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Networking empresarial: estratégia de marketing para loja virtual

Amanda Amorim

Por Amanda Amorim

11 de outubro de 2019

Não é novidade que a tecnologia tem mudado cada vez mais os comportamentos e a forma como nos relacionamos. Há quem diga, inclusive, que vivemos na era do compartilhamento. Neste cenário, surge o networking empresarial, a estratégia que pode revolucionar o marketing digital das lojas virtuais. 

Caso você nunca tenha ouvido falar disso, não se preocupe. É mesmo um termo novo, que está em processo de expansão no Brasil. 

Neste post você vai entender de forma detalhada o que é e como aplicar o networking empresarial no seu e-commerce.

Para isso, vou utilizar como exemplo uma loja virtual de turismo.

Estratégias do Marketing Digital

Antes disso, vale lembrar que em um mercado competitivo, as estratégias de marketing digital no comércio eletrônico estão desempenhando um papel cada vez mais importante no sucesso da loja online.

Já faz parte da vida de qualquer pessoa com acesso à Internet e é difícil imaginar como é viver em um mundo sem ela, não é?!

Embora esse aspecto do marketing tenha surgido há pouco mais de 20 anos, ele revolucionou a maneira como as empresas se comunicam com os consumidores atualmente.

Entenda como o networking empresarial pode agregar nas estratégias de marketing digital. 

O que é networking empresarial

Networking

Basicamente diz respeito a conexão comercial entre organizações que atuam em áreas relacionadas com o objetivo de conectar o seu consumidor ao ambiente virtual da sua loja.

Isso acontece por meio da troca e divulgação de informações uma das outras. De forma que estimule as vendas e fidelize o cliente potencial.

Vale ressaltar que esta é uma relação ganha-ganha, ou seja, todos os envolvidos saem ganhando de alguma forma. Seja pelo awareness da marca ou pelo aumento das vendas, por exemplo. 

Como o networking empresarial ajuda uma loja virtual que não performa bem em vendas

A baixa performance em vendas é um dos grandes problemas que os e-commerces enfrentam. E a causa disso depende de muitos fatores. Para identificá-la, é necessário um diagnóstico das estratégias de marketing digital da loja virtual.

De qualquer forma, é inevitável que para vender mais é preciso investimento. Seja em estratégias para aumento de tráfego, parcerias ou propagandas, por exemplo.

Uma das técnicas de marketing digital que mais tem dado resultado e ajudado os e-commerces a aumentar a performance em vendas é o SEO (Search Engine Optimization).

Networking empresarial

Inclusive, aqui no Blog da Ciclo nós já explicamos o que é isso e demos algumas dicas essenciais para trabalhar o SEO em e-commerces.

Porém, no contexto deste texto, além de outras coisas, o SEO possibilita a ação do networking empresarial por meio dos chamados guest posts. 

Basicamente, investir em networking empresarial é uma das táticas que tem melhor custo-benefício. Isso porque, ao assumir boas parcerias para seu negócio, a chance dos clientes encontrarem a sua loja de forma natural aumenta muito. 

E o melhor: sem nenhum custo. 

Guest Post ou networking empresarial

Ser divulgado em sites que atuam em áreas relacionadas a da sua loja, ajuda muito no engajamento. Além de, claro, trazer um público qualificado.

Plano de ação

Para que o seu e-commerce seja bem-sucedido, é importante, antes de tudo, ter um plano de ação bem projetado. Neste planejamento é preciso especificar algumas informações mercadológicas, métricas, e inclusive sobre o investimento alocado. 

Métricas de SEO

No entanto, esse investimento não é apenas o capital que você aplicará, por exemplo, nas estratégias de promoção. Investir também diz respeito ao tempo que você leva planejando, executando, monitorando e otimizando suas ações. 

Tudo isso porque, não basta que um cliente apenas visite seu site, é necessário que ele compre, certo?! 

Para isso, você precisa estabelecer networking e criar novas oportunidades de contatos.

Sites e portais parceiros ajudam nas vendas de lojas virtuais de turismo

Uma das estratégias que mais dão certo é a de empresas que buscam estabelecer networking empresarial com portais, sites ou blogs que trabalham com o mesmo público que o delas.

Esses portais, sites, e blogs divulgam as lojas parceiras por meio de conteúdos, e com isso  geram mais tráfego e passam uma maior credibilidade ao consumidor delas.

Afinal, a probabilidade de você confiar em uma loja virtual que é mencionada por portais sérios é grande.

Notebook com a página do Google aberta

Paralelamente, no quesito de rankeamento do Google, é preciso levar outras coisas em consideração. Como a autoridade da página e do domínio de determinado site. Quando maior for esses números, melhor. 

Como comentei no início deste post, vou pegar como exemplo prático uma loja virtual de turismo chamada Turismo X.

Muitos e-commerces de viagens que vendem opções esportivas, por exemplo, buscam relatos de clientes para passar uma boa experiência ao consumidor que ainda não conhece a loja.  

O site Vai Passear, por exemplo, retrata esses relatos reais e dicas de viagens para diversos lugares do Brasil. 

Logo, a Turismo X poderia criar um networking empresarial com a Vai Passear para atrair um público qualificado e convencê-los a viajar para determinado lugar pela Turismo X. 

Ou uma marca de roupas esportiva poderia fechar a mesma parceria. Neste caso, o Vai Passear divulgaria informações sobre onde os viajantes compraram os seus equipamentos e roupas para a prática daquele esporte. Divulgando, assim, a marca. 

Posteriormente, a Turismo X ou a marca de roupas, faria o mesmo procedimento, divulgando o site Vai Passear em seu blog, por exemplo. 

Benefícios do SEO e networking empresarial

SEO

O estabelecimento de metas que possam indicar esse o retorno dessas ações é fundamental. 

As atividades de marketing digital, mais especificamente SEO, podem trazer resultados muito úteis para o seu e-commerce. Como maior exposição, engajamento, e claro o aumento de vendas. 

Um dos grandes benefícios do SEO é a melhoria do posicionamento do site da sua loja virtual nos principais motores de busca, como o Google, por exemplo. Para que quando alguém pesquise pelo produto que você vende, o seu site apareça como uma das primeira opções. 

Métricas de marketing digital

Porém, para que este trabalho funcione de forma assertiva e traga bons resultados, recomendo que procure ajuda profissional. Mais especificamente agências de marketing digital especializadas em performance de e-commerce, como a Ciclo, por exemplo. 

Isso porque, profissionais com experiência, técnicas e teorias de mercado podem ser capazes de executar, observar e acompanhar essas ações com muito mais propriedade, conhecimento e habilidade. Além de terem a capacidade de entregar resultados para o seu comércio eletrônico.

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