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Qual mídia digital utilizar para o seu e-commerce?

Flávio Beraldo

Por Flávio Beraldo

19 de setembro de 2019

Para ter um negócio de sucesso é essencial possuir uma visão clara sobre o volume da demanda de compra. Isso porque, assim você consegue entender qual mídia digital utilizar para oferecer os seus produtos e se relacionar com o cliente. 

Um dos erros mais comuns em empresas de e-commerce é focar todo o esforço na etapa de tecnologia, ou seja, a maior preocupação geralmente é com o tipo de plataforma utilizada. É claro que isso é importante, mas ela não é a única responsável pelo seu sucesso.

A divulgação também importa. Portanto, você deve planejar como pretende impactar os seus futuros clientes por meio das mídias disponíveis. Neste post eu vou te ajudar a entender qual mídia digital utilizar no seu e-commerce. 

Qual a relação da jornada de compra do consumidor e as mídias digitais?

Primeiramente, você deve compreender perfeitamente como funciona a jornada de compra do seu consumidor. De forma geral, ele passa por fases específicas. As principais fases da jornada de compra são:

Aprendizado e descoberta – Esta é a primeira etapa do processo de compra. Nessa etapa o consumidor ainda não sabe que tem um problema ou oportunidade. O objetivo aqui é despertar o interesse dele e fazê-lo perceber isso.

Escolha de mídia digital

Reconhecimento do problema – Nesta etapa o comprador identifica que tem um problema e começa a pesquisar mais sobre suas dores e possíveis soluções.

Consideração da solução – Aqui ele começa a avaliar as alternativas das diferentes soluções que encontrou. Procure criar um senso de urgência grande. Caso contrário, ele vai identificar que tem uma solução, mas não vai se empenhar para resolver o problema.

Avaliação e compra – Nesta última etapa, o comprador já está comparando as opções disponíveis e pesquisando qual delas é melhor para seu contexto. Aqui é importante ressaltar os diferenciais competitivos de cada produto.

Este modelo de jornada de compra contribui muito em projetos que utilizam a metodologia do Inbound Marketing para gerar conteúdos em cada fase da jornada de compra. E ajudam muitos empreendedores a vencer a falta de previsibilidade em vendas online.

Mas, qual a relação do processo de compra e a mídia digital para um e-commerce?

A resposta é simples. Tudo!

Escolha de mídia digital

Por exemplo, pense em um cliente que está na fase de aprendizado. O modo mais fácil de realizar a sua captação é por meio das redes sociais. Isso porque, o público que acompanha esse canal, de modo geral, está neste momento de compra.

Já para aqueles que estão no momento de decisão de compra, o ideal é trabalhar canais como Google Ads ou até mesmo o posicionamento orgânico de seu site. Pois, essas pessoas provavelmente estão comparando os e-commerces para decidir em qual comprar. 

Se você conseguir organizar a estratégia desta forma, terá uma assertividade muito maior nas campanhas de marketing digital.

Um outro fator muito importante é a metrificação e mensuração correta do desempenho e  resultados gerados por cada mídia digital. Isso porque, assim você conseguirá tomar ações futuras assertivas a fim de melhorar os resultados.

Planejamento de mídia digital

Qual tipo de mídia digital é indicada para e-commerces?

Finalmente, agora que entendemos um pouco mais sobre a jornada de compra do consumidor, vamos falar das mídias digitais mais usadas e recomendadas para e-commerces. 

Geralmente, as mídias digitais são classificadas de 2 formas: mídia paga e mídia orgânica. Entenda:

Mídia Paga

A principal característica da mídia paga é justamente o pagamento para a exposição dos produtos ou serviços que você comercializa.

Google Adwords: O Google Adwords é uma excelente mídia para obter tráfego. Principalmente, para captar leads que já estão na fase de avaliação e compra.

Mídia Display: Se o Google Adwords foca em um público que busca algo por meio de palavras-chave, a mídia Display do Google tem como foco impactar usuários por meio de espaços publicitários em sites vinculados a sua plataforma de forma visual. 

Mídia digital: Google

Facebook Ads: O Facebook Ads trabalha em um formato um pouco diferente do Google Adwords. Neste caso, é possível segmentar o público de acordo com a idade, região, interesses e outras características da sua persona. Além disso, a estratégia vale para o Instagram e Stories. 

A forma mais utilizada e eficiente é impulsionar conteúdos relevantes para o público. Isso faz com que o engajamento aumente e consequentemente as suas vendas.

Porém, lembre-se de utilizar as redes sociais de forma planejada. Pense estrategicamente em qual fase da jornada de compra o seu consumidor se encontra.

Mídia digital: Facebook

Mídia Programática: A mídia programática é uma excelente forma de impactar os usuários e gerar tráfego. Ela veicula anúncios em sites e blogs relevante de forma programada – ou publisher. Além disso, é muito assertiva, porque antes mesmo de gerar a publicação, avalia o público-alvo que você deseja atingir.

Mídia Orgânica

Pode-se classificar como mídia orgânica toda a mídia que gera engajamento de forma natural e que prioriza um melhor rankeamento nos motores de busca. 

Blog: Com o crescimento e o sucesso que o marketing de conteúdo tem trazido às empresas, a presença de um blog integrado a loja virtual se torna essencial. Isso porque, boa parte dos conteúdos produzidos respondem dúvidas dos seus clientes, os ajudam a entender melhor suas dores e considerar a sua solução.

Além disso, faz com que os buscadores – como o Google, identifiquem o seu site e posicione-o nos primeiros resultados de busca. Esta ação contribui diretamente com o SEO.

Marketing de conteúdo e blog

Vale lembrar que a produção de conteúdo para o blog tem como objetivo, principalmente, atingir um público em fase de descoberta e aprendizagem. Portanto, a qualidade deste conteúdo se torna essencial mais do que a quantidade.

SEO: Diferente da mídia paga, o SEO praticamente trata de posicionar páginas relevantes de acordo com a busca do usuário de maneira orgânica. Neste caso, a produção de conteúdo relevante e até mesmo páginas de produtos com descrição e imagens otimizadas, contribuem para um bom posicionamento e aumento de tráfego.

Estratégia de SEO

Extra

Além de todos esses tipos de mídia, eu destaco a utilização de marketplace. Aqui no blog eu já falei sobre como vender no Mercado Livre, um dos maiores marketplaces do mundo. 

Ele não é necessariamente considerado como um tipo de mídia, mas pode ser utilizado para aquisição de tráfego e vendas. Avalie corretamente se essa estratégias seria interessante para o tipo de produto que você comercializa.

Considerações sobre mídia digital

Antes de decidir o quanto investir e qual dessas mídias digitais utilizar, entenda perfeitamente qual é a persona que você quer impactar por meio do marketing digital.

Após isso, faça um planejamento de mídia para a sua loja online. Defina muito bem as suas metas e objetivos. Isso porque, o investimento necessário para ter um bom retorno de marketing digital terá isso como base.

Resultados digitais

A partir deste ponto, então, a escolha das mídias digitais se dará de forma mais claras e assertiva. Além disso, recomendamos a parceria com uma agência especializada para a gestão de mídia digital.

Finalmente, espero que esse conteúdo te ajude na escolha e no sucesso da sua loja virtual.

Um grande abraço!

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