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Ferramentas de E-mail Marketing para E-commerce

Flávio Beraldo

Por Flávio Beraldo

23 de janeiro de 2017

É notório que empresas que utilizam o e-mail marketing para se relacionar com seus clientes, promover produtos e soluções estão um passo a frente de empresas que não trabalham esta ação, se não uma das mais importantes do marketing digital.

Hoje as empresas possuem diversas soluções disponíveis no mercado, algumas com valores baixos, médios e outras com valores maiores, tudo depende obviamente da necessidade que você possui e que tipo de funcionalidades necessita utilizar.

Portanto, separei neste conteúdo as principais ferramentas de e-mail marketing para o seu e-commerce e também como você pode utiliza-las para gerar maiores resultados para o seu negócio.

Vantagens em utilizar uma ferramenta de e-mail marketing

Uma das práticas mais comuns dentro do marketing digital que muitos e-commerces fazem, é focar todo o seu esforço nas ações de tráfego para a loja, ou seja, grande parte do investimento é destinado para novos canais, Google, Facebook e Marketplaces a fim de obter um maior número de pessoas impactadas e gerar um volume maior de tráfego para o site.

De fato, não há problema em trabalhar estas ações, no entanto, alguns e-commerces esquecem o um dos principais ativos que uma empresa pode possuir para gerar vendas, a sua lista de e-mails.

Pense da seguinte forma, a taxa média de conversão em um e-commerce é de 1.5% em média no Brasil, desta forma o que você faz com o restante do tráfego que visita o seu site, não compra ou que avançam até a etapa de checkout e desistem da compra?

É neste contexto que as ferramentas de automação e e-mail marketing podem contribuir no aumento das vendas, relacionamento com os clientes e promoções.

Quando falamos em promoção, não necessariamente estamos falando em enviar um e-mail de produto a base de clientes. Que tal pensarmos diferente? Que tipo de informações e conteúdo o cliente possui um maior interesse? Já chegou a pensar nesta possibilidade?

Se sua resposta for não, vale pensar.

E-mail Marketing Promocional X Conteúdo

Uma prática muito utilizada e que contribui com o engajamento da marca e redução de custos com mídia é o conteúdo voltado para os interesses da sua audiência, ou seja, o público.

Uma prática que era muito utilizada através do e-mail marketing era focar os esforços da empresa em e-mails totalmente promocionais. Obviamente a empresa necessita vender e necessita expor seus produtos para o cliente, porém quando uma mesma mensagem é vista diversas vezes pela mesma pessoa, isto se torna um incomodo para o público.

Por isso a melhor prática utilizada atualmente por empresas que já identificaram que o cliente precisa ser tratado como um ser único e que devemos encaminhar informações úteis, estão investindo todos os seus esforços em ações de marketing one to one.

Saiba o que é marketing one to one e como ele pode aumentar as sua vendas, clique aqui

Ok, o que de fato isto tem haver com as ferramentas de e-mail marketing para e-commerce?

A resposta é simples, tudo!

Empresas que focam no futuro e utilizam as melhores tecnologias para atender os seus clientes, entenderam que não podemos mais utilizar simples ferramentas de e-mail marketing, onde o foco é apenas subir uma lista e disparar o e-mail.

Entramos na era das soluções de automação de marketing digital e também de marketing cloud.

Hoje é possível realizar uma integração com campos de newsletter, formulários de cadastro, formulários de conversão com ferramentas e automação de marketing, e o mais interessante é que você consegue realizar segmentações por interesse dos clientes, além de disparar campanhas de e-mail marketing promocionais ou conteúdos de forma customizada e segmentada.

Este tipo de ação contribui diretamente com as taxas de conversões. Pesquisas mostram que e-mails marketing bem segmentados e com conteúdo direcionado, possuem um número muito maior em taxas de abertura, clique e conversão em vendas.

Portanto trabalhar nesta direção poderá gerar excelentes resultados para o seu negócio.

Ferramentas de E-mail Marketing e Automação de Marketing

RD Station

A RDStation é uma excelente ferramenta para automação de marketing digital, principalmente quando estas ações são voltadas para captação de leads, segmentações, nutrição e análise.

Ela praticamente comporta diversas funcionalidades de forma integrada, também é possível realizar diversas integrações com plataformas de e-commerces, portando uma excelente dica para empresas que mesclam em seu projeto a geração de leads.

Saiba o que é RD Station, clique aqui

All In Marketing Cloud

Uma plataforma de marketing cloud completa para quem deseja relacionar-se com seus clientes em diversos canais, entender o comportamento do consumidor e possuir formas de customizar e tratar seus clientes de forma one to one.

A ferramenta possui diversas funcionalidades que abrangem também o e-mail marketing, onde você poderá até mesmo mapear o comportamento do usuário.

Clique aqui e conheça mais sobre a solução

Sales Force Marketing Cloud

A Sales Force Marketing Cloud também atua de forma integrada. Sua tecnologia e funcionalidades permite que você possa trabalhar a comunicação de forma one to one, sempre focando na personalização para sua base de clientes.

Clique aqui e conheça mais sobre a solução

Caso tenha experiência no segmento de e-commerce, você pode notar o avanço que ocorreu no universo digital. Se antigamente as ações de e-mail marketing eram apenas disparos, agora estamos em uma era onde o foco é inteligência, automatização e customização para a comunicação que será encaminhada ao cliente. O Marketing one-to-one é o futuro e sem dúvidas as ferramentas de e-mail marketing acompanharam esta ideia.

Espero que este conteúdo tenha sido útil e te ajudado de alguma forma.

Um grande abraço.