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Reunião de negócios entre várias pessoas da empresa

Aplicação de marketing de serviços para o seu e-commerce

Amanda Amorim

Por Amanda Amorim

8 de outubro de 2019

O e-commerce ganha cada vez mais espaço no mercado devido as transformações digitais na forma de consumo das pessoas. Nesse cenário competitivo, um meio de grande visibilidade para se destacar é o marketing de serviços. Que atende a premissa de ressaltar o valor do serviço e conquistar o consumidor.

Estratégias para alcançar resultados cada vez melhores são constantemente implantadas nas empresas. E a diversidade de recursos é evidente.

Além de conceitos e táticas, ao longo do texto tomarei como exemplo uma empresa de produção de eventos.

Dessa maneira, será possível analisar o impacto do marketing de serviços na busca dos serviços dessa empresa. Por exemplo, para o aluguel de gerador de emergência em um evento, decoração, montagem de estruturas, etc.

Os principais pontos do marketing de serviços

Por englobar os 7’Ps que serão apresentados em breve, o marketing de serviços representa abrangência para a promoção das empresas.

Não há padrão a seguir na forma de executá-lo, seja um e-commerce ou não, cada empresa tem suas especificações. Todavia, os pontos de maior destaque, são:

1) Priorizar as pessoas

Pessoas andando que representam a valorização das pessoas no marketing de serviços

Além de focar nos funcionários, para o marketing de serviços é importante que os consumidores sejam priorizados em cada fase. Para isso, é possível direcionar o investimento para um atendimento que seja de qualidade.

Por exemplo, se o cliente busca por montagem de estruturas metálicas e se depara com uma empresa que não atende a demanda… naturalmente, ele dará preferência à outras.

2) Uso estratégico de conteúdo para o marketing de serviços

Uma vez que os clientes possuem um maior poder de escolha e variedade de informações encontradas, é decisivo adotar estratégias capazes de atrair e envolver os usuários.

A produção de conteúdo é uma das táticas que podem contribuir nesse caso. Com a criação de materiais que de fato sejam interessantes para a audiência.

Por exemplo, a marca pode ter um blog vinculado ao site oficial. E explorar temas como o uso de painel informativo em eventos, como organizar um stand, entre outras possibilidades.

Dessa maneira, uma maior autoridade é conquistada. E consequentemente, o consumidor em potencial terá mais chances de procurar essa empresa ao se tratar da produção de eventos.

3) Diferencial do marketing de serviços

A proposta dessa forma de marketing é justamente destacar a marca. Por essa razão, encontrar um diferencial claro faz toda a diferença.

O conhecimento desse aspecto tem impacto não apenas nos clientes, como também nos investidores. Caso não seja claro o diferencial da corporação, é necessário analisar o mercado, principalmente em relação à concorrência.

No caso do e-commerce, o diferencial está associado com o atendimento, rapidez e estrutura da plataforma, confiabilidade e política pós venda.

4) Objetivos

Dois computadores com as telas ligadas esperando o gestor traçar um objetivo do marketing de serviços

Assim como em qualquer tipo de estratégia, traçar objetivos claros é imprescindível. Isso se você quiser que cada etapa seja desenvolvida com um direcionamento mais adequado.

Todavia, não basta apenas definir, é preciso estabelecer prazos e priorizar uma comunicação clara. A partir de metas claras e transmitidas adequadamente, é possível evitar grandes transtornos. Como a falta do senso de urgência, desunião da equipe e ações de marketing de serviços confusas.

5) Plano de ação

O plano de ação abrange os 7 P’s do marketing de serviços que será abordado a seguir. Em seu desenvolvimento é necessário buscar formas de concretizar os objetivos por meio da abordagem adequada de cada aspecto.

Além dos pontos relatados, é de grande importância que exista sempre o monitoramento de resultados. Caso contrário, falhas podem predominar na estratégia de marketing de serviços e gerar prejuízos severos.

Os 7 P’s do marketing de serviços

No marketing há 4 P’s aplicados como base das táticas mercadológicas:  Produto, Preço, Praça e Promoção.

A grande diferença no marketing de serviços é que existem elementos adicionais. No entanto, para compreender de forma mais clara esse tipo de estratégia, é interessante abordar os conceitos.

Produto

Primeiramente, no que diz respeito aos 4P’s, o Produto é importante para que os profissionais compreendam e determinem aspectos do que é disponibilizado pela empresa. Por exemplo, stands para feiras.

Até mesmo ao se tratar de serviços há informações que podem ser atreladas ao produto. É preciso observar que toda empresa oferece um resultado que deve ter valor para os consumidores.

Tabelet com a tela ligada esperando avaliação do cliente sobre o produto no marketing de serviços

Preço

No caso do Preço, há diversos fatores subjetivos, porém, de uma forma geral é necessário que exista uma precificação e para isso, questões como margem de lucro, custos de produção ou de execução do serviço como no caso de montagem de stands, devem ser considerados.

