© 2019 - Ciclo Inteligência em E-commerce.
All rights reserved.

BLOG

Vale a pena usar o WordPress para a criação de loja virtual?

Flávio Beraldo

Por Flávio Beraldo

20 de fevereiro de 2018

Existem vários sistemas de gerenciamento de conteúdo que podem ajudá-lo na criação de loja virtual em WordPress mas nem todos são criados iguais. Fazer a escolha errada nesta área pode custar a você e a seus clientes um valioso tempo e dinheiro.

Há muitos desenvolvedores e grandes empresas que afirmam que o WordPress + Woocommerce é a melhor solução de eCommerce. Isso é em grande parte porque a combinação de funcionalidades, suporte e documentação do WordPress é única, e difícil de vencer.

Neste post, apresentaremos 4 razões sólidas, porque pensamos que o WordPress deve ser sua solução para criar sua loja virtual.

Por que WordPress é uma ótima solução para eCommerce

  1. O WordPress é poderoso, flexível e escalável.

  2. Os plugins do WordPress se adaptam às necessidades específicas das lojas virtuais.
  3. Com uma boa manutenção preventiva e reativa, há plugins que garantem uma segurança alta da sua loja virtual WordPress
  4. Existe uma grande quantidade de recursos para resolver problemas específicos do WordPress e uma comunidade gigantesca ao redor do mundo para auxiliá-lo

Vamos começar!

1. WordPress é uma solução poderosa, flexível e escalável

O WordPress é usado para uma grande variedade de sites, e não apenas plataformas de comércio eletrônico.

Para os que não tem muita experiência, o WordPress é o sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) mais popular atualmente e é totalmente open-source, isto é, de código livre. Você não terá que pagar mensalidades e nem ficará refém do WordPress. A única coisa que você deve investir é em uma empresa especializada na criação de sites WordPress para que você tenha realmente uma loja virtual profissional.

Embora o WordPress tenha sido originalmente projetado pensando em blogs, agora é um CMS completo, e sua escalabilidade significa que ele pode lidar com sites de alto tráfego de várias indústrias e nichos.

Além disso, o WordPress conta com uma seleção enorme de temas e plugins, muitos dos quais são totalmente gratuitos.

Há uma série de outros motivos técnicos para a popularidade do WordPress, como a sua atualização e desenvolvimento constante pela comunidade, o código limpo por trás da plataforma (que ajuda em SEO e performance) e a facilidade de instalar e configurar.

A instalação do WordPress é uma das coisas mais fáceis de fazer, de forma que qualquer pessoa sem conhecimento técnico conseguirá.

A famosa instalação de cinco minutos pode ser feita manualmente via FTP ou a depender da sua hospedagem, você poderá instalar com 1 click com as funcionalidades do seu Cpanel.

2. Os plugins do WordPress se adaptam às necessidades específicas das lojas virtuais

WooCommerce  representa o “alto padrão” das plataformas de eCommerce

Há uma boa chance de você querer adquirir alguns plugins para melhorar a funcionalidade do seu site sem mexer com programação pesada.

Existem várias soluções de eCommerce disponíveis, mas a que lidera de longe é o WooCommerce. Os muitos sites que usam este plugin mostram que é uma opção confiável e robusta.

O WooCommerce  inclui quase tudo o que você precisará para configurar um site poderoso de comércio eletrônico.

Tal como o próprio WordPress, o WooCommerce também oferece uma maneira de turbinar suas funcionalidades através de plugins ou addons. Esses complementos permitem que você ajuste os elementos, como taxas de frete, adicione pagamentos através de gateways populares, como Pagseguro e PayPal, e muito mais.

No que diz respeito ao design, você pode encontrar uma infinidade de plugins que ajudam a tornar seu webdesign atraente e funcional  – chamados de “ganchos” (hooks) e “filtros”  – para ajudá-lo a aperfeiçoar a sua loja virtual WordPress.

Tal como acontece com o WordPress, a instalação do WooCommerce é fácil e o setup Wizard do plugin pode ajudá-lo a personalizar as configurações básicas em poucos minutos.

Por exemplo, existem diversas opções de plugins que te ajudam a recuperar vendas perdidas em carrinhos abandonados – Abandoned Cart Lite for WooCommerce

Também existem plugins que servem para lembrar seu cliente de deixar uma avaliação após a compra com base nas configurações da data enviada – o WooCommerce Review Reminder

3. As informações de seus clientes e de sua loja estarão seguras

O plugin Wordfence Security é dedicado a manter você e seus visitantes seguros.

A segurança é um tema cada vez mais discutidos no desenvolvimento de sites, e com razão. A comunidade do WordPress não é uma exceção, e sempre há algo a ser feito para ajudar a resolver qualquer buraco no código.

Isso importa porque, como qualquer ecommerce, é extremamente importante certificar-se de que os detalhes de pagamento dos seus visitantes estarão seguros e que seu site não está deixando brechas para ser invadido. Uma das vantagens do WordPress é que seus temas, plugins e a própria plataforma tem atualizações constante, sempre melhorando o código e dificultando que hackers invadam seu site.

Além disso, o Wordfence é ótimo para bloquear tentativas de ataque de força bruta em seu site e te avisa por email caso algum problema apareça.

Outra medida de segurança importante para lojas virutais é instalação de SSL no site. O SSL é uma camada de segurança extra, e que pode ser facilmente configurada usando o Cloudflare em seu site e o plugin de WordPress chamado Really Simple SSL.

O plugin do Wordfence Security é um dos sete plugins gratuitos do WordPress que você nunca deve ficar sem.

4. O suporte da comunidade do WordPress é confiável e prestativo

Configurar um blog básico no WordPress não é difícil, mas a criação de uma loja virtual bem sucedida dá bastante trabalho e pode gerar dúvidas e problemas técnicos.

No entanto, se isso acontecer, nunca será difícil encontrar ajuda. Como mencionamos anteriormente, o WordPress tem uma grande comunidade que está sempre evoluindo e aprendendo juntos. Há muitas pessoas que estão dispostas a ajudar os recém-chegados.

Aqui estão algumas opções para aprender as cordas e obter conselhos se você é novo no WordPress:

 

  • O site oficial de suporte do WordPress
  • Canais do YouTube dedicados, como WPBeginner e WPCrafter
  • Fóruns de suporte para temas específicos e plugins (por exemplo, o fórum WooCommerce)

 

O suporte comunitário para o WordPress está prontamente disponível. Em caso de dúvida, se você está tendo um problema ou quer saber a resposta a uma pergunta, dá um Google! Alguém provavelmente terá uma resposta ou um tutorial útil – já que 33% dos sites mundiais foram feitos com WordPress.

Conclusão

Construir uma loja virtual para o seu negócio é o primeiro passo importante para começar as vendas online. Você quer uma loja que seja atraente e profissional, que dê aos clientes o que eles querem. É aí que o WordPress entra. Você terá dificuldade em encontrar uma plataforma mais flexível, personalizável e com ótimo suporte do que o WordPress.

Os plugins e temas do WordPress permitem que os usuários criem uma loja virtual profissional com um layout intrigante que exiba uma série de produtos de forma extraordinária.

O WordPress continua a ser a plataforma mais popular para o desenvolvimento web de e-commerce, já que vem com muitos temas incríveis e plugins compatíveis.De forma geral, essa ampla gama de opções de funcionalidade e recursos do WordPress é o que faz ele ser o queridinho dos desenvolvedores e dos donos de lojas virtuais.