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Saiba como utilizar os links patrocinados para o seu e-commerce

Alan Rocumback

Por Alan Rocumback

24 de junho de 2019

Toda plataforma digital na qual são vendidos produtos online é considerada um e-commerce. Assim, um consumidor pode adquirir um produto específico pela internet mesmo estando a quilômetros de distância do vendedor. Como sabemos, a internet é um ambiente bastante vasto, diversificado e recheado de informações. Muitas vezes os conteúdos presentes podem ser ofuscados pelo mar de dados encontrados dentro de tal rede global, atrapalhando as vendas dos comércios virtuais.

Nesse sentido, é importante que os proprietários de e-commerce utilizem ferramentas específicas para a divulgação do seu negócio dentro dos ambientes virtuais, entre as quais se destaca a utilização de links patrocinados.

O que são os links patrocinados

Tratam-se de publicações criadas por empresas nas redes sociais e/ou plataformas de busca que são impulsionadas, direcionando o usuário a sites desejados pelas marcas com apenas um click.

Essa ferramenta é nomeada como patrocinada porque, quando o anunciante investe uma determinada quantia monetária nas redes sociais e/ou em plataformas de busca, a postagem consequentemente recebe um alcance maior de usuários em relação a uma postagem veiculada apenas para os seguidores de uma página ou perfil. Por isso, os links patrocinados são um tipo de anúncio que precisam ser pensados de modo a agir como tal. Nesse sentido, existem cinco técnicas essenciais que devem ser levadas em conta durante a criação e veiculação de um link patrocinado:

  • Criação de títulos adequados
  • Segmentação do público-alvo
  • Elaboração de um bom mix de produtos
  • Utilização de Remarketing
  • Realização de otimizações e de testes

Por que criar títulos bem elaborados

     O título de um link patrocinado deve ser composto por frases curtas e objetivas, tendo em vista que o intuito do título é atrair um usuário para um site desejado. Tomando como exemplo um e-commerce que trabalha com uma variedade de portas, pode-se criar um artigo com o nome: “porta de aço de enrolar ou porta de correr em alumínio: dicas para a escolha da porta ideal”. Assim, observa-se um título capaz de atrair os usuários pelo motor de buscas de sites como o Google, pois carrega uma mensagem que chama a atenção do consumidor. Além disso, podem ser criados títulos com mensagens que remetem a notícias, como: “nova porta automática vira tendência nas casas”, ofertas misteriosas e que estão vinculadas a um benefício especial, perguntas e frases imperativas as quais exigem uma ação por parte do leitor, as chamadas “call to action”. Estas podem ser vistas em títulos tais como: “conheça a porta acústica na loja X!”

O que é a segmentação do público-alvo

Uma das maiores vantagens em utilizar plataformas virtuais para divulgar um link patrocinado é que este pode ser segmentado e veiculado para tipos de pessoas específicos. No caso de uma loja de portas, os seus links podem ser direcionados para uma faixa etária um pouco mais velha, de 25 anos para cima, e para um grupo de interesse nesse assunto. Além disso, os links patrocinados podem ser segmentados por localização geográfica, sendo, portanto, uma ferramenta muito eficaz para lojas locais.

        Todas essas formas de segmentação são importantes para que os anúncios sejam direcionados a pessoas que estão mais propícias a consultar o conteúdo, até porque não vale a pena investir uma grande quantia para veicular centenas de anúncios para um público que não demonstra nenhum interesse pelo e-commerce em questão.

O mix de produtos

     Um mix de produtos refere-se a todos os itens que uma empresa vende. Assim, um mix bastante amplo resulta em um comércio capaz de atingir uma ampla variedade de segmentos de clientes, permitindo uma dominação, cada vez maior, de fatias do mercado. Isso faz com que um link patrocinado de um e-commerce possa atingir uma quantidade maior de pessoas, resultando em mais vendas para a loja.

       

Trabalhando com Remarketing

     Ao se utilizar links patrocinados, é importante que o lojista pense nas estratégias de Remarketing, as quais se resumem na prática de expor outra vez um determinado anúncio para um público. Com isso, o e-commerce reforça a um cliente a necessidade dele realizar aquela compra anteriormente abandonada.

As otimizações e os testes

     Testar os links patrocinados é uma ação de suma importância para um e-commerce. Ao produzir dois ou mais links para públicos diferentes, uma empresa é capaz de verificar qual é o melhor percentual de acesso. Assim, é possível ver qual é o investimento mais apropriado para uma marca.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.