Praça

A Praça tem relação com o lugar de atuação da empresa e por se tratar de um e-commerce, é válido averiguar em como o item será oferecido na plataforma. Além disso, questões ligadas à logística também devem ser averiguadas, como armazenagem e envio.

Promoção

Basicamente, a Promoção corresponde a comunicação entre o cliente e a marca. Nas plataformas há uma série de recursos para a divulgação, como banners e links patrocinados. No entanto, a forma de se comunicar com a premissa de promover a empresa deve ser analisada com muita cautela.

Os P’s acrescentados são representados por: Processos, Pessoas e Palpabilidade.

Processos

Os Processos atendem a otimização dos serviços. Sendo assim, processos internos são formulados para atender ou até mesmo ultrapassar as expectativas dos consumidores.

Pessoas

Anteriormente a valorização dos clientes foi abordada, porém, no que diz respeito ao P referente às Pessoas, trata-se dos profissionais responsáveis pelos processos. Afinal, uma equipe qualificada pode apresentar resultados surpreendentes.

Um grupo de pessoas reunidas na loja virtual para discutir ações de marketing de serviços

Palpabilidade

A Palpabilidade é representada pela detecção do ambiente em que o serviço é prestado e evidências físicas. Em um e-commerce, a princípio pode soar como um fator difícil de ser trabalhado.

Mas, uma solução é dar indicações de que ao escolher a marca, o cliente estará fazendo uma escolha segura. Como por meio do perfil de atendimento e plataformas integradas.

Dicas para aprimorar o marketing de serviços

Conforme abordado, para planejar qualquer tipo de estratégia de uma forma eficaz, é fundamental que exista atenção em diferentes aspectos.

Todavia, para aprimorar a performance e o trabalho dos 7 P’s, é possível adotar algumas dicas como atenção aos seguintes fatores:

  • Concorrência;
  • Vertentes do marketing;
  • Tendências;
  • Capacitação;
  • Execução.

A análise da atuação da concorrência ao se tratar do marketing de serviços deve ser realizada de forma estratégica, ou seja, para obter conhecimento.

Ao observar, a ideia não é copiar ou menosprezar, mas extrair informações que agreguem valor. Como os pontos de maior destaque, oportunidades e fraquezas.

O marketing é um meio muito amplo e ao ter consciência desse aspecto, é interessante observar que diferentes táticas podem ser empregadas em prol de melhores resultados.

Por esse motivo, é imprescindível garantir que os recursos adequados sejam aplicados como complemento.

Há diversos exemplos que podem ser citados, como o marketing de permissão e o endomarketing.

E-commerce discutindo ações de marketing de serviços no computador

Exemplos práticos de como aplicar o marketing de serviços

O primeiro é empregado para obter o consentimento para estabelecer uma comunicação mais próxima dos clientes. Dessa forma, o espaço dos consumidores é mais respeitado, uma vez que podem selecionar por onde desejam interagir com a empresa.

Na prática, é possível imaginar um cliente em potencial  que busca por locação de cadeiras para eventos. Ao acessar uma página da empresa, o usuário se depara com a oportunidade de receber e-mails com novidades ou um e-book com dicas para eventos.

Essa é uma forma de despertar o interesse e obter a permissão.

Já o endomarketing, por outro lado, corresponde a uma tática de marketing interno, sendo ideal para engajar os colaboradores da corporação. Para isso, há possibilidade de investir em treinamentos para os funcionários, elevar a interação e formas de bonificação.

Nessa situação, a empresa poderia apostar em cadernos personalizados, palestras sobre o desenvolvimento profissional e pessoal, dicas para otimizar a performance no setor de e-commerce, entre outras possibilidades.

Os itens acima focam essencialmente nas práticas que os profissionais podem adotar para alcançar mais conhecimento e consequentemente aprimorar a implantação do marketing de serviços.

Computador, celular e bloco de notas de um gestor de e-commerce

Conclusão sobre marketing de serviços

No caso trabalhado ao longo do texto, a empresa poderia observar a popularidade da filmagem com drone, as principais demandas e oportunidades do mercado.

Não só a elaboração de materiais relevantes é significativa, como também a busca. Afinal, é uma forma de analisar as tendências. Uma vez que o mercado de forma geral e o marketing em si reúnem mudanças constantes, é interessante que além da conscientização das atualizações que também sejam realizadas as devidas capacitações.

Gerente de e-commerce produzindo conteúdo relevante para blog

Uma vez que o mercado de forma geral e o marketing em si reúnem mudanças constantes, é interessante que além da conscientização das atualizações que também sejam realizadas as devidas capacitações.

Naturalmente, é preciso colocar em prática os planos elaborados com base em tudo o que foi captado e aprimorado. Dessa maneira, será possível tomar decisões pautadas em dados sólidos e a prática é crucial para obter cada vez mais resultados satisfatórios.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.