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CASES

Veja como a Via Lumina impulsionou suas vendas

Com o surgimento do “novo marketing” – o inbound marketing – surge também algumas vertentes e formas de aplicação da estratégia, de acordo com cada modelo de negócio. Para os varejistas nasceu um termo conhecido como Inbound Commerce. Se você quer conhecer mais sobre essa estratégia e deseja um material mais completo, baixe nosso ebook 100% gratuito de inbound marketing para e-commerce.

Hoje separei um case aqui da Ciclo do cliente Via Lumina, onde nós aplicamos a estratégia de Inbound Marketing. O projeto teve início no começo de 2016 e existiam vários problemas por conta de novos players que surgiram no mercado e também pela falta de elaboração de novas estratégias para atingir os resultados desejados.

Problemas

A empresa não possuía uma previsibilidade nas vendas, gerando muitas vezes ROI negativo em ações de mídia paga e email marketing. Com o blog que a loja possui, os acessos orgânicos estavam em declínio e também não existia nenhuma forma de converter os visitantes em leads, criando um grande desperdício de produção de conteúdo e investimento.

O que fizemos

Para estancar todos esses pontos, nós buscamos enxergar as oportunidades que a empresa estava perdendo e também desenvolver estratégias para que a receita do e-commerce se tornasse mais previsível e gerasse um impacto positivo no faturamento do negócio. Para isso nós desenvolvemos as seguintes ações para a estratégia de Inbound Commerce:

Importância do Blog para Inbound Commerce

No primeiro estágio, claro que para uma boa estratégia de conteúdo, o desenvolvimento de um blog que siga as diretrizes e boas práticas de SEO é fundamental para o aumento das visitas, para isso foi desenvolvido um blog.

Call-to-Actions

Uma das grandes falhas do blog anterior era não possuir CTAs (Call-to-actions) para captação de leads, por isso escolhemos um tema wordpress que possuía esses requisitos e que fosse fácil de ser aplicado, apenas customizamos levemente o design para ficar a cara da empresa.

Para produção de conteúdo foram mapeadas e desenvolvido as personas ideais para a loja. Com isso, seguimos com publicações no blog diariamente para que aumentasse a relevância orgânica e que atingíssemos o resultado em um prazo médio de 6 meses.

De acordo com a persona, nós desenvolvemos um ebook para gerar a atração de possíveis leads qualificados.Materiais ricos para Inbound Commerce

Propagação dos conteúdos

Para atingir um maior número de pessoas nós escolhemos 4 canais para propagar esse conteúdo.

– O primeiro canal de comunicação foi facebook ads. Com essa mídia conseguimos segmentar para o público católico de acordo com o seu interesse, foi possível também fazer anúncios com formato de remarketing para pessoas que acessaram a loja.

– O blog foi um dos grandes canais também, pois começou a possuir quase 50 mil visitas/mês, com isso inserimos alguns banners com formato de CTA.

Também colocamos alguns CTAs no site em formato de pop-up

Já na compra de mídia através do Google Adwords, conseguimos desenvolver dois formatos de anúncios, display em blogs e portais que falavam sobre o assunto e links patrocinados com base nas palavras-chave que havíamos estudado para atingir o público.

Através da base de clientes inativos, montamos um plano de ação para reengajar a base e atrair as possíveis personas para a nova campanha.

Tecnologia de automação de marketing

Para desenvolver um bom projeto de inbound commerce, precisávamos de uma tecnologia que nos auxiliasse tanto na criação de landing pages, fluxos de automação e email marketing, por isso nós adotamos a solução da RD Station que é um dos nossos parceiros em soluções de automação de marketing

Resultados

Com o planejamento das estratégias e desenvolvimento das ações, nós conseguimos atingir resultados muito positivos:

Aumento do ROI das mídias pagas em 63%

Em especial no canal de email marketing, nós conseguimos atingir um resultado surpreendente. Mesmo a loja fazendo ações de email marketing nos anos de 2013, 2014 e 2015, o resultado do ano de 2016, superou em 85% o faturamento somando os 3 anos anteriores juntos.

Depoimento do cliente

“Estamos satisfeitos com o serviço da Ciclo! Antes de contratarem eles, estávamos procurando uma agência de marketing digital que não só fizesse o trabalho de postar em redes sociais, mas que fosse além, atrás de entender nosso ramo e pensasse conosco em ações maiores de marketing digital, que realmente gerasse engajamento e foi isso que eles nos mostraram: que estão realmente conhecendo o mundo católico. Equipe competente e que são parceiros da nossa empresa. Nós da Via Lumina indicamos! ”

Camila Napolitano – Gerente de Marketing da Via Lumina

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Perfil de empresas que atendemos:

  • Empresas em fase de maior maturidade, com faturamento de R$300.000,00 a R$500.000,00/mensal
  • Empresas em fase intermediaria, faturamento de R$100.000,00 a R$200.000,00/mensal
  • Empresas buscando expandir as vendas, a partir de R$60.000,00/mensal
  • *Orçamento mínimo para projetos de marketing digital - R$ 6.000,00/mês à 10.000,00/mês