© 2019 - Ciclo Inteligência em E-commerce.
All rights reserved.

BLOG

Marketing Digital para E-commerce

Flávio Beraldo

Por Flávio Beraldo

31 de dezembro de 2016

Em toda experiência que tivemos dentro da Ciclo Digital atendendo e-commerces, notamos algumas dúvidas comuns que gerente de marketing e donos de e-commerces costumam ter.

Um dos principais desafios de um e-commerce e manter o seu fluxo de vendas em um ponto onde consiga ter uma boa margem, neste caso a maioria das empresas que atuam neste modelo de negócio necessita de trafego e conversão, são os dois pilares essenciais para que o e-commerce tenha uma boa saúde quando falamos em vendas.

O que muitos tentam entender e buscam constantemente é como trabalhar o marketing digital de maneira eficaz a ponto de que o investimento disponível gere resultados.

Como funciona o marketing digital para um e-commerce?

Existem muitas formas de se trabalhar o marketing digital para um e-commerce, algumas empresas focam em obter trafego (Visitas) para o e-commerce, seja através das redes sociais, compra de mídia e também organicamente, como qualquer tipo de negócio, o volume de visitas qualificadas é essencial para que as vendas possam ocorrer.

Em outros casos as empresas procuram de alguma forma otimizar os seus recursos investidos em marketing tentando aumentar sua taxa de conversão, hoje existem ferramentas no mercado que ajudam a melhorar esta taxa, impactando diretamente no faturamento da empresa.

O relacionamento com o cliente através das redes sociais se tornou essencial para todos os e-commerces, as pessoas possuem o habito de compartilhar o que gostam e reclamar caso não sejam bem atendidas, também indicam marcas e produtos para seus amigos e conhecidos, portanto se você trabalha no modelo B2C e possui um alto volume de pessoas interagindo com a sua marca, se torna essencial o monitoramento constante das mídias sociais.

Canais disponíveis no marketing digital

Digamos que o seu e-commerce necessite aumentar o número de clientes e vendas, deste ponto você precisa analisar a seguinte questão, quais os canais são os mais indicados para a minha loja?

Google? Facebook? Twitter? Portais? Youtube? Mídia Programática? Marketing de conteúdo?

Por onde começar?  Existem muitas opções para se trabalhar, porém se você quer ter um maior ganho em seu investimento em marketing digital, ele precisará ser efetivo, a escolhe do canal deverá ser bem avaliada em seu planejamento estratégico.

O primeiro passo é entender a persona que você atende, já comentamos em alguns conteúdos sobre este assunto, a persona nada mais é que a descrição fictícia do seu cliente ideal, o que desejam e as dores que possuem com base nestas informações você  poderá notar o comportamento dos mesmos, que canais digitais costumam ficar maior parte do tempo e interagem.

Caso queria aprender um pouco mais sobre o assunto, clique aqui e sabia como criar uma persona para o seu negócio digital.

De forma simplificada nós costumamos dividir todas as vantagens e soluções disponíveis no marketing digital em 3 etapas que consideramos fundamentais para qualquer e-commerce.

  • Trafego
  • Experiência
  • Dados

Vou explicar detalhadamente porque agrupamos desta forma e adotamos como metodologia, assim ficará mais claro o entendimento.

Tráfego

Qualquer tipo de ação de marketing digital que você utilize para impulsionar ou captar visitas para o seu e-commerce, podemos entender como fonte de trafego, geralmente focamos em canais que possuem o público que desejamos ou até mesmo buscadores como o Google onde existe o volume de buscas pelo produto que você vende.

Google Adwords

Excelente fonte de trafego para quem precisa de acessos de um tempo mais curto, esta mídia funciona como  um sistema de leilão, onde você ira selecionar palavras chave que tenham conexão com o seu produto e ao mesmo tempo é utilizada pelo cliente no momento de busca. Neste caso em especifico estamos trabalhando com uma mídia paga.

google-ads

Dica: Sempre que estiver utilizando um canal de mídia paga para trazer trafego para sua loja, avalie os seguintes pontos, CPC médio do seu mercado (Custo por clique) e também o CAC (O custo de aquisição do cliente), estas informações são extremamente importantes e muitas vezes são deixadas de lado por falta de controle e conhecimento do empresário ou gerente de marketing, abaixo deixamos um material onde falamos sobre o custo por cliente e como você pode calcula-lo.

Saiba quanto custa o seu cliente, clique aqui.

SEO

Sem duvidas como também já comentamos em outros conteúdos, podemos afirmar que o SEO é a fonte de mais de 40% do faturamento de muitos e-commerces.

