© 2019 - Ciclo Inteligência em E-commerce.
All rights reserved.

BLOG

Comprar pela internet

PagSeguro ou PayPal: Qual utilizar na sua loja virtual?

Flávio Beraldo

Por Flávio Beraldo

20 de agosto de 2019

A dúvida de qual serviços de pagamento online, pagseguro ou paypal, utilizar na loja virtual, sempre surge na hora de montar um e-commerce

E, acredite, a resposta mais coerente é: depende. 

Este artigo tem como objetivo ajudar você, empreendedor, nesta escolha. 

Primeiramente, você deve conhecer o modo certo de financiamento para cada serviço de pagamento online. 

Além disso, tenha em mente que cada um oferece vantagens e desvantagens.

Homem apresentando projeto em reunião.

Se você é empreendedor ou trabalha com negócios digitais, é essencial que saiba a diferença entre eles, pois são sistemas importantíssimos para o sucesso do negócio. 

Finalmente, veja a seguir, quais são os fatores que você precisa saber, na hora de escolher o melhor serviço de pagamento online para a sua loja virtual.

PagSeguro ou PayPal: funcionalidades

Primeiramente, antes de começar a explicar o que cada uma delas oferece, eu quero ressaltar um ponto muito importante que precisa estar claro para você: 

Ambas são meios de pagamento que oferecem ao usuário várias funcionalidades.

Essas funcionalidades são muito eficientes e similares. São bem próximas com o que o empreendedor precisa, e são boas para o cliente que quer comprar com segurança. 

Tela de um celular mostrando um gráfico de desempenho em vendas.

Isso porque, fornecem ótimas soluções para o seu marketplace ou e-commerce. 

Além de o usuário receber pagamentos por e-mail, há botões de pagamento, modalidades de checkout e um excelente avanço no sistema de segurança.

O que é gateway de pagamento?

Gateway de pagamento é um sistema de integração que verifica as informações dos clientes, por meio de pagamentos eletrônicos em conjunto com bancos ou operadores de crédito. 

Pois é, tudo isso acontece quando o cliente realiza sua compra no e-commerce.

Pagamento sendo realizado por meio da tecnologia.

As principais vantagens do gateway de pagamento é o controle de operações na loja, o contato direto com os bancos e a rapidez do serviço.

Por outro lado, a desvantagem é que o lojista receberá o pagamento, de acordo com a realização da compra. 

Em outras palavras, significa que se o cliente parcelou em X vezes, o estabelecimento também irá receber a mesma quantia em X vezes, por exemplo.

Outra desvantagem é a necessidade de contratar um serviço antifraude e de segurança, porque o gateway não oferece total cobertura em casos de roubo.

Assim, para ajudar na sua escolha, separamos dois serviços que tem ganhado espaço no mercado no últimos anos: o pagseguro e o paypal.

Homem fazendo compras pela internet com o seu cartão de crédito.

O PagSeguro é o serviço mais utilizado aqui no Brasil. Em contrapartida, o PayPal é utilizado no mundo inteiro.

Neste post vou te explicar qual é a diferença entre elas, o que elas podem oferecer ao seu negócio, quais são as vantagens e desvantagens de cada uma e muito mais! 

PagSeguro

O PagSeguro, antigo BRPay, foi adquirido pelo portal UOL em 2007. A incorporação deu tão certo que hoje ele é líder no setor de serviços de pagamentos online. 

Este gateway de pagamento oferece soluções de pagamentos para e-commerces, lojas virtuais e, estabelecimentos comerciais também. 

PagSeguro: vantagens e desvantagens

Em primeiro lugar, uma grande vantagem da PagSeguro, é que pertence à UOL. Com isso, a marca passa mais segurança para os empreendedores e usuários.

Máquinas de cartão de crédito da Pagseguro.

Além disso, a interface é muito funcional e intuitiva. Ou seja, você não precisa ser expert para conseguir navegar e usufruir das funcionalidades que o serviço proporciona. 

Um outro diferencial interessante é que ele envia os dados dos pedidos por notificação do pagamento. 

