© 2019 - Ciclo Inteligência em E-commerce.
All rights reserved.

BLOG

Opções de transportadoras para e-commerce

Flávio Beraldo

Por Flávio Beraldo

10 de fevereiro de 2017

Para quem possui ou gerencia um e-commerce, sabe que depender exclusivamente do Correios pode ser uma grande dor de cabeça. Para não ficar exclusivamente dependente desta empresa, surgem as opções de transportadoras para e-commerce.

Algumas delas tem seu foco o próprio mercado online que cresce a cada dia. Nesse artigo, citaremos algumas transportadoras, como elas trabalham e algumas até inovaram em uma área onde é preciso se diferenciar para ganhar a confiança do lojista.

 

A logística como papel fundamental na satisfação do cliente

Entre os desafios e preocupação de quem gerencia e possui um e-commerce é a parte logística da loja. Dados de 2016 do Sebrae em conjunto com E-commerce Brasil, aponta como a 2ª maior dificuldade em uma operação de e-commerce, sendo que em 2015, essa foi considerada a campeã de preocupação.

Não é por menos diante da agilidade que o consumidor exige, as dificuldades em muitas vezes optar pelos Correios para manter um preço competitivo e o planejamento a ser realizado.

Com essa preocupação, ter mais opções de transportadoras para e-commerce é uma das necessidades que esse mercado sente e assim surgem novas opções no mercado para suprir esta demanda.

Qual transportadora para e-commerce devo escolher?

No mercado há diversas empresas de transporte, entretanto, é preciso um olhar para dentro da operação e analisar a sua capacidade de entrega. O custo desse tipo de serviço não pode afetar de forma que a loja não tenha margem lucrativa.

Essas empresas, por serem privadas possuem maior grau de negociação, podendo assim, abrir margem para um contrato de acordo com a entrega.

Outro ponto que pode contribuir para melhorar a sua entrega e não sofrer tanto com os custos, é analisar a sua área de entrega. Muitas vezes boa parte das encomendas feitas em sua loja estão próximas a sua localização.

Priorizar determinadas entregas com alguma transportadora e outros pedidos assumir propriamente a entrega ou deixar a cargo dos Correios, pode ser uma estratégia interessante que irá reduzir tanto custo quanto risco.

Alternativas criativas

Uma empresa de transporte que realiza um trabalho interessante de entrega é a Eco Bike Courier.

Com bikes personalizadas, agilidade na entrega e uma idéia verde, surge como uma empresa diferente e que pode suprir as necessidades da sua loja. Tudo irá depender da sua zona de entrega e ver o raio de alcance que a empresa possui.

Outra empresa conhecida no mercado é a Mandae. Uma empresa de transporte bem avaliada que possui planos diferenciados de entregas, possibilidade de você calcular o frete e saber quanto custará, como também descontos conforme a quantidade de entrega.

Assim, com a sua análise e histórico de vendas é possível identificar a viabilidade de contar com essa transportadora.

Mais uma opção de transportadora para e-commerce é a Loggi. É possível integrá-la a sua plataforma de e-commerce, o que pode dar agilidade a sua operação.

Além da integração, ter a possibilidade de o cliente acompanhar a entrega e ter o relatório para acompanhar em tempo real, da maior segurança e tranqüilidade ao consumidor, o que faz a sua empresa ganhar alguns pontos com ele.

Negocie com a transportadora a sua entrega

Sabemos que o custo logístico é bem alto no país, com isso, buscar formas de negociar com a transportadora e ter maior rentabilidade nas vendas faz parte das atividades de gerenciar um e-commerce.

Para negociar melhores descontos nos contratos com as transportadoras para e-commerce é preciso ter informações essenciais sobre a carga a ser transportada.

Essas informações envolvem: Origem/destino, peso, tamanho, quantidade, valor médio e outras informações sobre os produtos a serem comercializados.  Há um conteúdo interessante sobre esse assunto no E-commerce Brasil, veja o link.

Existem outras inúmeras transportadoras, o que vai pesar na escolha dependerá do seu planejamento e viabilidade para optar entre uma ou outra, até mesmo possuir um carro próprio para entrega.

Novas soluções surgem no mercado a todo momento, é preciso ficar atento e optar por aquelas que melhor atendam a sua demanda e satisfação do cliente.

Gostou desse conteúdo ou ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário