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taxa de conversão

Como melhorar a conversão de lojas virtuais

Amanda Amorim

Por Amanda Amorim

26 de setembro de 2019

Todos querem converter possíveis clientes em clientes efetivos, certo?! Em outras palavras, isso significa transformar leads em consumidores de determinado produto ou serviço. Por isso, quando falamos de conversão em lojas virtuais, é muito comum ouvirmos o questionamento: como conseguir leads qualificados?

Eu entendo perfeitamente o que você passa. Sei como é frustrante não conseguir converter visitas em vendas no e-commerce. Principalmente, quando você investiu tanto na criação de sites e até mesmo no site mobile para sua loja virtual, e a mesma recebe um grande número de visitas que não dão retorno.

Basicamente, para melhorar a conversão de lojas virtuais é preciso detectar possíveis falhas que estão acontecendo no processo de comunicação com o consumidor. Muitas vezes, a principal é não respeitar a etapa do funil de vendas que o possível lead está, e querer conduzi-lo diretamente para a compra. 

Neste artigo eu vou te apresentar estudos importantes sobre o tema e dar algumas dicas de como você pode melhorar essa situação.  

Funil de vendas para conversão em lojas virtuais

e-commerce

Aqui no blog nós já mostramos como é possível otimizar os gargalos do funil de vendas. Por isso, neste artigo vou te explicar de forma bem sucinta como isso funciona.

Resumidamente, o funil de vendas se divide em muitas etapas. A última delas, obviamente, envolve o fechamento efetivo da compra.

É claro que vão ter clientes que já estarão, de cara, na etapa de efetuar a compra, pois já estão decididos a comprar o produto. Porém, o objetivo maior é atrair e conquistar também aqueles que ainda não se decidiram. E, além disso, aqueles que muitas vezes ainda nem se deram conta de que possuem um problema. 

Um estudo sobre taxa de conversão em lojas virtuais 

Boas práticas de marketing digital vão fazer com que você aumente o número de conversões. Por isso, não deixe de introduzi-las na sua rotina e nos processos da sua loja virtual. 

O melhor de tudo é que essas são estratégias que garantirão o melhor custo x benefício para a sua empresa. 

Marketing de Conteúdo e SEO

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Primeiramente, tenha um blog no seu site. Assim você melhora o SEO do seu site e o posicionamento no Google. Consequentemente, gerando mais tráfego, aumento do poder de alcance da sua marca, engajamento e maior influência sobre os leads. 

A conversão de lojas virtuais está diretamente ligada com a forma que a sua loja virtual se engaja com seu cliente. Lembre-se que o seu consumidor precisa se sentir seguro e encantado com sua marca. 

Frete

empresas-transporte-frete

A segunda é: sempre repense o preço do frete do seu produto. Segundo dados do E-commerce Trends, o alto preço do frete foi apontado como motivo principal para abandono de carrinho por 73,8% dos consumidores. 

Você que tem o hábito de fazer compras online, provavelmente já fez isso: se interessou pelo produto, colocou no carrinho, mas na hora de pagar se assustou com o preço do frete e desistiu da compra. 

Portanto, fique atento a este fato e cheque se não é um possível problema que está impedindo os consumidores de fechar negócio com a sua loja.  

Mobile Friendly

mobile-e-commerce

A terceira prática é fundamental para a conversão de lojas virtuais: otimização do seu site para dispositivos móveis. Mais de 90% dos brasileiros pesquisam produtos e serviços na web e quase metade desse número pesquisa pelo celular. 

Portanto, se a sua loja virtual não é otimizada ou “responsiva”, como é chamado nas agências, você está perdendo oportunidades de conversão. 

Redes Sociais

Você precisa investir também na sua presença nas redes sociais. É comum as pessoas seguirem lojas para saber das novidades, lançamentos e outras descrições dos produtos. 

redes-sociais

Descrição dos produtos

Algo que também é necessário ficar exposto: descrições claras sobre o seu produto. Afinal de contas, ninguém quer ficar navegando, procurando e procurando, para saber informações sobre um produto/serviço. 

CTA

A conversão de lojas virtuais, pode crescer com uma CTA (chamada para ação) na facilidade de clicar em um “compre aqui” e já ser direcionado para uma página com todas as informações do produto, incluindo fotos e preço. 

Lojas de roupas, acessórios e sapatos, são o maior exemplo de como imagens e informações do produto convertem. Conceder ao cliente o vislumbre imediato do seu produto no corpo, como fica bem ao vestir, calçar e usar, faz com que ele compre. Acredite!

E isso cabe para todos os segmentos! 

CTA para conversão em lojas virtuais

Promoções

E, por último, invista em boas promoções! Descontos a partir de quantidade, como 20% de desconto a partir de determinado valor, ou frete grátis na compra de valor x. 

Isso colabora para que o consumidor tenha uma boa experiência com a sua marca e ainda o incentiva a comprar mais. Lembrando que, para conseguir oferecer promoções sem ter prejuízo é necessário planejamento prévio. 

Enfim, são muitos os recursos que podem ser usados para boas estratégias digitais para aumentar a conversão de lojas virtuais. Muitas são simples, outras você precisará de ajuda de profissionais, mas no final terá grandes resultados. 

Finalmente, eu espero que este conteúdo possa te ajudar a melhorar a conversão da sua loja virtual.

Agência de marketing digital