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SEO para e-commerce: 6 dicas essenciais

Conteúdo Colaborativo

Por Conteúdo Colaborativo

12 de setembro de 2019

Um dos principais recursos empregados na atualidade para potencializar as vendas de seu e-commerce e atrair um maior número de clientes, é o tráfego orgânico do site gerado no google. E não existe nada melhor para que esse tráfego seja satisfatório, do que utilizar as técnicas de SEO para e-commerce .

Tanto na criação do seu site quanto em todo o seu desenvolvimento. A otimização de sites é essencial para ter resultados, principalmente quando se trata de e-commerce.

Tablet com a página do Google aberta para ilustrar SEO para e-commerce

Aqui no blog, nós já falamos sobre 5 formas de aumentar o tráfego orgânico da sua loja virtual.

Assim, se você quer melhorar o desempenho do seu negócio e ganhar notoriedade no mundo do e-commerce, veio ao lugar certo.

Separamos uma lista com várias dicas que vão te ajudar nesse processo. Acompanhe:

1. Reduza o tempo de carregamento das páginas de seu site

Uma estratégia muito boa para conquistar ou pelo menos não perder os clientes muito cedo é otimizar o tempo de carregamento das páginas de seu site.

Isso porque, além de melhorar muito a experiência do usuário, fazendo, inclusive, com que ele permaneça na página, o tempo de carregamento ainda interfere significativamente nas classificações de pesquisa.

Uma dica simples para melhorar este quesito e o SEO para o seu e-commerce é compactar as imagens. Além disso, você também pode analisar o seu portal, eliminando qualquer aspecto desnecessário ou excessivo.

Carregamento do site após técnicas de SEO para e-commerce

2. Escreva suas próprias descrições de produtos

Outra dica muito válida é escrever as próprias descrições de seus produtos. Claro que todo produto já vem com a descrição do fabricante e isso pode facilitar bastante a sua vida.

Entretanto, vale lembrar que quando o conteúdo é repetitivo, seja ele uma reportagem ou até mesmo uma descrição de um tênis ou perfume, ele é considerado como duplicado pelo Google.

Isso diminui consideravelmente suas chances de obter sucesso e uma boa classificação no ranking de pesquisas. Portanto, a dica é ser único e original.

Use a sua criatividade e não poupe palavras na hora de descrever os produtos que você comercializa no seu site. Quanto mais informações você fornecer para os seus consumidores, melhor. 

Pesquisas apontam que os clientes estão mais propensos a comprar quando a descrição do produto é mais extensa. 

Descrição de produtos para melhora do SEO para e-commerce

3. Sempre acompanhe os trends de sua marca e dos principais concorrentes dela

Também é importante estar sempre atento aos trends da sua marca, analisando como está a demanda do varejo. E, claro do mercado no geral, inclusive dos seus concorrentes.

Finalmente, uma das maneiras mais simples e baratas de fazer isso é por meio do Google Trends. Isso porque, lá é possível observar a procura tanto por produtos quanto por categorias comercializadas.

Assim, podemos dizer que a ferramenta auxilia na tomada de decisão de seus negócios e no alinhamento estratégico com as práticas de SEO da sua marca.

4. Crie um blog

Criação de blog para melhorar SEO para e-commerce

A elaboração de um blog que fale sobre os produtos que você comercializa é essencial. Desse modo, você consegue conversar com o seu consumidor, ou possíveis consumidores, sobre as características dos seus produtos. Mas, além disso, tudo o que os envolve de forma geral, mesmo que isso não fale exatamente da sua marca em um primeiro momento.

Os artigos veiculados no blog, além de criarem uma demanda, ainda servem como um canal de comunicação com os clientes, demonstrando as principais qualidades dos produtos.

E, consequentemente, você cria um relacionamento maior com a persona da sua empresa. Podendo entender suas dores, aspirações e melhores maneiras de ajudá-la a resolver o que ela deseja. 

5. Não esqueça do mobile no SEO para e-commerce

Você já ouviu falar sobre sites responsivos? Esta não é apenas uma tendência. Mas sim, uma necessidade do mercado nos últimos anos.

Sabe-se que as pesquisas em celulares e outros dispositivos móveis já ultrapassam as que são realizadas em desktops. E, além disso, o Google muitas vezes leva em consideração primeiro a disposição do seu site na versão mobile e depois no desktop.

Portanto, para se enquadrar no mercado e conquistar clientes, é essencial que você possua um portal mobile friendly. 

Homem mexendo no celular feliz após técnicas de SEO para e-commerce

Além de  trazer mais comodidade e facilidade, ele ainda te ajuda a atrair uma maior parcela de tráfego.

6. Invista em uma estratégia de linkbuilding qualificado

Por último e não menos importante, é interessante falarmos sobre o linkbuilding. É primordial que você se atente a este quesito.

O linkbuilding é um dos maiores desafios de qualquer projeto de SEO. Isso porque, links não são nada fáceis de se conquistar. 

Contudo, é uma estratégia extremamente válida para seu negócio, uma vez que quando feita da maneira correta, pode aumentar significativamente a autoridade de seu domínio.

Para isso, é ideal que você defina suas palavras chave com antecedência. O indicado é utilizar o planejador de palavras do Google Adwords para iniciar a sua lista. 

SEO para e-commerce

Seguindo essas dicas à risca, você só tende a crescer e obter cada vez mais sucesso em seu negócio. 

Mas ainda existem outras táticas de SEO que podem e devem ser aplicadas. O ideal é que você sempre se mantenha atualizado para se adequar ao mercado que está em constante evolução.

*Este artigo foi escrito pela UP Sites.