Sempre que pensamos em investimentos de marketing digital para obter trafego focamos nas mídias pagas, por considerar que são mais rápidas, porem em alguns casos é preciso avaliar o custo que envolvem um determinado canal como mencionamos acima.

seo

O SEO estrategicamente falando contribuirá de médio a longo prazo com o volume de visitas de acordo com o posicionamento orgânico que a sua empresa esta nos termos de busca.

Avaliar o volume de buscas de acordo com as palavras chave e otimizar suas páginas trarão excelentes resultados no futuro, é preciso entender que uma ação de SEO levasse de 6 até 12 meses para que você comece a obter resultados, inicia-lo o quanto antes se torna vital para o negócio. Fará com que o seu custo por visitas diminua e também o seu custo de aquisição viabilizando ainda mais o negócio.

Saiba como funciona o SEO para e-commerce, clique aqui

Mídia Programática para E-commerce

A mídia programática esta se tornando cada vez mais essencial no dia-dia das campanhas de marketing digital dos e-commerces, caso você nunca tenha ouvido falar da solução, vamos explicar um pouco melhor.

Um canal alternativo para se obter trafego na internet, praticamente  a mídia programática funciona selecionando publishers (portais, sites, blogs,) que em sua audiência possuem usuários com características que o seu negócio atende.

Você pode avaliar e levantar uma projeção de acessos e resultados de acordo com a verba disponível para o projeto, portanto alinhar esta informação com o seu fornecedor ou agência de marketing digital contribuirá para que você tenha uma maior precisão.

midia-programatica

Marketing de Conteúdo

Uma estratégia que é realidade e atualmente sendo explorada por muitos e-commerces, o marketing de conteúdo está totalmente ligado com as ações de SEO, por que além das otimizações On-Pages o marketing de conteúdo trabalha a fase de atração dos clientes, ou seja, qualquer produto ou solução vai muito alem de si mesmos, o marketing de conteúdo explora desejos e dores dos potenciais clientes, expõe situações de como seria a utilização do produto no dia-dia e como contribuirá com o resultado final que o cliente tanto deseja.

Saiba como utilizar o marketing de conteúdo para um e-commerce, clique aqui.

Experiência

Na camada de experiência podemos separar todas as ações de marketing digital que envolvem a experiência do cliente, seja dentro do e-commerce, site ou blog, cada detalhe na interação com o cliente e conteúdo fornecido precisa ser pensando estrategicamente e melhorado cada vez mais ao longo do tempo.

CRO

O CRO ou otimização de conversão de forma simples e direta tem o foco totalmente voltado para a experiência do cliente, dentro da solução existem inúmeras ferramentas de analise de comportamento do cliente, mapa de calor, estudos aprofundados que visão apontar melhores caminhos para a estrutura e experiência que deverá ser provida por uma página na web.

Com a aplicação do CRO você terá a possibilidade de elevar a sua taxa de conversão, não precisando aumentar investimentos com mídia paga controlando apenas o volume de visitas que você já possui.

Saiba como aplicar o CRO em seu e-commerce, clique aqui.

Retenção e Recuperador de carrinho de compras

Uma outra maneira de aumentar a receita do seu e-commerce, é trabalhar focar ações no percentual de pedidos que não são concluídos, assim como todo processo de venda, no B2C o cliente realizada toda a jornada, mas por algum motivo desiste de finalizar a compra.

Quanto maior o volume de trafego ao site, o volume de pedidos não concluídos também aumenta, estimasse que a taxa de desistência de compra de um e-commerce chega até 38%.

Pense agora na quantia que você pode estar perdendo por não possuir um levantamento de dados sobre o numero de pedidos e também não possuir alguma ação para recuperar um percentual destas compras não finalizadas.

Para solucionar este problema, focamos na utilização da tecnologia VEPanel e VE Contact da VE Interactive, com ela podemos aumentar a taxa de conversão focando em clientes que não finalizam o pedido.

Veja abaixo como funciona solução na prática

Dados

As soluções de dados são fundamentais quando falamos de marketing digital, pois são eles que nos guiam, metrificam o desempenho de canais que estamos investindo, fornecem dados sobre o comportamento dos usuários em determinada rede social e seu engajamento.

Costumamos dizer no marketing digital que se você não consegue medir, não consegue controlar, portanto neste ponto muitas empresas acabam falhando e desperdiçando grande parte de seus investimentos, poder monitorar as campanhas, custos por canal em tempo real se tornou realidade em todos os negócios que investem no online.

Em nossos projetos costumamos utilizar o CYFE, sistema que gera uma dashborad customizada e moldada para cada modelo de negócio, inclusive e-commerces.

Saiba como o CYFE ajuda gerentes de marketing e e-commerces a monitorarem melhor suas campanhas, clique aqui

Espero que este conteúdo tenha sido útil e agregado valor para você.

Um grande abraço e sucesso nos negócios.