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Prova social no E-commerce: entenda a sua importância

Flávio Beraldo

Por Flávio Beraldo

18 de maio de 2017

Existem diversos fatores que influenciam no aumento das vendas de uma loja virtual. Além das tradicionais ações de aumento de tráfego, como compra de mídia em google adwords, estratégias de SEO e etc. Uma das principais ações de marketing digital que ganhou espaço com o objetivo de aumentar o ROI e lucratividade do negócio é o CRO (Otimização de Taxa de Conversão). Sempre quando um site recebe uma quantidade de visitantes relevantes, mas suas vendas são estabilizadas ou diminuem, é hora de começar a adotar essa estratégia para aumentar os resultados.

Dentro do CRO, existem diversos componentes que são estudados e avaliados quando estamos elaborando testes AB para melhorar a usabilidade de uma determinada página do site, como técnicas de persuasão através de imagens e textos e etc. com o objetivo de melhorar a taxa de conversão de uma determinada loja virtual. Você poderá conferir um pouco mais nesse artigo sobre otimização de conversão para e-commerce. Hoje dentro das técnicas de persuasão falaremos um pouco mais sobre a importância da proa social no e-commerce.

O que é prova social?

É um gatilho mental ou técnica de persuasão de vendas, utilizada para ajudar no aumento de conversão. Em moldes práticos, a prova social tem como objetivo expor opinião de pessoas reais, clientes, autoridades no assunto e influenciadores falando sobre um determinado produto ou serviço.

https://www.youtube.com/watch?v=1egToS1b3eg

Você já deve ter se deparado com as seguintes situações quando falamos sobre esses agentes que são utilizados como provas sociais, por exemplo:

  • Influenciadores: Um amigo ou até mesmo um membro da família é um influenciador. Quem nunca ouviu a velha conversa:

– Você já comprou naquela loja virutal?

– Já, os preços são muito bons e produtos de ótima qualidade, sem falar é claro que o prazo de entrega é excelente

Essas opiniões podem variar tanto para o lado positivo quanto o negativo. Nós falamos um pouco mais como as opiniões influenciam no artigo sobre NPS, veja aqui.

  • Autoridades: Quando vemos em um determinado produto, “esse remédio foi avaliado e aprovado por mais de 100 médicos” ou até mesmo é muito comum vermos isso em materiais esportivos, onde o produto é utilizado por grandes atletas.
  • Clientes: Os depoimentos são muito comuns de encontrar em sites e resenhas sobre os produtos. Assim como esse citado, existem diversos tipos de provas sociais e cada uma delas devem ser utilizadas de acordo com a sua estratégia e também avaliação das suas personas.

Qual a importância da prova social no e-commerce?

A prova social é um fator comprovado cientificamente. Estudos mostram que as pessoas são mais propensas a fazer algo quando outras pessoas aderem ao mesmo comportamento. A prova social torna mais eficaz quando os usuários veem que  outras pessoas – especialmente aqueles que pensam semelhantes às outras em fatores demográficos, sociais, comportamentais e etc. – se envolvem com um produto. Isso cria um senso de  confiança imediata nas pessoas que ainda não adquiriram um produto, e isso acaba indicando que  a sua empresa oferece um serviço de qualidade. Afinal, por que as pessoas aprovariam alguma coisa ruim, não é mesmo?

Um total de 27 por cento dos clientes usam regularmente opiniões para escolher qual empresa se tornará cliente. Um número que está crescendo. Em contrapartida, apenas 24 por cento nunca usa comentários on-line.

Os tipos de provas sociais em sua loja virtual

No processo da jornada de compra de qualquer pessoa, existe a etapa de consideração, onde os fatores que mais influenciam para que um determinado cliente passe para fase de decisão de compra é a prova social sobre um determinado produto ou serviço. Por isso saber a forma de expor é essencial. Existem alguns padrões de trabalhar a prova social no e-commerce, por exemplo:

Avaliação do Produto

Depoimentos

Autoridade

Opiniões de especialistas sobre um determinado assunto gera grande relevância na opinião de compra das pessoas.

Selos e Certificações

Selos de qualidade do produto e certificações gera confiança para os seus clientes. Um dos casos mais comentados pelos especialistas é o exemplo abaixo da Express Watches que inseriu um selo na página do produto e aumentou sua taxa de conversão, para saber um pouco mais, veja esse artigo.

Nesse link você consegue ver diversos tipos de provas sociais que você poderá aplicar em sua loja virtual, claro, sempre lembrando que esse gatilho deve ser inserido no momento certo e maneira correta!

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