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Fidelização dos clientes no e-commerce

Flávio Beraldo

Por Flávio Beraldo

25 de maio de 2018

Quem tem uma loja virtual, sabe que para crescer e se destacar bem no segmento eletrônico, precisa entender que a empresa deve ter uma base de clientes fiéis. Em vista disso, é importante saber como fidelizar, fazendo com que o seu negócio mantenha-se em evidência constantemente diante dos concorrentes.

Pensando desta maneira, o artigo de hoje tratará sobre a fidelização dos clientes no e-commerce. Por isso, sugiro que continue a ler e confira quais são as técnicas para fidelizá-los!

Fidelização do cliente: conceito

Fidelização do cliente, ou tornar seu cliente fiel, é o conjunto de estratégias que tem como objetivo atrair e manter os melhores clientes a consumir mais em sua loja virtual. E para isso, é preciso entender o real interesse e necessidade deste consumidor para conquistá-los e assim fidelizar a parceria entre empresa-cliente. No entanto, esta ação exige muita “mão na massa”.

Em seguida, veja algumas dicas que irão ajudar a cativaros seus clientes:

Saiba quem é a sua persona

Um dos primeiros passos para começar uma empresa é conhecer, estudar e analisar quem é o seu público-alvo, para depois seguir com as outras etapas. Entenda suas necessidades, características, jeitos, pensamentos, posicionamentos e quais são os meios de comunicação mais utilizados. Essas e outras informações ajudam a criar novas estratégias mais assertivas e a elaborar conteúdos relevantes, aumentando o interesse e, principalmente, os engajando.

Caso você já tenha uma base de clientes, vá em frente! Caso não, veja qual é o público que pretende atingir, através de uma pesquisa de mercado. Para isso, procure responder algumas perguntas:

  • Quais são as principais necessidades do meu público-alvo?
  • Quais são suas motivações?
  • Quais são canais de comunicação mais usados?
  • Como é sua rotina? E seus hobbies?

É a partir dessas informações que você conhecerá seu cliente ideal.

Marketing Digital para as lojas virtuais

Independentemente da área de atuação do seu e-commerce, um dos objetivos de fidelizar o seu cliente é trazer uma maior taxa de conversão de leads, e é a partir de então que o marketing digital entra. O marketing digital é uma excelente estratégia para a empresa, para você conseguir alcançar os resultados que realmente almeja.

Crie conteúdo relevantes

Conteúdo é uma outra ferramenta que opera bem nas etapas do funil de vendas de um e-commerce, pois oferece informações de credibilidade e autoridade para a loja. Por exemplo: uma pessoa que comprou um celular em sua loja, pode ter interesse por outros assuntos relacionados, como aplicativos, economia de bateria, os últimos lançamentos de aparelhos, entre outros.

Esses conteúdos podem ser vinculados em um blog, no YouTube, nas redes sociais ou até mesmo nas newsletters. E para que isso esteja bem estruturado e organizado, é necessário que você desenvolva um cronograma de postagens para cada conteúdo.

Atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente é uma das melhores estratégias para o negócio dar certo. Por isso, busque prestar o melhor atendimento a ele, pois é no processo de pré e pós venda que o consumidor faz sua decisão de compra.

Também é bastante considerável que a loja virtual esteja presente em diversos canais de relacionamentos, como o e-mail, telefone, chat on-line, WhatsApp, redes sociais e lojas físicas, pois deixa o e-commerce ainda mais conhecido. No entanto, procure testar se esses canais realmente dão certo para o negócio. Caso sim, vá em frente. Ou caso não, reveja melhor as estratégias de marketing.

Programas de fidelidade

O diferencia uma empresa da outra, não é só ter um produto ou serviço de qualidade, mas muito além disso: a forma de atendimento – como já dito anteriormente. Pensando em assim em mantê-los, crie um programa de fidelidade.

No entanto, preste atenção porque hoje, os consumidores estão muito mais espertos e não querem mais ser presenteados com chaveiros, ou produtos sem muita utilidade, não é mesmo?Então, pense em algo que seja realmente atraente e interessante, a fim de estimular o cliente a ser fiel a marca, como por exemplo, o acúmulo de pontos a cada compra, que podem ser trocados por outros itens da loja virtual. Use a criatividade e agrade o seu cliente!

Outra sugestão muito importante é desenvolver o cadastro de clientes VIP, isto é, aqueles que trazem um bom retorno financeiro para o negócio, e que podem ser aqueles que ganham vantagens extras, atendimento personalizado, ter maiores dicas de conteúdo, entre outros benefícios.

Promoção e Oferta

Existem duas palavras, na qual, qualquer consumidor gostaria de ouvir na hora da compra: promoção e oferta. No entanto, são meios que não devem ser feitos com muita frequência, mesmo sabendo que, muitas vezes, o preço dos produtos diminui e o investimento sobre a divulgação aumenta.

Datas comemorativas como aniversário, primeira compra feita na loja, Black Friday, entre outras ações promocionais são oportunidades perfeitas.

Uma outra estratégia é procurar aqueles clientes que fizeram sua última compra, há mais de 6 meses ou em até 1 ano, e lembrá-los que são especiais para a empresa. O que acha de oferecer um baita desconto para ele? Seria uma forma de boa reatar essa relação, não é verdade?!

Redes Sociais

As redes sociais chegaram no momento certo para revolucionar o mercado em geral. Principalmente na relação de fidelização dos clientes. Sabe o porquê disso?

Essas plataformas permitem que comentários, perguntas e opiniões sejam expostas a todo tempo e cheguem mais pessoas a sua loja. Por isso, crie uma fanpage no Facebook, um perfil no Instagram ou uma conta no Twitter, se preferir. No entanto, faça pesquisas antes de decidir em qual delas realmente deve investir.

Pois, a propagação de conteúdos produzidos pela empresa, aumente no alcance, melhora o relacionamento e fideliza seus consumidores. Além disso, interaja de verdade com seus clientes.

Responda os comentários, poste conteúdos relevantes com bastante frequência, pois é desta forma que a sua empresa ganha, cada vez mais, credibilidade para seus consumidores.

E também, os anúncios pagãos ajudam bastante a dar um retorno, quando se é bem planejado.

Off-line

Assim como falamos que as redes sociais, ou em outros termos, as on-line são ferramentas primordiais para a fidelização dos clientes, as mídias off-line ganham destaque, pois consiste na propagação de produtos e serviços.

Modelos como panfletos, folders, revistas, jornais, rádio, televisão e QR Code em mídias impressas são excelentes para direcionar o cliente para espaço digital que podem ser usados na loja virtual.

Conclusão

Conseguir e fidelizar um grande número de clientes para a sua loja virtual é a consequência de um planejamento e uma boa estratégia de marketing. Usando as ações certas, é possível que se estabeleça uma relação verdadeira e duradoura com eles. E dentro deste contexto, é necessário também utilizar o método de mensuração de resultados, pois é através dela que é provável saber se você no caminho do sucesso!

O que você achou deste artigo? Caso você precise de uma agência de marketing digital, entre em contato conosco, para ajudarmos no aumento das vendas!

Até a próxima!