Também, existe a opção de pagamento no débito, disponível em até 24 horas, e o envio da nota pode ser por e-mail ou mobile (celular).

Em contrapartida, a principal desvantagem do serviço é o suporte lento. Eu já ouvi casos onde o problema do empreendedor se estendeu por semanas, e até meses sem solução. 

Outra ponto negativo é o saque, que só pode ser feito após 14 dias da data do pagamento. Isso porque a análise do cartão de crédito demora, e pode, muitas vezes, ser cancelada.

PayPal

Entrando no mercado nacional para disputar, de forma direta, com o PagSeguro, temos o PayPal. 

O sistema já é bastante conhecido fora do país, isso porque foi criado nos Estados Unidos, onde é o pioneiro para pagamentos online.

Hoje, o site funciona como uma ‘carteira digital’ e é usada por mais de 123 milhões de pessoas em 190 países. 

O PayPal oferece duas condições de pagamento: crédito e débito. 

Cartão e app da PayPal.

No crédito, ele armazena os dados bancários e pessoais do usuário. Ele pode pagar via PayPal com cartão de crédito, pelo computador, app, celular ou tablet. Do outro lado, você também pode receber o pagamento via PayPal. 

Agora, caso alguém opte por pagar no débito, não é preciso nem usar cartões ou códigos de token, por exemplo. Basta informar o e-mail e senha cadastrados no site e pronto, a compra já está efetuada.

PayPal: vantagens e desvantagens

Uma das vantagens do serviço é a possibilidade de cadastro gratuito no sistema. Aqui é necessário que o usuário informe apenas o CPF ou CNPJ. Além disso, ele pode gerenciar a conta pelo site.

O sistema aceita o pagamento em até 25 moedas diferentes; os principais cartões de crédito; e admite o parcelamento em até 12x sem juros de qualquer dispositivo.

Mapa mundi com diversas moedas.

Mas, em contrapartida, o serviço não tem uma boa fama e credibilidade com alguns membros. Isso porque, ocorreram casos de cancelamento e bloqueio de contas sem o aviso prévio aos usuários.

Por fim, o PayPal não possui a opção de pagamento em boleto bancário; tem as taxas mais altas para valores mais baixos; e não disponibiliza no Brasil alguns serviços oferecidos nos EUA.

PagSeguro ou PayPal: como escolher o melhor meio de pagamento online?

Duas pessoas analisando algo na tela do computador.

Se você ainda ficou com alguma dúvida sobre como escolher o melhor meio de pagamento online, PagSeguro ou PayPal, eu sugiro que leia os artigos no site de ambos os sistemas.

O Blog PagSeguro é um ótimo canal para você tirar as suas dúvidas e conhecer mais detalhadamente o que serviço oferece. Assim como o Blog PayPal.

Resultados: PagSeguro ou PayPal

Agora que você conheceu as duas opções, basta analisar e escolher qual delas é a mais adequada para o seu e-commerce. 

Por exemplo, se você faz vendas nacionais e internacionais para serviços digitais e deseja que o dinheiro caia no momento da compra, opte pelo Paypal.

Caso o prazo de pagamento não seja uma prioridade para você, a recomendação é escolher a PagSeguro, pois permite o parcelamento na compra e possui taxas menores comparado ao outro.

Pessoa analisando o desempenho de vendas da loja virtual.

A minha dica final é para que você siga esses passos antes de escolher qual utilizar na sua loja virtual:

  1. Verifique se a plataforma da sua loja virtual é realmente compatível com o servidor de pagamento escolhido;
  2. Veja, também, a quantidade de tarifa cobrada tanto por bancos, e operadoras de cartão, quanto por gateway;
  3. Avalie os meios de pagamento, o preço das taxas e a gratuidade de outros serviços.
  4. E, faça uma análise de quanto irá receber dos visitantes por mês e quantas transações são feitas no seu e-commerce.

Gostou dessas dicas? Bom, esperamos que este artigo te ajude a escolher qual serviço de pagamento utilizar na sua loja virtual. 

Fale conosco.