital do seu negócio ou se é uma nova loja pode fazer um estudo de benchmarking dos seus concorrentes.

Como fazer o levantamento do histórico da minha loja virtual?

Para fazer um levantamento desses dados é bem simples, basta você possuir uma ferramenta de web analytics, como por exemplo o Google Analytics ou se seu negócio tem um ecossistema de BI (business intelligence) implementada será ainda mais fácil de fazer esse mapeamento.

Nessas ferramentas de marketing digital e negócio, deve extrair informações como, por exemplo:

  • Número de visitantes únicos/total
  • Número de visitantes únicos/por canal
  • Taxa de conversão/total
  • Taxa de conversão/por canal
  • Investimento por canal
  • ROI por canal

Com essas informações básicas você já conseguirá ter respostas para as soluções que irão resolver os seus problemas.

Como faço um estudo dos meus concorrentes?

Com cada vez mais soluções para marketing digital, extrair informações dos seus concorrentes não se torna mais um tarefa tão difícil, para isso trago 2 dicas de ferramentas para você.

1º SimilarWeb: Com essa ferramenta você consegue extrair um resultado aproximado do número de visitantes que o site do seu concorrente e também os principais canais de acesso e divulgação. Isso é essencial para você ter um parâmetro estratégico.

Se você possui um budget, pode adquirir a versão paga ou se está procurando uma solução gratuita, pode instalar em seu navegador o aplicativo de extensão.

SEMRush: Uma das ferramentas mais conhecidas de SEO, também possui um módulo de benchmarking que é bem simples, apenas inserir a URL e extrair as informações, mas diferente do SimilarWeb, só conseguirá esses dados com a versão paga.

Como dica para a próxima fase nós adotamos o triangulo invertido TED que é uma das nossas metodologias aqui na Ciclo.

Tráfego: Avalie se sua loja virtual está com uma quantidade de visitas equivalente aos demais players do segmento de mercado. Se não anote em seu planejamento estratégico um dos pontos que precisam ser trabalhados no marketing digital.

Experiência: Sua loja virtual já possui uma grande quantidade de visitantes, mas a taxa de conversão está abaixo do índice médio dos e-commerces brasileiros que é de 1,65%? Então agora é o momento de começar a adotar estratégias para otimizar as conversões e melhorar o funil de conversão da sua loja.

Dados: Para qualquer negócio ou e-commerce é fundamental que seja adotada a filosofia data-driven, que é basicamente tomar decisões com base em dados. Para isso verifique se há informações importantes que estão sendo desperdiçadas ou se suas ferramentas de marketing e negócio precisam ser configuradas da maneira correta.

Aumentando o tráfego do seu e-commerce

Aqui separei alguma das estratégias que você pode utilizar para aumentar as visitas da sua loja virtual.

Marketing de busca

Os buscadores representam praticamente quase 70% das visitas dos e-commerces no Brasil, por isso se você está sofrendo com uma baixa quantidade visitas na sua loja e deseja obter resultados eficientes, estratégias de busca são uma ótima solução. E existem duas formas de você atrair clientes através desse canal:

SEO: Search engine optimization ou otimização de sites para buscadores é uma forma de atrair visitas através da busca orgânica, ou seja, esse canal é muito eficiente e trás consigo benefícios de não precisar investimentos em compra de mídia, viabilizando o ROI do seu marketing.

SEM: Search engine marketing ou como é conhecido no Brasil marketing de otimização de buscadores, é um formato diferente do SEO, nesse modelo você trabalhará a parte paga dos buscadores, através de compra de mídia.

http://blog.cicloagenciadigital.com.br/seo-e-sem/

Marketing de Conteúdo

Uma das grandes estratégias que a sua loja não pode deixar de fora é o marketing de conteúdo, pois com ele você consegue atrair e impactar novos clientes que estão na fase de busca por informações.

O marketing de conteúdo vai muito além de montar um blog para seu e-commerce, ele é uma estratégia que pode ser destrinchada em vários formatos e momentos da jornada de compra do seu cliente, como através de vídeos, ebooks, infográficos, emails e demais formas.

Um dos grandes fatores que sua loja deve começar a investir em conteúdo:

As pessoas estão cada vez mais eliminando a publicidade invasiva.

