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Varejo físico e varejo online, como integrá-los?

Flávio Beraldo

Por Flávio Beraldo

25 de novembro de 2016

Certa vez comentamos em nosso blog sobre o conceito de Omni Channel e como ele deve ser aplicado em seu negócio, caso não tenha visto este conteúdo basta clicar aqui para entender melhor sobre o assunto:

Hoje falaremos sobre como realizar a integração da loja física com a online e também abordaremos alguns pontos importantes para que essa integração ocorra de forma segura e com sucesso.

Hoje, grande parte das empresas, buscam ampliar os seus canais de vendas. Algumas empresas começam na internet e partem para a loja física, mas também ocorre o inverso, onde a loja física expande os seus negócios para a internet.

Neste caso, o foco central sempre será o consumidor final. Pensar Omni Channel é pensar na experiência que o cliente poderá ter com a marca.

Passos importantes para integrar a sua loja física em um e-commerce

Uma das etapas mais importantes é avaliar como funciona a parte organizacional da empresa e os sistemas envolvidos na mesma. Se você possui um ERP próprio em sua loja física, deverá avaliar a possibilidade de integração que ele oferece.

Algumas das principais plataformas de e-commerce oferecem um excelente suporte referente a integrações com sistemas de ERPs, em caso de dúvidas, aconselho consultar seu fornecedor e verificar as possibilidades que o sistema dispõe.

É importante avaliar este ponto, pois a idéia é que todo o sistema da loja se torne um único.

Vantagens para o Lojista

A principal vantagem em integrar todos os canais de vendas é a possibilidade de alcançar novos consumidores e proporcionar uma experiência boa para eles.

Digamos que um cliente costume comprar em sua loja física, mas em determinado momento, ele pesquise por um produto na internet. Neste caso, ele terá muito mais opções disponíveis para comprar, ou seja, o seu concorrente não é apenas o de sua região e sim qualquer empresa que comercialize os mesmos produtos na internet.

Portanto, utilizando o e-commerce como a expansão de sua loja, você poderá aumentar sua presença e o seu volume de vendas, tendo maior escala.

Vantagens para o Consumidor

São inúmeras as vantagens para o consumidor final. Um dos modelos de compra que consumidores finais costumam realizar é a compra online do produto e a retirada na loja física mais próxima.

Grandes varejistas já utilizam desta estratégia para que possa estreitar o relacionamento com o cliente e oferecer maior velocidade na retirada do produto, aumentando a satisfação.

Que tal listarmos 4 motivos para você integrar a sua loja física ao e-commerce?

  • Clientes buscando online

O mundo está cada vez mais conectado e os clientes buscam primeiro na internet antes de comprarem algo, portanto, entender que ele pode optar por comprar online afeta diretamente o seu faturamento.

  • Alcance e Escala

Diferente da loja física, onde você possui um raio pequeno de alcance, a online te proporciona expandir os negócios. Hoje você tem a possibilidade de realizar uma venda até mesmo para locais onde você não possui loja física, ou seja, novamente o impacto em seu faturamento de na aquisição de novos clientes.

  • Atendimento e Mídias Sociais

O cliente além de buscar informações no Google sobre a empresa, também busca informações em redes sociais para saber o que clientes que já compraram estão falando, nesta hora integrar suas redes sociais com o CRM para realizar a gestão de relacionamento com os clientes se torna essencial.

  • Loja aberta 24 Hrs por dia

Se na loja física, você possui um horário para que seu cliente possa comprar, o online esse problema não existe mais. Hoje o consumidor quer cada vez mais liberdade para realizar as suas compras, sendo assim, possibilitar que ele compre no horário que desejar é mais uma das vantagens que o e-commerce oferece.

Resumo

Integrar sua loja física com um e-commerce se torna cada vez mais necessário, pois a quantidade de empresas aumenta a cada dia. Pense de forma integrada, pense na marca da sua empresa e na experiência que ela promove para o cliente.

Espero que este conteúdo tenha te ajudado de alguma forma, caso tenha sugestões ou dúvidas, deixe seu comentário no formulário abaixo.

Um grande abraço.