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Por que produzir conteúdo para o seu e-commerce?

Flávio Beraldo

Por Flávio Beraldo

14 de fevereiro de 2017

A cada instante uma nova empresa utiliza canais como o e-commerce para expandir suas vendas, para alguns um canal alternativo de vendas, para outros um principal canal de vendas.

Obviamente tudo se trata de uma boa estratégia de negócios, formas de distribuir os seus produtos de forma eficiente e com um maior alcance.

O E-commerce no Brasil enfrenta diversos desafios, tais como impostos, investimento em mídia digital, plataformas e outras ferramentas que fazem parte do eco sistema, e o desafio de tornar um e-commerce lucrativo é realmente grande.

Porém hoje focaremos em dicas voltadas ao marketing digital, e como você pode reduzir drasticamente os custos envolvidos através de uma estratégia eficiente.

Por que utilizar o marketing de conteúdo em sua estratégia de conteúdo?

Existem inúmeros caminhos para se investir em marketing digital, principalmente quando o modelo de negócio é um e-commerce, onde o foco é sempre gerar novos clientes através de campanhas.

Desta forma as plataformas de mídias pagas, focam seus esforços em melhorias em suas segmentações para que cada vez mais o cliente correto seja impactado pela comunição da empresa.

Portanto quando falamos em marketing de conteúdo estamos pensando em uma forma de escalar ainda mais o nosso alcance, pois desta forma podemos impactar o nosso público tanto organicamente, quanto através de uma ação paga onde o foco é a promoção do conteúdo e não apenas no produto.

Um fator importante na utilização do marketing de conteúdo é o valor gerado, enquanto o seu concorrente foca 100% dos esforços em campanhas visuais totalmente voltadas ao produto, uma estratégia de marketing de conteúdo serve como atração e relacionamento com o público.

Podemos afirmar que você dribla a concorrência e obviamente obtém um volume maior de tráfego para o seu site, sim, o tráfego também é um dos grandes motivos para se produzir conteúdo, além de que o custo pelo trafego acaba sendo muito inferior que campanhas em mídia paga.

Como produzir um conteúdo relevante para o seu público?

O valor gerado é o principal objetivo que você deve ter em mente, portanto para que você consiga produzir um conteúdo eficiente e que gere resultado, você precisa entender exatamente as características do seu publico, o que buscam, interesses na utilização do produto e desejos.

Entender profundamente o consumidor fará com que você tenha sucesso no conteúdo, pois gerará conexão direta com o público-alvo e no momento certo, pois é  bem provável que ele esteja buscando ou pesquisando sobre um determinado produto.

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Quais são as vantagens em utilizar o marketing de conteúdo para um e-commcerce?

O fator determinante é o custo reduzido na atração de novos clientes e no aumento de escala quando você possuí uma produção constante de conteúdo, vamos para alguns exemplos práticos.

Campanha de Mídia Paga

Investimento – R$ 6.000,00

Tráfego Obtido – 15.000

Taxa de Conversão – 0.9%

Ticket Médio – R$ 120,00

Conversões  – 135

CAC – Custo por Aquisição R$ 44,44

Note que neste caso, cada conversão custou aproximadamente R$ 44,44, uma boa fatia do valor do produto, sem considerarmos outros custos é claro.

Campanha de marketing de conteúdo

Investimento – R$ 2.000,00

Tráfego Obtido – 15.000

Taxa de conversão – 8%

Ticket Médio – R$ 120,00

Conversões – 1.200

CAC – Custo por Aquisição – R$ 1,66

Os dados apresentados acima, são projeções de médias, podem variar de acordo com cada mercado.

O ponto importante a se considerar é a taxa de conversão, que é maior quando trabalhamos o conteúdo, isto ocorre porque o conteúdo é de extremo valor quando o público necessita de informações.

Uma outra característica que você se atentar também, e que leads capturados pelo marketing de conteúdo, estão em momento de pesquisa de informações, portanto não é uma estratégia de venda direta e sim de relacionamento para assim então trabalhar uma venda.

Trabalhar a geração de leads através de um blog usando o marketing de conteúdo como aliado, fará com que você aumente sua base de contatos com um custo menor, está é sacada desta estratégia. 

Native Ads como aliado em sua estratégia de marketing de conteúdo

Uma breve introdução ao assunto, o native ads ou publicidade nativa, tem como objetivo trabalhar formatos de publicidade online que engajem o cliente, portanto as plataformas de native ads trabalham focadas em promoção de conteúdo relevante para a sua audiência.

Caso queria saber melhor sobre o assunto, clique aqui e saiba o que é o native ads.

Espero que este conteúdo tenha sido útil e te ajudado de alguma forma.

Deixe seu comentário ou sugestões abaixo.

Um grande abraço.