  • Mais de 200 milhões de pessoas usam ad blockers, incluindo cerca de 16% da população dos EUA. – PageFair

  • 69% das empresas informam que seu orçamento de marketing em vídeo está aumentando. – Ascend2
  • 45% dos marqueteiros dizem que o blog é a sua 1º estratégia de conteúdo mais importante – Social Media Examiner
  • As marcas gastam 25% – 43% do seu orçamento em marketing no conteúdo, mas apenas 23% das CMOs sentem que estão produzindo as informações certas para o público certo e entregando-as no momento certo e formato correto. Business2Community

Veja mais estatísticas sobre marketing de conteúdo

Mídias Sociais

As redes sociais são um ótimo caminho para lojas que possuem estratégias de marketing de conteúdo bem definidas e SAC 2.0 organizado para oferecer um bom suporte para o seu cliente.

Se você deseja aplicar uma boa estratégia anunciando nas redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram e etc. não compartilhe produtos e sim conteúdos que levem as pessoas a conhecerem a sua marca.

Um dos pontos positivos é que fazendo marketing nesses canais através de anúncios, você conseguirá segmentar por interesses e informações demográficas. Vale a pena aplicar em suas estratégias.

Inbound Marketing para E-commerce

Para lojas que já possuem um processo interno bem definido, o Inbound marketing ou Inbound Commerce é uma forma completa de atrair, converter e fidelizar clientes.

Para essa estratégia eu deixo um material bem legal desenvolvidos por nós da Ciclo, apenas clique aqui e baixe o Ebook completo de Inbound Marketing para E-commerce.

Melhorando a taxa de conversão do seu e-commerce

Para e-commerces que já possui visitas consideráveis é hora de melhorar a taxa de conversão.

CRO – Otimização de conversão

Conversion rate optimization ou otimização de taxa de conversão é uma estratégia desenvolvida que visa aumentar a rentabilidade das ações de marketing de uma loja virtual, pois ela é composta por uma série de ações táticas como: estudo de usabilidade, testes A/B e multivariaveis e outras ações.

Dica de alguns conteúdos para complementar seu conhecimento sobre CRO:

http://blog.cicloagenciadigital.com.br/otimizacao-de-conversao-para-e-commerce/

Entenda a importância dos gatilhos mentais para aumentar a sua conversão

http://blog.cicloagenciadigital.com.br/gatilhos-mentais-no-e-commerce/

Confira as ferramentas que podem te auxiliar nas estratégias de CRO

http://blog.cicloagenciadigital.com.br/ferramentas-de-cro-para-conversao/

Entenda a importância do teste A/B para aumentar os seus resultados de ROI

http://blog.cicloagenciadigital.com.br/teste-a-b-para-e-commerce/

Veja alguns estudos de caso e gerar novos insights em suas estratégias

http://blog.cicloagenciadigital.com.br/estudos-de-caso-para-otimizacao-de-conversao-para-e-commerce/

Jornada acompanhada – melhore a experiência do seu cliente

Você sabe em qual etapa do funil de conversão está o maior gargalo da sua loja virtual, não? Então é fundamental que você comece a mapear e remodelar o seu funil para aumentar a receita do seu e-commerce e também facilitar a experiência de compra do seu cliente.

Aplicando dados no seu e-commerce

Como disse no início desse texto, a prática da utilização de dados é fundamental pra empresas da nova era, essencialmente para os varejistas digitais que trabalham com uma grande quantidade de informação. Para isso nessa etapa separei algumas informações para solucionar os seus problemas.

Google Analytics: Essa ferramenta do Google é uma das mais conhecidas pelos profissionais de marketing digital, mas além de acompanhar as visitas e vendas geradas pelos canais, você tem utilizado 100% dos recursos e insights que essa ferramenta pode te trazer?

Para isso avalie as correções e configurações que devem ser feitas, caso tenha dúvidas, fale com a gente teremos um grande prazer de lhe ajudar.

BI – Business Intelligence: Se você deseja ter uma visão 360 e integrada do que está acontecendo no seu e-commerce, a união dos dados em ferramentas de BI é essencial para você conseguir enxergar informações mais estratégicas.

Boas ferramentas que você pode utilizar: Qlikview, Tableau, Sisense.

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