Experiência do cliente

Fidelizar clientes: 3 ações práticas de marketing

Alan Rocumback
Escrito por Alan Rocumback em 31 de janeiro de 2020
Fidelizar clientes: 3 ações práticas de marketing
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O sonho de toda empresa é definir estratégias eficazes para fidelizar clientes de forma que os tornem embaixadores da marca. Mas, como você provavelmente já sabe, não é algo simples de ser alcançado. 

Esse, na verdade, é um dos principais desafios que os gerentes de marketing enfrentam no dia a dia. E o pior é que muitos deles não consideram a fidelização como sendo um ponto de atenção para melhorar as vendas, por exemplo. Aliás, você já parou para pensar que trabalhar estratégias de fidelização podem fazer os seus clientes comprarem mais vezes de você, e consequentemente aumentar as suas vendas?

Existem diversas técnicas que você pode adotar para fidelizar os seus clientes, torná-los compradores frequentes, e agregar valor à sua marca. Nesse texto eu falarei exclusivamente de 3 ações práticas de marketing que eu e meus 2 sócios, adotamos na Ciclo Digital e que foi essencial para o sucesso da agência no que tange a fidelização de clientes.

Por que fidelizar clientes?

Essa pergunta pode soar óbvia, mas acredito ser essencial falarmos disso para entender como funciona o assunto de forma prática, e não apenas na teoria. 

Alguns benefícios que destaco em trabalhar a fidelização de clientes são:

  • Aumento da divulgação boca a boca. Isso porque, clientes fiéis são clientes satisfeitos, e a probabilidade desses clientes indicarem a sua empresa como referência para um colega ou amigo é maior;
  • Consequentemente, você terá menos custo para aquisição, já que os consumidores te ajudarão nessa tarefa. E, aqui também cabe a clássica frase de Philip Kotler que diz “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”;
  • Obviamente isso aumenta o seu lucro, pois pode aumentar as suas vendas;
  • Um outro benefício interessante é que fidelizar clientes pode agregar valor a sua marca, tornando-a reconhecida como uma empresa que realmente se preocupa com o cliente, quer criar uma parceria sincera e duradoura, e não apenas vender;
  • Em casos mais sucedidos a sua empresa pode ser lembrada como top of mind. Já imaginou os seus leads te dando prioridade quando estiverem procurando pelo produto que você comercializa, e tendo a consciência de que você é  autoridade naquele assunto?

Em meio a um mercado tão competitivo é muito interessante possuir as vantagens que acabei de pontuar. 

Finalmente, vamos à um exemplo prático:

Os times de futebol são ótimas referências de marcas que trabalham com a fidelização de seus clientes, e que por muitas vezes esse relacionamento perdura por toda uma vida. Imagine se os clientes fossem apaixonados pela sua empresa e a defendessem como fazem com os times de futebol – aqui não falo de casos extremos com o uso de violência. 

Mas afinal, como fidelizar clientes?

Agora que você já entende a importância da fidelização, vamos discutir sobre as 3 ações práticas de marketing que você pode trabalhar para obter um resultado mais rápido e eficaz nesta ação. 

Primeiramente, você precisa entender o seu público e saber se as ações que estou propondo aqui fazem sentido para a sua empresa e para este público. Como um especialista de marketing digital para e-commerce, adianto que deu certo em praticamente todas as empresas que implementamos o projeto. 

Não é pouco o número de profissionais que tentam encontrar ideias criativas para fidelizar clientes, e essas ações variam desde brindes e prêmios à visitas in loco, cartão fidelidade, ligações e e-mails, por exemplo. 

Mas, as 3 ações que proponho aqui são diferentes. Isso porque, elas podem ser mensuradas, e otimizadas conforme o comportamento do público. 

CRM

As estratégias de fidelização trabalham basicamente com o marketing de relacionamento. Então, a estratégia de CRM faz muito sentido para este tipo de objetivo. 

CRM significa – em português, Gestão do Relacionamento com o Cliente, isso quer dizer que visa trabalhar com estratégias que acompanhem o consumidor desde o primeiro contato com o lead, até a constante recompra na sua loja virtual.

Aqui no Blog da Ciclo nós explicamos de forma completa o que é o CRM para e-commerce e quais os benefícios

Entre tantas outras frentes que o CRM pode trabalhar, está o programa de marketing de frequência que busca aumentar a quantidade e frequência de compra, o programa de fidelidade com condições especiais para associados, que conta inclusive com premiações, e entre outras estratégias. 

Eventos online

Uma tendência que tem se desenvolvido cada vez mais entre as empresas que adotam essa estratégia, está os eventos online. Esses eventos possuem algumas particularidades, a principal é que permite a interação do público com a marca, humanizando-a, e com um conteúdo que agrega valor para os clientes de forma ampla, já que aqui não há barreira física que impeça a participação de pessoas que não estão na mesma região da empresa.

Um ótimo exemplo de evento online, e é o que acontece mesmo na maioria dos casos é o webinar. O nome pode soar um pouco complicado, mas o webinar nada mais é do que um seminário online. Para participar deste seminário o(a) interessado(a) deve se inscrever e preencher algumas informações que podem ser incrivelmente valiosas para você. 

No e-commerce você pode aproveitar assuntos relacionados ao seu produto ou serviço e que sejam de interesse do seu público. 

Conteúdo

As grandes ideias para fidelizar clientes sempre envolvem o conteúdo – inclusive o tópico anterior também. 

A fidelização por meio do conteúdo acontece de forma espontânea, sem custos, e além disso pode educar o seu público acerca do seu negócio. Mas, por outro lado, pode trazer resultados de médio a longo prazo. 

De qualquer forma, vale a pena trabalhar caso o faturamento da sua empresa seja sustentável o bastante. 

Algumas dicas de conteúdo envolvem agregar valor à marca, educar o lead, e entregar algo que valha o seu tempo e energia. As empresas que investem em conteúdo costumam facilmente serem identificadas como autoridades no assunto, e como já vimos, isso gera fidelização. 

A Via Lumina foi um de nossos cases de sucesso no que tange de forma geral algumas das ações aqui apresentadas. 

Se você quer saber um pouco mais sobre como fidelizar clientes no e-commerce por meio de estratégias de marketing digital, fale com um de nossos especialistas

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