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Aumentar vendas online

Quer uma loja online que venda? Saiba o que fazer

Alan Rocumback

Por Alan Rocumback

29 de novembro de 2019

Se você é lojista ou está a frente de uma operação de e-commerce, e está com dificuldades para fazer a sua loja virtual vender, acompanhe este conteúdo. Aqui vou trazer algumas dicas do que você deve fazer e os reais motivos que impedem você de alcançar os resultados esperados.

Como aumentar a receita da loja virtual

Como aumentar as vendas

Vamos direto ao ponto, o que faz aumentar a receita de um e-commerce, e quais ações podemos trabalhar para que cada item deste performe e ajude a alavancar os resultados da loja virtual. Basicamente temos 3 pontos:

Tráfego

aumentar visitas

Uma das formas de aumentar as receitas do e-commerce é aumentar o volume de tráfego/visitas para a loja. Quanto mais visitas você gera para sua loja, maiores a chances de aumentar o volume de vendas. Eis algumas formas de geração de tráfego:

Google Ads – Basicamente anúncios na plataforma Google, onde possa ser explorado os diversos formatos, como: Links patrocinados, Rede Display, Remarketing, Shopping.

Redes Sociais – Anúncios ou publicações realizados através das plataformas de rede sociais, algumas delas são: Instagram, Facebook, Pinterest, permitem lear o público para a loja.

Email – Se você possui uma base de email, é possível realizar campanhas de email marketing que levem visitantes para sua loja virtual

SEO – Através das otimizações das páginas, é possível melhorar seu posicionamento nos mecanismos de busca, e assim gerar mais volume de tráfego.

Blog – Com a produção de conteúdo, você consegue atingir um público que não está no momento de compra, porém pode ter o primeiro contato com a sua marca, e assim levá-lo para dentro da loja online.

Mídia programática – Pouco falada no ecossistema de e-commerce, é uma forma de compra de mídia, geração de audiência para a loja. O foco está mais na exposição do que propriamente em conversão de vendas.

Influenciadores – Uma outra maneira de gerar tráfego para a loja virtual são ações com influenciadores do seu nicho. Expondo seu produto e direcionando para sua loja online.

Ticket médio

Aumentar ticket médio

Outra forma de aumentar a receita do seu e-commerce é através do aumento do ticket médio. Pouco explorado entre os lojistas ou até mesmo acompanhado. Aqui é importante você elaborar estratégias que permitam o seu cliente comprar em um volume maior, seja em uma ação de cross-sell ou up-sell. Algumas formas de aumentar o ticket médio:

Recomendações de produtos – Após uma compra ou no momento que está ocorrendo, ter recomendações inteligentes de produtos que o visitante possa colocar no carrinho e finalizar.

Programas de fidelidade – Explorar programas de fidelidade costumam melhorar o ticket médio de compra, como também aumentar o LTV no e-commerce.

Frete grátis – Outra modalidade muito utilizada entre os lojistas é oferecer frete grátis para determinado volume de compra. É preciso cuidado para que não comprometa financeiramente a sua empresa. Estude bem os números!

Descontos progressivos – Conforme o cliente for adicionando mais produtos, dar descontos progressivos na compra.

Taxa de conversão

Aumentar taxa de conversão

O último fator que influencia no aumento de receita do e-commerce é a taxa de conversão. Nem sempre aumentar volume de tráfego na loja é a alternativa. Quando o volume de tráfego na loja é alto, uma pequena alteração na taxa de conversão possui alto impacto na receita do e-commerce, e de forma lucrativa.

Uma observação importante é quando olhar para este indicador. Sempre deve estar na pauta melhorar a experiência do usuário, e assim aumentar a taxa de conversão. Mas é preciso bom volume de tráfego para fazer sentido, tanto em relação a esforço, amostra, como também o impacto gerado. 

Você deve estar perguntando: qual é um bom volume de tráfego? 

Essa resposta varia, pensando no nicho de mercado, quanto mais nichado, menor o tráfego, mas também maior tende ser a taxa de conversão, como também quanto mais pulverizado, maior o volume de tráfego e tende a menor taxa de conversão. O importante é ter um benchmarking do setor e identificar o cenário para que possa ter como parâmetro. Eis algumas formas de aumentar a taxa de conversão:

Selos e certificados – São itens que demonstram credibilidade e passam maior confiança para o comprador.

Layout – O layout possui grande influência, pois é o aspecto visual da loja, e primeira impressão para o visitante. Quanto mais limpo e simples, melhores as chances de uma conversão maior.

Checkout – Um dos principais pontos de atrito na conversão, ter um checkout rápido, poucos passos e pontos de atrito, colaboram para maior taxa de conversão na loja.

Tempo de carregamento da página – Otimize a velocidade de carregamento das páginas do e-commerce. Quanto mais lento um carregamento, maior o percentual de perda de clientes a loja está tendo. 

Fotos e descrições – No momento do cadastro de produtos, dê atenção a fotos de qualidade que ajudem o cliente a identificar o produto, como também crie boas descrições. Isso ajudará tanto na etapa de tráfego com SEO, como também na conversão da loja.

Acompanhe os indicadores

Analytics

Para fechar o tema deste conteúdo, é de suma importância você ter bem definido os KPI’s de acompanhamento para identificar o progresso de melhores e performance da sua loja. Algumas ferramentas que possam ajudar:

  • Google Analytics
  • Google Data Studio
  • Semrush
  • Hotjar

Deixo também alguns KPI’s principais que você deve acompanhar:

  • Tráfego
  • Taxa de conversão
  • Ticket médio
  • Receita
  • LTV
  • Taxa de carrinho abandonado
  • ROAS
  • CAC

Com estes KPI’s claros, em uma dashboard de acompanhamento, sua análise ficará mais apurada, e a tomada de decisão mais assertiva.

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