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Como escolher os produtos para vender em uma loja de roupas?

Alan Rocumback

Por Alan Rocumback

27 de novembro de 2019

Na hora de criar uma loja de roupas muitas coisas precisam ser pensadas, não é mesmo? Definir o público-alvo, pensar no local ou no layout do site (se for um e-commerce), definir algumas estratégias de marketing, e assim por diante. No entanto, também é preciso focar em algo muito importante: o que vender na loja

Sim, por mais que você já saiba para quem pretende vender os seus produtos, separar um tempo para pensar neles em específico é fundamental. Será que vale mais a pena investir em tendências ou optar por itens atemporais? Se você está passando por essa fase agora e precisa de uma ajuda para tomar a melhor decisão possível, então é só continuar lendo este artigo e conferir algumas dicas importantes. 

Pense no seu público-alvo

Por mais óbvia que pareça essa dica, simplesmente não tem como não começar a definir os produtos que você irá vender na sua loja de roupas sem pensar no seu público-alvo. Afinal de contas, ao saber de fato quem comprará fica muito mais fácil de selecionar os itens que encontrarão no seu mix de vendas. 

Conhecer o seu público-alvo é importante até mesmo pensando no cadastro dos seus produtos. Quanto mais conhecer a sua necessidade, melhor será a entrega de sua oferta. Eis um exemplo em uma loja de artigos esportivos: “Conheça a a nova camisa do Flamengo, campeão da Libertadores 2019. Tecido de 100% algodão com 60% de OFF. Vá aos jogos do Flamengo expondo seu novo título de campeão! Saiba mais: Camisa do Flamengo em promoção.

Como um exemplo, imagine que o seu público são mulheres de 20 a 40 anos. Então, nesse caso o ideal seria vender roupas modernas, ou seja, que seguem as tendências da moda. Isso porque geralmente são esses produtos que chamam a atenção desse público em específico. 

Porém é preciso estar atento a outros detalhes da persona além da idade. Da mesma forma que você vender roupas mais modernas, mais descoladas ou mais formais, todas podem envolver a mesma idade. Por isso, atente-se aos detalhes do perfil do seu cliente ideal.

Deu para entender como tudo funciona? Sendo assim, em primeiro lugar reflita um pouco sobre o seu público e se coloque no lugar dele para descobrir o que vender. Se for necessário, não deixe de realizar algumas pesquisas. 

Produtos atemporais

Depois de ter refletido a respeito do seu público, é hora de colocar a mão na massa e de começar a escolher os itens que serão vendidos na sua loja de roupas. Para começar, não deixe de comprar alguns itens básicos, aqueles que nunca saem de moda. Esses produtos atemporais, como também são conhecidos, continuam vendendo bem independente de estações ou coleções, por isso é importantes tê-los disponíveis. 

No entanto, preste bastante a atenção na hora de escolher esses itens, certo? Não se esqueça de que os produtos atemporais de uma loja voltada para mulheres adultas são totalmente diferentes daqueles voltados para homens. 

Como pode ver nos dois exemplos que demos, seja uma roupa feminina ou um estilo mais esportivo, é preciso saber onde a sua loja pretende atuar. Isso você pode considerar um nicho específico ou atender a uma massa.

Entretanto, é importante no momento de definir esses itens de produto em conjunto com a persona, saber dos desafios e facilidades de cada, seja em produção ou até mesmo em marketing digital.

Marketing Digital

No marketing digital, com a definição dos principais produtos a serem vendidos aliado a uma boa definição da sua persona, ajudará a performance da sua loja ser cada vez melhor.

Reforçamos estes pontos pensando desde um anúncio que precisará ter uma copy chamativa que leve tráfego, por exemplo:

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Ou até mesmo descrições detalhadas sobre ele como citamos acima neste post. O que deve estar claro neste pontos é a proposta de valor que você trará para o seu público que permita a sua loja ter mais chances de venda.

Tendências da moda

Além dos produtos atemporais, é claro que as novidades de cada estação não podem ficar de fora da sua loja de roupas. Todavia, nesse caso é preciso ter um pouco de cuidado. A dica é comprar sempre esses itens em menor quantidade, já que você não saberá se o seu público vai ou não gostar. Por isso, comece sempre aos poucos para não ter nenhum prejuízo depois. 

Como deu para perceber, portanto, é o público-alvo o principal responsável por definir o que será ou não vendido na sua loja. Por conta disso, é fundamental estudá-lo o máximo que você conseguir a fim de alcançar o sucesso que tanto deseja. Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Então deixe aqui nos comentários para que possamos te ajudar.