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Heat Map: Mapear comportamento do consumidor em lojas físicas

Flávio Beraldo

Por Flávio Beraldo

28 de novembro de 2016

Aprenda a mapear o comportamento do seu consumidor em lojas físicas.

Você já deve ter se perguntado, como eu faço para aumentar as vendas da minha loja?

Além das campanhas de marketing que buscam a aquisição de novos clientes, a utilização de ferramentas tecnológicas para medir o comportamento dos consumidores dentro do varejo físico e também mapear os caminhos percorridos por dentro dá loja é muito comum para aumentar as vendas da sua loja.

Para os canais digitais é muito comum ouvirmos os termos ferramentas de heat mapping que tem como função a criação de mapas de calor para estudarmos a usabilidade dos usuários e como eles se comportam dentro do site.

Exemplo:

Você deve ter se perguntado, é possível fazer isso em minha loja física?

Sim!

Com as novas tecnologias disponíveis no mercado para varejistas é possível fazer esse tipo de estudo para melhorar a suas vendas.

As análises disponíveis para essas ferramentas de mapas de calor para lojas físicas são:

  • Mapear as rotas dos consumidores;
  • Análise de calor de acordo com o layout da loja;
  • Análise de corredores e gôndolas;
  • Contagem e monitoramento de clientes;
  • Descobrir zonas mortas dentro da loja;

Os benefícios de inserir mapas de calor em sua loja física:

  • Aumentar as vendas da sua loja com as propostas de melhorias de acordo com a análise do layout;
  • Melhorar o fluxo dos seus clientes para consumo dentro da loja;
  • Melhorar a experiência de consumo dos seus clientes;
  • Criar campanhas mais eficientes no varejo físico;

Veja os exemplos abaixo dos mapas de calor para lojas físicas:

As cores mais frias representam menor atividade dos clientes;

As cores mais quentes representam zonas com maior atividade dos clientes;

heat-map-escala-de-cor

Análise do comportamento dos consumidores em uma loja física, através do heat
.heat-map-varejo-fisico

Alguns insights para utilização dessa tecnologia e gerar resultados:

  • Melhorar posicionamento dos produtos;
  • Trabalhar de melhor forma nas zonas mortas;
  • Fazer testes A/B no layout da loja;
  • Fazer análise competitiva produto X produto;
  • Promover campanhas de marketing nos pontos mais quentes;

Agora é com você, existem diversas empresas no mercado oferecendo esse tipo de solução.

Se você possui uma loja física, conheça também o marketing de proximidade, ideal para varejistas físicos.

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