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A importância de fazer boas fotos para ecommerce

Flávio Beraldo

Por Flávio Beraldo

20 de março de 2017

As fotos para e-commerce estão para a loja virtual como um produto no manequim em uma loja física. Imagine você chegar a uma loja, a roupa toda amassada, suja ou até mesmo jogada em um balcão. Qual o seu interesse naquela peça logo ao primeiro olhar?

Sim, a exposição do produto seja em uma loja virtual ou até mesmo em uma vitrine tem grande influência no momento de compra do consumidor. Isso está em nosso psicológico, não iremos comprar algo que passe a sensação de má qualidade ou descuido.

Diante disso, quem possui um ecommerce precisa ter ainda mais um cuidado no momento de exposição de seus produtos, já que o consumidor não está ali nem ao menos para provar ou tocar em alguma peça, confiando muitas vezes na imagem que apresentam a ele.

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A diferença de ter boas fotos para ecommerce

Imagine você abrindo o site de duas lojas de roupa. Uma apresenta seus produtos de forma organizada, as fotos tem boa nitidez, boa iluminação, vários ângulos para que possa analisar, dar zoom e etc.

Agora pense em outra no oposto. Você possui poucas opções de foto, mal consegue enxergar os detalhes da roupa, parece meio amassado… Bom, não há dúvidas que essa imagem sairia perdendo na opção de escolha do consumidor.

Isso acontece diariamente com muitos e-commerces. O descuido na exposição dos produtos pode acarretar diversas perdas nas vendas e dando pontos a mais para os concorrentes. Observe as fotos abaixo e decida, qual tênis você compraria de acordo com a foto:

Acredito que todos escolheriam a primeira imagem. Não considerando marca em si, mas a imagem passa uma percepção para o consumidor. Ter esse cuidado fará diferença na conversão em vendas no seu ecommerce.

Como posso tirar fotos para ecommerce?

Quando tiramos fotos para ecommerce, a preocupação é ter o mais alto nível de foto e profissionalismo. Hoje com o avanço da tecnologia dos smartphones, temos celulares com altas resoluções que permitem tirar boas fotos.

Devemos procurar tirar boas fotos que passem um profissionalismo que acompanhe a marca e a qualidade de seus produtos, já que será a primeira imagem que o consumidor terá deles. Sendo assim, deve ficar atento a pontos como:

Ângulos das fotos

Procure explorar diversos ângulos que permitam o cliente visualizar o produto de outras formas. Frente, verso, lateral, dentro ou fundo. Se for um produto elétrico, você pode explorar ângulos que permitam visualizar a parte elétrica.

Iluminação

A iluminação é um fator importante nas fotos. Pense nas lojas físicas e como eles exploram esse lado da iluminação. Dependendo da identidade da marca, ela explora a intensidade e destaque em determinado produto. No ecommerce, a iluminação na foto é importante para dar vida e clareza ao produto, fazendo com que seja destacado e colabore para sua venda.

Cores

As cores são importantes na hora de se trabalhar em fotos para ecommerce. As fotos de produtos devem ter cores que se destaquem e não se confunda com o fundo e disperse a atenção do consumidor. Do mesmo modo que damos atenção a cores em botões de call to action na loja para que converta mais, as cores nos produtos devem ter a mesma intenção.

Uso de flash

O flash na fotografia de produto pode ser um grande aliado, como também um vilão. O flash pode ajudar a dar um destaque na iluminação, realçando o produto e cobrindo pontos que estão com sombra. Entretanto, deve-se tomar cuidado com produtos que possam refletir e prejudicar no resultado final da foto.

Como profissionalizar a parte fotográfica do ecommerce

Todas as dicas citadas podem ajudar a você expor seus produtos em sua loja, entretanto, nada substitui um trabalho de um profissional, ou seja, um estúdio de fotografia. Há profissionais especializados em fotografar os produtos de ecommerce, utilizando técnicas avançadas e com maior agilidade.

Há também outro aspecto a ser considerado. Digamos que você possua 200 produtos na sua loja virtual. Pense no trabalho que seria em fotografar 200 produtos com pelo menos 5 ângulos ou 10 cores de produtos. Todo esse trabalho iria tirar o foco principal em vender, acompanhar resultados, atender clientes e outras tarefas que você deveria se dedicar.

Da mesma forma que empresas buscam agências de marketing para profissionalizar e melhorar seus resultados no marketing, há quem busque empresas de transporte para a parte logística e estúdios de fotografia para as fotos dos produtos no ecommerce.

Não deixe que esta etapa atrapalhe nas suas conversões e vendas. Profissionalizar cada etapa do ecommerce é um passo a frente no momento de buscar melhores resultados.

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